Professores titulares e (outros) professores : profissão, trabalho e relações entre docentes : breve ensaio sobre um processo de mudança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/13676 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional) |
id |
RCAP_788b324c20afe56de9147953d70af317 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13676 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Professores titulares e (outros) professores : profissão, trabalho e relações entre docentes : breve ensaio sobre um processo de mudança371.12Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional)A temática central deste estudo enquadra-se na actualidade da política educativa, designadamente a implementação do Estatuto da Carreira Docente (ECD), em vigor desde Janeiro de 2007, que determinou a divisão da carreira docente em duas categorias. Neste âmbito esboçam-se e analisam-se alguns dos processos envolvidos na estruturação da agenda política no domínio da mudança educativa. Com base nesta abordagem procura-se desocultar as percepções e expectativas dos actores, quer quanto às implicações da aplicação do ECD, quer quanto aos impactos deste processo de reformulação de orientações e práticas na profissão, no trabalho e nas relações entre os docentes, privilegiando, a partir de um estudo multicasos, os discursos e as práticas dos actores educativos em torno destas dimensões. No campo de observação recorre-se a quatro unidades de referência, dois agrupamentos e duas escolas não agrupadas e toma-se como fonte privilegiada de informação o inquérito por questionário administrado a 305 docentes. Para a interpretação dos dados desenvolve-se um referencial teórico plural, um compósito interpretativo, em que o modo de funcionamento diptíco da organização escolar é assumido como um continuum entre os modos de funcionamento burocrático e político. Pretende-se, assim desconstruir as lógicas e relações sociais que estão presentes no funcionamento interno da organização escolar e imbricadas na (re)construção da profissão, em que as culturas docentes evidenciadas na proposta de Hargreaves (1998) sustentam diferentes níveis de análise que emergem de formas de actuação dos actores educativos. Neste trabalho procura-se enquadrar e contextualizar, de acordo com o objecto de estudo, o quadro jurídico-normativo e, ainda, um estudo que aparentemente ancorou/legitimou os seus princípios e objectivos. Assim, mobiliza-se um duplo enquadramento, por um lado o Ministério da Educação como produtor de normativos, impostos uniformemente a todas as escolas, por outro, a forma como os actores no interior da organização (re)produzem os normativos. Neste âmbito permite-se reforçar a interpretação de algumas das mudanças experimentadas num contexto específico e com recurso à triangulação da informação e à interpelação da teoria procura-se uma aferição da robustez das propostas interpretativas. O estudo das orientações e práticas, no quadro do ECD promulgado pelo XVII Governo Constitucional, configura a infidelidade normativa como contraponto ao normativismo burocrático, de forma a servir interesses, objectivos e estratégias de alguns actores. Permite, ainda, reforçar as percepções e interpretações de que a larga maioria dos professores não se revê neste estatuto, sendo que o modelo de professor preconizado pelo estatuto não favorece o encontro e a colaboração entre os professores, emergindo o confronto e a concorrência. A diferenciação profissional e funcional não alterou a maneira de ser professor e de estar na profissão, todavia esta percepção regista maior conformidade na categoria de professor titular. A preocupação permanente com a imagem social da escola, junto da comunidade local e a consequente valorização dos resultados no desempenho profissional orientam a acção docente para uma cultura de performatividade. A necessidade de partilha e reflexão sobre a prática docente pode ser condicionada pela diversidade de tarefas e pela exigência na prestação de contas a que os professores estão sujeitos, porquanto existe pouco tempo para que os professores se envolvam em verdadeiras culturas de colaboração. A discussão desta problemática permite evidenciar a ambiguidade, conflitualidade e complexidade do processo em curso. Especificamente no plano da acção a discussão sustentada sinaliza algumas das mudanças experimentadas no interior da organização. A interpretação deste processo de mudança aportada nas culturas docentes aponta para a configuração da colaboração como um princípio emergente capaz de articular a acção, ainda que de forma mitigada, e de convergir para o esbatimento do individualismo. Todavia importa prosseguir e desenvolver os sentidos e resultados que encerra esta mudança, quer no plano dos discursos, quer ao nível das práticas.The central theme of this study is centred on the current state of educational policy, specifically the implementation of the Estatuto da Carreira Docente (ECD), (Statute on the Teaching Profession), in effect since January 2007, which divided the teaching career into two categories. In this context, some of the processes involved in the structuring of the political agenda in the area of educational change will be set forth and analyzed. Based on this approach, the intent is to reveal the perceptions and expectations of the actors, both as to the implications of the application of ECD, and the impacts of this process on the reformulation of orientations and practices in the profession, in the work and in relations among teachers, emphasizing, through a multi-case study, the discourses