O BRINCAR E A SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA EMIDADE PRÉ-ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4663 |
Resumo: | A brincadeira permite à criança vivenciar o lúdico e descobrir-se a si mesma, apreender a realidade, tornando-se capaz de desenvolver seu potencial criativo.Em grande parte das sociedades contemporâneas, a infância é marcada pelo brincar, que faz parte de práticas culturais típicas.A brincadeira é cada vez mais entendida como atividade que, além de promover o desenvolvimento global das crianças, incentiva a interação entre os pares, a resolução construtiva de conflitos, e a formação de um cidadão crítico e reflexivo. A presente pesquisa tem como objetivo estudar a importância da brincadeira no processo de socialização da criança em idade pré-escolar;para isso, primeiramente se fará uma pesquisa bibliográfica sobre as contribuições do brincar no desenvolvimento infantil,em especial,para a socialização da criança,e em seguida buscar-se-á identificar os tipos de brincadeiras escolhidas pela criança em idade pré-escolar e analisar suas relações com a socialização. Trata-se de uma pesquisa de campo, com uma amostra de 10 pais/responsáveis com filhos entre cinco e seis anos de idade,matriculados em um centro educacional infantil. Para a coleta de dados, utilizaremos um questionário composto por perguntas estruturadas e semi- estruturadas, dando aos participantes possibilidades de mostrar outras respostas que não constem das opções mencionadas. Será utilizada também planilha para observação do brincar da criança em situação natural, no âmbito escolar. A pesquisa empregará a abordagem qualitativa para a análise dos dados levantados. Após a autorização da Secretaria de Educação de Maringá, apresentaremos o projeto para a diretora de um centro educacional, buscando sua anuência e colaboração no sentido de selecionar alguns alunos para participação neste estudo. Através desta pesquisa, esperamos entender melhor sobre a importância do brincar para o desenvolvimento da criança, em especial para a socialização, bem como compreender qual é o espaço destinado ao brincar na vida das crianças, em meio ao contexto do século XXI. |
id |
UNICESU-1_622556eb991b2a7719852f4ae3efaf26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4663 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
O BRINCAR E A SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA EMIDADE PRÉ-ESCOLARBrincarDesenvolvimentoPré-escolaSocializaçãoA brincadeira permite à criança vivenciar o lúdico e descobrir-se a si mesma, apreender a realidade, tornando-se capaz de desenvolver seu potencial criativo.Em grande parte das sociedades contemporâneas, a infância é marcada pelo brincar, que faz parte de práticas culturais típicas.A brincadeira é cada vez mais entendida como atividade que, além de promover o desenvolvimento global das crianças, incentiva a interação entre os pares, a resolução construtiva de conflitos, e a formação de um cidadão crítico e reflexivo. A presente pesquisa tem como objetivo estudar a importância da brincadeira no processo de socialização da criança em idade pré-escolar;para isso, primeiramente se fará uma pesquisa bibliográfica sobre as contribuições do brincar no desenvolvimento infantil,em especial,para a socialização da criança,e em seguida buscar-se-á identificar os tipos de brincadeiras escolhidas pela criança em idade pré-escolar e analisar suas relações com a socialização. Trata-se de uma pesquisa de campo, com uma amostra de 10 pais/responsáveis com filhos entre cinco e seis anos de idade,matriculados em um centro educacional infantil. Para a coleta de dados, utilizaremos um questionário composto por perguntas estruturadas e semi- estruturadas, dando aos participantes possibilidades de mostrar outras respostas que não constem das opções mencionadas. Será utilizada também planilha para observação do brincar da criança em situação natural, no âmbito escolar. A pesquisa empregará a abordagem qualitativa para a análise dos dados levantados. Após a autorização da Secretaria de Educação de Maringá, apresentaremos o projeto para a diretora de um centro educacional, buscando sua anuência e colaboração no sentido de selecionar alguns alunos para participação neste estudo. Através desta pesquisa, esperamos entender melhor sobre a importância do brincar para o desenvolvimento da criança, em especial para a socialização, bem como compreender qual é o espaço destinado ao brincar na vida das crianças, em meio ao contexto do século XXI.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-30T12:20:59Z2020-01-30T12:20:59Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4663porEGGERS, Aline BertãoFARIA, Ana Caroline Miranda Fernandes deBRANCO, MarinaMILANI, Rute Grossiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-17T20:21:12Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4663Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-17T20:21:12Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O BRINCAR E A SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA EMIDADE PRÉ-ESCOLAR |
