A mobilidade suave e a sinistralidade rodoviária envolvendo ciclistas: contributos da PSP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/34808 |
Resumo: | O fenómeno da sinistralidade rodoviária é um problema e uma preocupação planetária, congregando vontades e expetativas para debelar as suas trágicas consequências. Num quadro de novas tendências de utilização dos territórios urbanos, também, como instrumentos de integração e equidade sociais, os modos de mobilidade suave têm vindo a assumir papel importante. De entre estes, o incremento na utilização da bicicleta tem resultado num acréscimo, inevitável, de alguns conflitos, em especial com os veículos motorizados. A sinistralidade rodoviária que decorre destas tensões merece uma atenção especial, uma vez que os ciclistas têm uma proteção acrescida perante a legislação rodoviária, considerando-os utilizadores vulneráveis. Neste contexto, o propósito deste trabalho passa por abordar a realidade que envolve a utilização da bicicleta e a sinistralidade rodoviária na área da PSP, no período 2012 – 2015; e, a partir daí, propor um modelo de atuação operacional – o triângulo operacional –, que favoreça a sua prevenção. Este modelo envolve três serviços que a PSP tem implementados (trânsito, MIPP – Escola Segura e ciclo patrulhas); indicando-se que a sua atividade deve privilegiar duas das áreas de intervenção que são apontadas na literatura como essenciais para a redução deste tipo de sinistralidade: a fiscalização e a educação rodoviária. |
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A mobilidade suave e a sinistralidade rodoviária envolvendo ciclistas: contributos da PSPSegurança rodoviáriaSinistralidade rodoviáriaMobilidade urbanaModos de mobilidade suaveBicicletaCiclistaPolíciaO fenómeno da sinistralidade rodoviária é um problema e uma preocupação planetária, congregando vontades e expetativas para debelar as suas trágicas consequências. Num quadro de novas tendências de utilização dos territórios urbanos, também, como instrumentos de integração e equidade sociais, os modos de mobilidade suave têm vindo a assumir papel importante. De entre estes, o incremento na utilização da bicicleta tem resultado num acréscimo, inevitável, de alguns conflitos, em especial com os veículos motorizados. A sinistralidade rodoviária que decorre destas tensões merece uma atenção especial, uma vez que os ciclistas têm uma proteção acrescida perante a legislação rodoviária, considerando-os utilizadores vulneráveis. Neste contexto, o propósito deste trabalho passa por abordar a realidade que envolve a utilização da bicicleta e a sinistralidade rodoviária na área da PSP, no período 2012 – 2015; e, a partir daí, propor um modelo de atuação operacional – o triângulo operacional –, que favoreça a sua prevenção. Este modelo envolve três serviços que a PSP tem implementados (trânsito, MIPP – Escola Segura e ciclo patrulhas); indicando-se que a sua atividade deve privilegiar duas das áreas de intervenção que são apontadas na literatura como essenciais para a redução deste tipo de sinistralidade: a fiscalização e a educação rodoviária.The phenomenon of road accidents is a problem and a global concern, resulting in the need to bring together efforts and measures to tackle its tragic consequences. In the context of new trends in utilising urban areas, as well as integration and social equity instruments, soft mobility modes have been playing an important role. Of these, the increase in the utilization of bicycles has resulted in an inevitable increase of problems between bicycles and motor vehicles. The road accidents arising from such problems deserve special attention, since cyclists have increased protection under the current road legislation that considers them vulnerable users. In this context, the purpose of this work is to address to the situation that exists in relation to the use of bicycles and road accidents, within the area of the Public Security Police (PSP), during the period of 2012 - 2015. In addition, it is also to propose an operating model - the operational triangle - that would encourage accident prevention. This operating model involves the three services that PSP has already implemented: Traffic Control, Safe School Programme (Proximity Policing Integrated Model - MIPP) and Cycle Patrols, in which it is also indicated that their activity must focus on two of the intervention areas that are identified in literature as essential to reduce these kind of accidents: traffic enforcement and road safety education.Santos, Ana Maria da Silva dosRepositório ComumSilva, Luís Filipe Cardoso da2021-01-19T16:24:42Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/34808porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-29T12:29:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/34808Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:47:41.801658Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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