Relatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas do Fundão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Ana Sofia Dias
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10910
Resumo: Capítulo 1 O primeiro capítulo do presente relatório de estágio pedagógico, tem como objetivo descrever e refletir o trabalho realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão ao longo do ano letivo de 2019/2020. O objetivo principal deste estágio foi colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da Licenciatura em Ciências do Desporto e do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário. O documento apresenta a descrição da planificação, lecionação, estratégias de intervenção desenvolvidas e reflexão da lecionação a uma turma de 10º ano e outra do 5º ano de escolaridade. Palavras-chave: Educação Física; Estágio Pedagógico; Lecionação. Capítulo 2 A falta de métodos de treino nas aulas de Educação Física é um problema atual, pois é nelas que a maior parte dos alunos pratica alguma atividade física regularmente sendo fundamental para promover hábitos de vida saudável e a prática de exercício físico. Este estudo teve como objetivo verificar se a aplicação do método de treino de “Cross Training” influência a melhoria da aptidão física dos alunos nos testes do FitEscola. A amostra foi constituída por 22 alunos do 10º ano foi submetida ao método de treino “Cross Training” durante 9 semanas. Após a análise dos resultados obtidos, verificou-se que a turma apresentou melhorias em todos os de testes realizados, salientando-se os resultados no Vaivém, abdominais, e flexões de braços com P=0,05. Após a análise dos resultados foi possível de verificar que o Cross Training melhora a aptidão física dos jovens no contexto escolar, revelando-se eficaz a sua aplicação.
id RCAP_787ec9c80a4bc52eb44b67bf4e328e4b
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10910
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas do FundãoAptidão FísicaEducação FísicaEstágio PedagógicoFitescolaJovensLecionaçãoOss TrainingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoCapítulo 1 O primeiro capítulo do presente relatório de estágio pedagógico, tem como objetivo descrever e refletir o trabalho realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão ao longo do ano letivo de 2019/2020. O objetivo principal deste estágio foi colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da Licenciatura em Ciências do Desporto e do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário. O documento apresenta a descrição da planificação, lecionação, estratégias de intervenção desenvolvidas e reflexão da lecionação a uma turma de 10º ano e outra do 5º ano de escolaridade. Palavras-chave: Educação Física; Estágio Pedagógico; Lecionação. Capítulo 2 A falta de métodos de treino nas aulas de Educação Física é um problema atual, pois é nelas que a maior parte dos alunos pratica alguma atividade física regularmente sendo fundamental para promover hábitos de vida saudável e a prática de exercício físico. Este estudo teve como objetivo verificar se a aplicação do método de treino de “Cross Training” influência a melhoria da aptidão física dos alunos nos testes do FitEscola. A amostra foi constituída por 22 alunos do 10º ano foi submetida ao método de treino “Cross Training” durante 9 semanas. Após a análise dos resultados obtidos, verificou-se que a turma apresentou melhorias em todos os de testes realizados, salientando-se os resultados no Vaivém, abdominais, e flexões de braços com P=0,05. Após a análise dos resultados foi possível de verificar que o Cross Training melhora a aptidão física dos jovens no contexto escolar, revelando-se eficaz a sua aplicação.Chapter 1 The first chapter of this pedagogical internship report aims to describe and reflect the work carried out in the Group of Schools of Fundão throughout the school year of 2019/2020. The main aim of this internship was to put into practice the knowledge acquired during the Licentiate’s Degree in Sports Science and the Master’s Degree in Physical Education in Basic and Secondary Schools. This document presents the description of the planning, teaching, intervention strategies developed and reflection of the teaching in 10th grade class and another one of the 5th grade. Keywords: Physical education; Pedagogical Internship; Teaching. Chapter 2 The lack of training methods in Physical Education classes is a current problem, as it is in them that most students practice some physical activity on a regular basis, being fundamental to promote healthy living habits and the practice of physical exercise. This study aimed to verify whether the application of the Cross-Training method influences the improvement of physical fitness of students in the tests of FitEscola. The sample composed of 22 students from the 10th grade was submitted to the "Cross Training" method for 9 weeks. After the analysis of the results obtained, it was found that the class presented improvements in all the tests carried out, highlighting the results in the Shuttle with arm flexions P=0,05. After the analysis of the results it was possible to verify that Cross Training improves the physical fitness of young people in the school context, proving to be effective in its application.Aguiar, Marco Veríssimo DiasuBibliorumMonteiro, Ana Sofia Dias2020-12-28T16:19:59Z2020-07-242020-06-302020-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10910TID:202567419porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:52:58Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10910Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:45.429117Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas do Fundão
title Relatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas do Fundão
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas do Fundão
Monteiro, Ana Sofia Dias
Aptidão Física
Educação Física
Estágio Pedagógico
Fitescola
Jovens
Lecionação
Oss Training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
title_short Relatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas do Fundão
title_full Relatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas do Fundão
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas do Fundão
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas do Fundão
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas do Fundão
author Monteiro, Ana Sofia Dias
author_facet Monteiro, Ana Sofia Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aguiar, Marco Veríssimo Dias
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Ana Sofia Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Aptidão Física
Educação Física
Estágio Pedagógico
Fitescola
Jovens
Lecionação
Oss Training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
topic Aptidão Física
Educação Física
Estágio Pedagógico
Fitescola
Jovens
Lecionação
Oss Training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
description Capítulo 1 O primeiro capítulo do presente relatório de estágio pedagógico, tem como objetivo descrever e refletir o trabalho realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão ao longo do ano letivo de 2019/2020. O objetivo principal deste estágio foi colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da Licenciatura em Ciências do Desporto e do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário. O documento apresenta a descrição da planificação, lecionação, estratégias de intervenção desenvolvidas e reflexão da lecionação a uma turma de 10º ano e outra do 5º ano de escolaridade. Palavras-chave: Educação Física; Estágio Pedagógico; Lecionação. Capítulo 2 A falta de métodos de treino nas aulas de Educação Física é um problema atual, pois é nelas que a maior parte dos alunos pratica alguma atividade física regularmente sendo fundamental para promover hábitos de vida saudável e a prática de exercício físico. Este estudo teve como objetivo verificar se a aplicação do método de treino de “Cross Training” influência a melhoria da aptidão física dos alunos nos testes do FitEscola. A amostra foi constituída por 22 alunos do 10º ano foi submetida ao método de treino “Cross Training” durante 9 semanas. Após a análise dos resultados obtidos, verificou-se que a turma apresentou melhorias em todos os de testes realizados, salientando-se os resultados no Vaivém, abdominais, e flexões de braços com P=0,05. Após a análise dos resultados foi possível de verificar que o Cross Training melhora a aptidão física dos jovens no contexto escolar, revelando-se eficaz a sua aplicação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28T16:19:59Z
2020-07-24
2020-06-30
2020-07-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/10910
TID:202567419
url http://hdl.handle.net/10400.6/10910
identifier_str_mv TID:202567419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136397568770048