A mobilidade suave e a sinistralidade rodoviária envolvendo ciclistas: contributos da PSP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luís Filipe Cardoso da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/34808
Resumo: O fenómeno da sinistralidade rodoviária é um problema e uma preocupação planetária, congregando vontades e expetativas para debelar as suas trágicas consequências. Num quadro de novas tendências de utilização dos territórios urbanos, também, como instrumentos de integração e equidade sociais, os modos de mobilidade suave têm vindo a assumir papel importante. De entre estes, o incremento na utilização da bicicleta tem resultado num acréscimo, inevitável, de alguns conflitos, em especial com os veículos motorizados. A sinistralidade rodoviária que decorre destas tensões merece uma atenção especial, uma vez que os ciclistas têm uma proteção acrescida perante a legislação rodoviária, considerando-os utilizadores vulneráveis. Neste contexto, o propósito deste trabalho passa por abordar a realidade que envolve a utilização da bicicleta e a sinistralidade rodoviária na área da PSP, no período 2012 – 2015; e, a partir daí, propor um modelo de atuação operacional – o triângulo operacional –, que favoreça a sua prevenção. Este modelo envolve três serviços que a PSP tem implementados (trânsito, MIPP – Escola Segura e ciclo patrulhas); indicando-se que a sua atividade deve privilegiar duas das áreas de intervenção que são apontadas na literatura como essenciais para a redução deste tipo de sinistralidade: a fiscalização e a educação rodoviária.
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