Realistic Mathematics Education — A different approach to learning and instruction

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Nisa
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22725
Resumo:  A Educação Matemática Realista (RME) tem vindo a ser desenvolvida na Holanda nas últimas décadas, baseada na filosofia educacional da ‘Matemática como uma actividade humana’ de Freudenthal. Esta teoria de Educação Matemática faz uma abordagem ao ensino e aprendizagem que se distingue de outras, entre outras razões, pela sua abordagem "bottom-up", Começando por delinear um percurso histórico sobre as diferentes teorias de ensino e aprendizagem e passando por uma discussão acerca do uso de modelos em educação Matemática, justifica-se gradualmente neste artigo a importância desta abordagem. Neste processo, discutem-se ainda os princípios chave que guiam a RME e o tipo de investigação que a origina. 
id RCAP_789fed771f8cbf666b69fbf73b714035
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22725
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Realistic Mathematics Education — A different approach to learning and instructionRealistic Mathematics Education — A different approach to learning and instructionArtigos A Educação Matemática Realista (RME) tem vindo a ser desenvolvida na Holanda nas últimas décadas, baseada na filosofia educacional da ‘Matemática como uma actividade humana’ de Freudenthal. Esta teoria de Educação Matemática faz uma abordagem ao ensino e aprendizagem que se distingue de outras, entre outras razões, pela sua abordagem "bottom-up", Começando por delinear um percurso histórico sobre as diferentes teorias de ensino e aprendizagem e passando por uma discussão acerca do uso de modelos em educação Matemática, justifica-se gradualmente neste artigo a importância desta abordagem. Neste processo, discutem-se ainda os princípios chave que guiam a RME e o tipo de investigação que a origina. Realistic Mathematics Education (RME) has been developed in the Netherlands in the past decades, based on the educational philosophy of ‘mathematics as an human activity’ of Freudenthal. Starting with a brief history of theories on learning and instruction, and passing through a discussion on the use of models in Mathematics Education, in this article, a choice for the bottom-up approach to learning and instruction of Realistic Mathematics Education is gradually justified. In this process, the key principles of RME as well as the type of research that gives rise to it are discussed as well.APM - Associação de Professores de Matemática2000-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22725por2183-28380872-3915Figueiredo, Nisainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:43Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22725Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:14.574664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Realistic Mathematics Education — A different approach to learning and instruction
Realistic Mathematics Education — A different approach to learning and instruction
title Realistic Mathematics Education — A different approach to learning and instruction
spellingShingle Realistic Mathematics Education — A different approach to learning and instruction
Figueiredo, Nisa
Artigos
title_short Realistic Mathematics Education — A different approach to learning and instruction
title_full Realistic Mathematics Education — A different approach to learning and instruction
title_fullStr Realistic Mathematics Education — A different approach to learning and instruction
title_full_unstemmed Realistic Mathematics Education — A different approach to learning and instruction
title_sort Realistic Mathematics Education — A different approach to learning and instruction
author Figueiredo, Nisa
author_facet Figueiredo, Nisa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Nisa
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description  A Educação Matemática Realista (RME) tem vindo a ser desenvolvida na Holanda nas últimas décadas, baseada na filosofia educacional da ‘Matemática como uma actividade humana’ de Freudenthal. Esta teoria de Educação Matemática faz uma abordagem ao ensino e aprendizagem que se distingue de outras, entre outras razões, pela sua abordagem "bottom-up", Começando por delinear um percurso histórico sobre as diferentes teorias de ensino e aprendizagem e passando por uma discussão acerca do uso de modelos em educação Matemática, justifica-se gradualmente neste artigo a importância desta abordagem. Neste processo, discutem-se ainda os princípios chave que guiam a RME e o tipo de investigação que a origina. 
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22725
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130477107347456