Realistic Mathematics Education — A different approach to learning and instruction
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22725 |
Resumo: | A Educação Matemática Realista (RME) tem vindo a ser desenvolvida na Holanda nas últimas décadas, baseada na filosofia educacional da ‘Matemática como uma actividade humana’ de Freudenthal. Esta teoria de Educação Matemática faz uma abordagem ao ensino e aprendizagem que se distingue de outras, entre outras razões, pela sua abordagem "bottom-up", Começando por delinear um percurso histórico sobre as diferentes teorias de ensino e aprendizagem e passando por uma discussão acerca do uso de modelos em educação Matemática, justifica-se gradualmente neste artigo a importância desta abordagem. Neste processo, discutem-se ainda os princípios chave que guiam a RME e o tipo de investigação que a origina. |
id |
RCAP_789fed771f8cbf666b69fbf73b714035 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22725 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Realistic Mathematics Education — A different approach to learning and instructionRealistic Mathematics Education — A different approach to learning and instructionArtigos A Educação Matemática Realista (RME) tem vindo a ser desenvolvida na Holanda nas últimas décadas, baseada na filosofia educacional da ‘Matemática como uma actividade humana’ de Freudenthal. Esta teoria de Educação Matemática faz uma abordagem ao ensino e aprendizagem que se distingue de outras, entre outras razões, pela sua abordagem "bottom-up", Começando por delinear um percurso histórico sobre as diferentes teorias de ensino e aprendizagem e passando por uma discussão acerca do uso de modelos em educação Matemática, justifica-se gradualmente neste artigo a importância desta abordagem. Neste processo, discutem-se ainda os princípios chave que guiam a RME e o tipo de investigação que a origina. Realistic Mathematics Education (RME) has been developed in the Netherlands in the past decades, based on the educational philosophy of ‘mathematics as an human activity’ of Freudenthal. Starting with a brief history of theories on learning and instruction, and passing through a discussion on the use of models in Mathematics Education, in this article, a choice for the bottom-up approach to learning and instruction of Realistic Mathematics Education is gradually justified. In this process, the key principles of RME as well as the type of research that gives rise to it are discussed as well.APM - Associação de Professores de Matemática2000-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22725por2183-28380872-3915Figueiredo, Nisainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:43Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22725Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:14.574664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Realistic Mathematics Education — A different approach to learning and instruction Realistic Mathematics Education — A different approach to learning and instruction |
title |
Realistic Mathematics Education — A different approach to learning and instruction |
spellingShingle |
Realistic Mathematics Education — A different approach to learning and instruction Figueiredo, Nisa Artigos |
title_short |
Realistic Mathematics Education — A different approach to learning and instruction |
title_full |
Realistic Mathematics Education — A different approach to learning and instruction |
title_fullStr |
Realistic Mathematics Education — A different approach to learning and instruction |
title_full_unstemmed |
Realistic Mathematics Education — A different approach to learning and instruction |
title_sort |
Realistic Mathematics Education — A different approach to learning and instruction |
author |
Figueiredo, Nisa |
author_facet |
Figueiredo, Nisa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Nisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
A Educação Matemática Realista (RME) tem vindo a ser desenvolvida na Holanda nas últimas décadas, baseada na filosofia educacional da ‘Matemática como uma actividade humana’ de Freudenthal. Esta teoria de Educação Matemática faz uma abordagem ao ensino e aprendizagem que se distingue de outras, entre outras razões, pela sua abordagem "bottom-up", Começando por delinear um percurso histórico sobre as diferentes teorias de ensino e aprendizagem e passando por uma discussão acerca do uso de modelos em educação Matemática, justifica-se gradualmente neste artigo a importância desta abordagem. Neste processo, discutem-se ainda os princípios chave que guiam a RME e o tipo de investigação que a origina. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-06-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22725 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22725 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130477107347456 |