O brincar e a construção da identidade de género da criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3211 |
Resumo: | O estudo envolvido no presente relatório teve o objetivo de compreender de que forma é que o brincar e os brinquedos podem dar pistas sobre alguns dos processos de construção da identidade de género na criança em idade de Pré-Escolar. Ao longo do estágio, apercebemo-nos que as crianças relacionam alguns brinquedos, tarefas, profissões, sentimentos e comportamentos com o género masculino ou feminino. Existem também preferências de género na escolha dos amigos. Estas situações fizeram-nos refletir e sentir que era de extrema importância tentar compreender de que forma e em que circunstâncias a construção das identidades sexual e de género se desenvolve na infância. Neste sentido, o presente estudo foi desenvolvido com um grupo de crianças na faixa etária dos quatro anos de idade. A instituição onde decorreu a investigação é de ensino privado, localizada na zona maior do Porto, Portugal. Assim, após investigar questões relacionadas com as temáticas de Identidade Sexual e Questões de Género na Infância, através de uma metodologia qualitativa, utilizando entrevistas e a observação participante, percebemos que as referidas temáticas devem ser estudadas e desconstruídas, com vista à edificação de uma sociedade potenciadora dos valores intrínsecos a cada ser humano. Em suma, dada a atualidade da temática em estudo, espera-se que este trabalho possa constituir um contributo para futuras práticas educativas e investigativas. Palavras-chave: educação pré-escolar; brincar; brinquedos; identidade de género; estereótipos; agentes de socialização |
id |
RCAP_78883fc0139a978892f195680fa33a95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3211 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O brincar e a construção da identidade de género da criançaEducação Pré-EscolarIdentidade de géneroBrincarEstereótiposAgentes de socializaçãoO estudo envolvido no presente relatório teve o objetivo de compreender de que forma é que o brincar e os brinquedos podem dar pistas sobre alguns dos processos de construção da identidade de género na criança em idade de Pré-Escolar. Ao longo do estágio, apercebemo-nos que as crianças relacionam alguns brinquedos, tarefas, profissões, sentimentos e comportamentos com o género masculino ou feminino. Existem também preferências de género na escolha dos amigos. Estas situações fizeram-nos refletir e sentir que era de extrema importância tentar compreender de que forma e em que circunstâncias a construção das identidades sexual e de género se desenvolve na infância. Neste sentido, o presente estudo foi desenvolvido com um grupo de crianças na faixa etária dos quatro anos de idade. A instituição onde decorreu a investigação é de ensino privado, localizada na zona maior do Porto, Portugal. Assim, após investigar questões relacionadas com as temáticas de Identidade Sexual e Questões de Género na Infância, através de uma metodologia qualitativa, utilizando entrevistas e a observação participante, percebemos que as referidas temáticas devem ser estudadas e desconstruídas, com vista à edificação de uma sociedade potenciadora dos valores intrínsecos a cada ser humano. Em suma, dada a atualidade da temática em estudo, espera-se que este trabalho possa constituir um contributo para futuras práticas educativas e investigativas. Palavras-chave: educação pré-escolar; brincar; brinquedos; identidade de género; estereótipos; agentes de socialização2024-07-18T00:00:00Z2022-07-18T00:00:00Z2022-07-182022-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3211TID:203157877porSá, Daniela Filipa Carvalho de Sousa Ferreira deinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:29Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3211Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:50.460283Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O brincar e a construção da identidade de género da criança |
title |
O brincar e a construção da identidade de género da criança |
spellingShingle |
O brincar e a construção da identidade de género da criança Sá, Daniela Filipa Carvalho de Sousa Ferreira de Educação Pré-Escolar Identidade de género Brincar Estereótipos Agentes de socialização |
title_short |
O brincar e a construção da identidade de género da criança |
title_full |
O brincar e a construção da identidade de género da criança |
title_fullStr |
O brincar e a construção da identidade de género da criança |
title_full_unstemmed |
O brincar e a construção da identidade de género da criança |
title_sort |
O brincar e a construção da identidade de género da criança |
author |
Sá, Daniela Filipa Carvalho de Sousa Ferreira de |
author_facet |
Sá, Daniela Filipa Carvalho de Sousa Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Daniela Filipa Carvalho de Sousa Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Identidade de género Brincar Estereótipos Agentes de socialização |
topic |
Educação Pré-Escolar Identidade de género Brincar Estereótipos Agentes de socialização |
description |
O estudo envolvido no presente relatório teve o objetivo de compreender de que forma é que o brincar e os brinquedos podem dar pistas sobre alguns dos processos de construção da identidade de género na criança em idade de Pré-Escolar. Ao longo do estágio, apercebemo-nos que as crianças relacionam alguns brinquedos, tarefas, profissões, sentimentos e comportamentos com o género masculino ou feminino. Existem também preferências de género na escolha dos amigos. Estas situações fizeram-nos refletir e sentir que era de extrema importância tentar compreender de que forma e em que circunstâncias a construção das identidades sexual e de género se desenvolve na infância. Neste sentido, o presente estudo foi desenvolvido com um grupo de crianças na faixa etária dos quatro anos de idade. A instituição onde decorreu a investigação é de ensino privado, localizada na zona maior do Porto, Portugal. Assim, após investigar questões relacionadas com as temáticas de Identidade Sexual e Questões de Género na Infância, através de uma metodologia qualitativa, utilizando entrevistas e a observação participante, percebemos que as referidas temáticas devem ser estudadas e desconstruídas, com vista à edificação de uma sociedade potenciadora dos valores intrínsecos a cada ser humano. Em suma, dada a atualidade da temática em estudo, espera-se que este trabalho possa constituir um contributo para futuras práticas educativas e investigativas. Palavras-chave: educação pré-escolar; brincar; brinquedos; identidade de género; estereótipos; agentes de socialização |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-18T00:00:00Z 2022-07-18 2022-07-11 2024-07-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3211 TID:203157877 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3211 |
identifier_str_mv |
TID:203157877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131634152243200 |