title |
O BRINCAR E A SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA EMIDADE PRÉ-ESCOLAR |
spellingShingle |
O BRINCAR E A SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA EMIDADE PRÉ-ESCOLAR EGGERS, Aline Bertão Brincar Desenvolvimento Pré-escola Socialização |
title_short |
O BRINCAR E A SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA EMIDADE PRÉ-ESCOLAR |
title_full |
O BRINCAR E A SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA EMIDADE PRÉ-ESCOLAR |
title_fullStr |
O BRINCAR E A SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA EMIDADE PRÉ-ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
O BRINCAR E A SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA EMIDADE PRÉ-ESCOLAR |
title_sort |
O BRINCAR E A SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA EMIDADE PRÉ-ESCOLAR |
author |
EGGERS, Aline Bertão |
author_facet |
EGGERS, Aline Bertão FARIA, Ana Caroline Miranda Fernandes de BRANCO, Marina MILANI, Rute Grossi |
author_role |
author |
author2 |
FARIA, Ana Caroline Miranda Fernandes de BRANCO, Marina MILANI, Rute Grossi |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
EGGERS, Aline Bertão FARIA, Ana Caroline Miranda Fernandes de BRANCO, Marina MILANI, Rute Grossi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincar Desenvolvimento Pré-escola Socialização |
topic |
Brincar Desenvolvimento Pré-escola Socialização |
description |
A brincadeira permite à criança vivenciar o lúdico e descobrir-se a si mesma, apreender a realidade, tornando-se capaz de desenvolver seu potencial criativo.Em grande parte das sociedades contemporâneas, a infância é marcada pelo brincar, que faz parte de práticas culturais típicas.A brincadeira é cada vez mais entendida como atividade que, além de promover o desenvolvimento global das crianças, incentiva a interação entre os pares, a resolução construtiva de conflitos, e a formação de um cidadão crítico e reflexivo. A presente pesquisa tem como objetivo estudar a importância da brincadeira no processo de socialização da criança em idade pré-escolar;para isso, primeiramente se fará uma pesquisa bibliográfica sobre as contribuições do brincar no desenvolvimento infantil,em especial,para a socialização da criança,e em seguida buscar-se-á identificar os tipos de brincadeiras escolhidas pela criança em idade pré-escolar e analisar suas relações com a socialização. Trata-se de uma pesquisa de campo, com uma amostra de 10 pais/responsáveis com filhos entre cinco e seis anos de idade,matriculados em um centro educacional infantil. Para a coleta de dados, utilizaremos um questionário composto por perguntas estruturadas e semi- estruturadas, dando aos participantes possibilidades de mostrar outras respostas que não constem das opções mencionadas. Será utilizada também planilha para observação do brincar da criança em situação natural, no âmbito escolar. A pesquisa empregará a abordagem qualitativa para a análise dos dados levantados. Após a autorização da Secretaria de Educação de Maringá, apresentaremos o projeto para a diretora de um centro educacional, buscando sua anuência e colaboração no sentido de selecionar alguns alunos para participação neste estudo. Através desta pesquisa, esperamos entender melhor sobre a importância do brincar para o desenvolvimento da criança, em especial para a socialização, bem como compreender qual é o espaço destinado ao brincar na vida das crianças, em meio ao contexto do século XXI. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-25 2020-01-30T12:20:59Z 2020-01-30T12:20:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-055-1 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4663 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-055-1 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4663 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098708469809152 |