Curriculum as a vehicle for reform in U.S. mathematics education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reys, Barbara
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Reys, Robert
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22857
Resumo: A década em curso testemunhará, muito provavelmente, uma atenção sem precedentes sobre nos EUA. A adopção dos Common Core State Standards for Mathematics (CCSSM) por todos os estados, com poucas excepções, representa uma grande mudança na administração curricular. Pela primeira vez nos EUA, a grande maioria das escolas, professores e estudantes vão concentrar-se em objectivos de aprendizagem comuns específicos e estabelecidos por ano de escolaridade. Esta iniciativa, associada com as exigidas avaliações anuais comuns, também em cada ano de escolaridade, alinhadas com os CCSSM, poderá ter impacto em outros sistemas e factores importantes para a aprendizagem dos alunos, como o ensino e os materiais curriculares, a formação de professores e as políticas de escolha de cursos e graduação. Este artigo apresenta um resumo das iniciativas correntes de reforma curricular nos EUA, proporcionando um breve panorama do movimento actual tendo em vista as normas curriculares comuns (a nível nacional) nos EUA. Analisamos alguns dos procedimentos utilizados na elaboração de manuais, discutimos alguns dos desafios que os autores e editores enfrentam e apresentamos uma reflexão sobre o importante papel que os manuais de Matemática desempenham na determinação do conteúdo matemático que os alunos têm oportunidade de aprender. Por fim, especulamos sobre o futuro dos materiais curriculares e sobre o impacto dos CCSS nos programas da Matemática escolar.
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