O brincar e a construção da identidade de género da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Daniela Filipa Carvalho de Sousa Ferreira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3211
Resumo: O estudo envolvido no presente relatório teve o objetivo de compreender de que forma é que o brincar e os brinquedos podem dar pistas sobre alguns dos processos de construção da identidade de género na criança em idade de Pré-Escolar. Ao longo do estágio, apercebemo-nos que as crianças relacionam alguns brinquedos, tarefas, profissões, sentimentos e comportamentos com o género masculino ou feminino. Existem também preferências de género na escolha dos amigos. Estas situações fizeram-nos refletir e sentir que era de extrema importância tentar compreender de que forma e em que circunstâncias a construção das identidades sexual e de género se desenvolve na infância. Neste sentido, o presente estudo foi desenvolvido com um grupo de crianças na faixa etária dos quatro anos de idade. A instituição onde decorreu a investigação é de ensino privado, localizada na zona maior do Porto, Portugal. Assim, após investigar questões relacionadas com as temáticas de Identidade Sexual e Questões de Género na Infância, através de uma metodologia qualitativa, utilizando entrevistas e a observação participante, percebemos que as referidas temáticas devem ser estudadas e desconstruídas, com vista à edificação de uma sociedade potenciadora dos valores intrínsecos a cada ser humano. Em suma, dada a atualidade da temática em estudo, espera-se que este trabalho possa constituir um contributo para futuras práticas educativas e investigativas. Palavras-chave: educação pré-escolar; brincar; brinquedos; identidade de género; estereótipos; agentes de socialização
id RCAP_78883fc0139a978892f195680fa33a95
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3211
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O brincar e a construção da identidade de género da criançaEducação Pré-EscolarIdentidade de géneroBrincarEstereótiposAgentes de socializaçãoO estudo envolvido no presente relatório teve o objetivo de compreender de que forma é que o brincar e os brinquedos podem dar pistas sobre alguns dos processos de construção da identidade de género na criança em idade de Pré-Escolar. Ao longo do estágio, apercebemo-nos que as crianças relacionam alguns brinquedos, tarefas, profissões, sentimentos e comportamentos com o género masculino ou feminino. Existem também preferências de género na escolha dos amigos. Estas situações fizeram-nos refletir e sentir que era de extrema importância tentar compreender de que forma e em que circunstâncias a construção das identidades sexual e de género se desenvolve na infância. Neste sentido, o presente estudo foi desenvolvido com um grupo de crianças na faixa etária dos quatro anos de idade. A instituição onde decorreu a investigação é de ensino privado, localizada na zona maior do Porto, Portugal. Assim, após investigar questões relacionadas com as temáticas de Identidade Sexual e Questões de Género na Infância, através de uma metodologia qualitativa, utilizando entrevistas e a observação participante, percebemos que as referidas temáticas devem ser estudadas e desconstruídas, com vista à edificação de uma sociedade potenciadora dos valores intrínsecos a cada ser humano. Em suma, dada a atualidade da temática em estudo, espera-se que este trabalho possa constituir um contributo para futuras práticas educativas e investigativas. Palavras-chave: educação pré-escolar; brincar; brinquedos; identidade de género; estereótipos; agentes de socialização2024-07-18T00:00:00Z2022-07-18T00:00:00Z2022-07-182022-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3211TID:203157877porSá, Daniela Filipa Carvalho de Sousa Ferreira deinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:29Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3211Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:50.460283Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O brincar e a construção da identidade de género da criança
title O brincar e a construção da identidade de género da criança
spellingShingle O brincar e a construção da identidade de género da criança
Sá, Daniela Filipa Carvalho de Sousa Ferreira de
Educação Pré-Escolar
Identidade de género
Brincar
Estereótipos
Agentes de socialização
title_short O brincar e a construção da identidade de género da criança
title_full O brincar e a construção da identidade de género da criança
title_fullStr O brincar e a construção da identidade de género da criança
title_full_unstemmed O brincar e a construção da identidade de género da criança
title_sort O brincar e a construção da identidade de género da criança
author Sá, Daniela Filipa Carvalho de Sousa Ferreira de
author_facet Sá, Daniela Filipa Carvalho de Sousa Ferreira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Daniela Filipa Carvalho de Sousa Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Identidade de género
Brincar
Estereótipos
Agentes de socialização
topic Educação Pré-Escolar
Identidade de género
Brincar
Estereótipos
Agentes de socialização
description O estudo envolvido no presente relatório teve o objetivo de compreender de que forma é que o brincar e os brinquedos podem dar pistas sobre alguns dos processos de construção da identidade de género na criança em idade de Pré-Escolar. Ao longo do estágio, apercebemo-nos que as crianças relacionam alguns brinquedos, tarefas, profissões, sentimentos e comportamentos com o género masculino ou feminino. Existem também preferências de género na escolha dos amigos. Estas situações fizeram-nos refletir e sentir que era de extrema importância tentar compreender de que forma e em que circunstâncias a construção das identidades sexual e de género se desenvolve na infância. Neste sentido, o presente estudo foi desenvolvido com um grupo de crianças na faixa etária dos quatro anos de idade. A instituição onde decorreu a investigação é de ensino privado, localizada na zona maior do Porto, Portugal. Assim, após investigar questões relacionadas com as temáticas de Identidade Sexual e Questões de Género na Infância, através de uma metodologia qualitativa, utilizando entrevistas e a observação participante, percebemos que as referidas temáticas devem ser estudadas e desconstruídas, com vista à edificação de uma sociedade potenciadora dos valores intrínsecos a cada ser humano. Em suma, dada a atualidade da temática em estudo, espera-se que este trabalho possa constituir um contributo para futuras práticas educativas e investigativas. Palavras-chave: educação pré-escolar; brincar; brinquedos; identidade de género; estereótipos; agentes de socialização
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-18T00:00:00Z
2022-07-18
2022-07-11
2024-07-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/3211
TID:203157877
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/3211
identifier_str_mv TID:203157877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131634152243200