and practices of the educative actors with regard to these dimensions. In the area of observation, four reference units are used; two groupings and two non-grouped schools, and the survey questionnaire administered to 305 teachers is used. For the interpretation of the data, a plural theoretic reference has been developed in which the diptych mode of scholastic functioning is assumed as a continuum between the bureaucratic and political modes of function. The intent is to deconstruct the logic and the social relationships present in the internal functioning of the school organization, which overlap in the (re) construction of the profession, in which the teaching cultures are evidenced in the proposal by Hargreaves (1998) that sustain different levels of analysis emerging from the types of performance of the educative actors. In this work the goal is to place into context and contextualize, in accordance with the objective of the study, the juridical-normative picture and also a study that apparently anchored/legitimized its principles and objectives. Thus, a double background is mobilized, on one side the Ministry of Education as a producer of laws, imposed uniformly on all schools, and on the other, the way in which the actors inside the organization (re)produce the laws. In this context it is possible to interpret some of the changes experimented in a specific context and with resort to the triangulation of information and the interpellation of theory, in an attempt to gauge the robustness of the interpretative proposals. The study of the orientations and practices in the ECD promulgated by the XVII Constitutional Government configures normative infidelity as a counterpoint to the bureaucratic normative, in order to serve the interests, objectives and strategies of some of the actors. It also allows a reinforcement of the perceptions and interpretations that a large majority of professors do not see themselves in this statute, since the model of the professor set forth by the statute does not favour a meeting and collaboration among teachers, but brings about confrontation and competition. Professional and functional differentiation has not altered the method of being a teacher and being in the profession, although this perception registers greater conformity in the category of full professor. The permanent preoccupation with the social image of the school within the local community and the consequent value placed on the results of professional endeavour orient teaching activity towards a culture of performance. The need to share and reflect on the practice of teaching may be conditioned on the diversity of tasks and the requirement to render accounts that teachers are subject to, so that little time remains for teachers to become involved in the true cultures of cooperation. Discussion of this problem allows evidence of the ambiguity, conflict and complexity of the current process. Specifically in the plan of action the discussion points out some of the changes tried within the organization. The interpretation of this process of change in the teaching cultures points to the configuration of collaboration as the emerging principle capable of bringing about action, although in a mitigated form, and converging towards the subduing of individualism. However, it is important to develop the sense and results brought about by this change, both on the level of discourse as well as in practice.Antunes, FátimaUniversidade do MinhoSantos, Maria Olímpia Rodrigues dos20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/13676porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13676Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:58.300585Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores titulares e (outros) professores : profissão, trabalho e relações entre docentes : breve ensaio sobre um processo de mudança |
title |
Professores titulares e (outros) professores : profissão, trabalho e relações entre docentes : breve ensaio sobre um processo de mudança |
spellingShingle |
Professores titulares e (outros) professores : profissão, trabalho e relações entre docentes : breve ensaio sobre um processo de mudança Santos, Maria Olímpia Rodrigues dos 371.12 |
title_short |
Professores titulares e (outros) professores : profissão, trabalho e relações entre docentes : breve ensaio sobre um processo de mudança |
title_full |
Professores titulares e (outros) professores : profissão, trabalho e relações entre docentes : breve ensaio sobre um processo de mudança |
title_fullStr |
Professores titulares e (outros) professores : profissão, trabalho e relações entre docentes : breve ensaio sobre um processo de mudança |
title_full_unstemmed |
Professores titulares e (outros) professores : profissão, trabalho e relações entre docentes : breve ensaio sobre um processo de mudança |
title_sort |
Professores titulares e (outros) professores : profissão, trabalho e relações entre docentes : breve ensaio sobre um processo de mudança |
author |
Santos, Maria Olímpia Rodrigues dos |
author_facet |
Santos, Maria Olímpia Rodrigues dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Antunes, Fátima Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Maria Olímpia Rodrigues dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
371.12 |
topic |
371.12 |
description |
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional) |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/13676 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/13676 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132928792330240 |