Multiculturalismo e interculturalidade: práticas de leitura do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Geraldes, Artemisa Maria Esteves
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1950
Resumo: O nosso trabalho de investigação assenta num conjunto de propostas de trabalho que visa a criação de uma comunidade de leitores, que terá como objectivo principal, a promoção de hábitos de leitura nos alunos e o envolvimento na(s) dinâmica(s) das relações entre escola e a família, assim como, a importância de uma educação intercultural. A proposta que nós apresentamos tem como suporte a obra “O Veado Florido” de António Torrado, com um conjunto de actividades promotoras da leitura de obras denominadas de Literatura Infantil e a interiorização do direito à diferença e à liberdade de escolha. Com uma estrutura elaborada para o efeito, cada actividade obedeceu à justificação da mesma, ao desenvolvimento e à avaliação que assumiu processos diferentes consoante o seu perfil. Na senda de uma visão multifacetada e polissémica, procurámos desbravar caminhos que fossem para além da habitual exploração estruturalista, incluindo toda a comunidade educativa. O cerne desta dissertação é também, alargar conhecimentos numa perspectiva reflexiva, colaborativa e interpessoal, tendo a leitura como ligação fundamental, na promoção do sucesso educativo.
id RCAP_78b26142b92b4061d9964fe3046480cb
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1950
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Multiculturalismo e interculturalidade: práticas de leitura do 1º ciclo do ensino básicoPromoção da leituraLiteratura infantilO nosso trabalho de investigação assenta num conjunto de propostas de trabalho que visa a criação de uma comunidade de leitores, que terá como objectivo principal, a promoção de hábitos de leitura nos alunos e o envolvimento na(s) dinâmica(s) das relações entre escola e a família, assim como, a importância de uma educação intercultural. A proposta que nós apresentamos tem como suporte a obra “O Veado Florido” de António Torrado, com um conjunto de actividades promotoras da leitura de obras denominadas de Literatura Infantil e a interiorização do direito à diferença e à liberdade de escolha. Com uma estrutura elaborada para o efeito, cada actividade obedeceu à justificação da mesma, ao desenvolvimento e à avaliação que assumiu processos diferentes consoante o seu perfil. Na senda de uma visão multifacetada e polissémica, procurámos desbravar caminhos que fossem para além da habitual exploração estruturalista, incluindo toda a comunidade educativa. O cerne desta dissertação é também, alargar conhecimentos numa perspectiva reflexiva, colaborativa e interpessoal, tendo a leitura como ligação fundamental, na promoção do sucesso educativo.Our investigation is based in a series of work proposals that aim the creation of a readers community, whose main goal will be the promotion of lecture habits in the students and the involvement in the dynamic relationship between the school and the family as well as the importance of an intercultural education. The proposat that we presented is supported by the book “O Veado Florido” from António Torrado, with several activities designed to promote the reading of Children’s Literature, as well as the internalization of the freedom of choice or even the entitlement of being different. Built with a structure designed for the effect, each activity complied to its own justification, development and evaluation which assumed different procedures according to the profile. In the pathway of a multifaceted and polysemic point of view, we tried to grub paths that could lead us beyond the usual structuralist exploration, including all the educational community. The heartwood of this essay is also, to enlarge our knowledge in a reflective perspective, collaborative and interpersonal, having the reading as a principal connection in the promotion of an educative success.Universiade da Beira InteriorSardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumGeraldes, Artemisa Maria Esteves2014-06-30T15:39:40Z2010-102010-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/mswordapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1950porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-27T12:08:34Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1950Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-27T12:08:34Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Multiculturalismo e interculturalidade: práticas de leitura do 1º ciclo do ensino básico
title Multiculturalismo e interculturalidade: práticas de leitura do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Multiculturalismo e interculturalidade: práticas de leitura do 1º ciclo do ensino básico
Geraldes, Artemisa Maria Esteves
Promoção da leitura
Literatura infantil
title_short Multiculturalismo e interculturalidade: práticas de leitura do 1º ciclo do ensino básico
title_full Multiculturalismo e interculturalidade: práticas de leitura do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Multiculturalismo e interculturalidade: práticas de leitura do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Multiculturalismo e interculturalidade: práticas de leitura do 1º ciclo do ensino básico
title_sort Multiculturalismo e interculturalidade: práticas de leitura do 1º ciclo do ensino básico
author Geraldes, Artemisa Maria Esteves
author_facet Geraldes, Artemisa Maria Esteves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Geraldes, Artemisa Maria Esteves
dc.subject.por.fl_str_mv Promoção da leitura
Literatura infantil
topic Promoção da leitura
Literatura infantil
description O nosso trabalho de investigação assenta num conjunto de propostas de trabalho que visa a criação de uma comunidade de leitores, que terá como objectivo principal, a promoção de hábitos de leitura nos alunos e o envolvimento na(s) dinâmica(s) das relações entre escola e a família, assim como, a importância de uma educação intercultural. A proposta que nós apresentamos tem como suporte a obra “O Veado Florido” de António Torrado, com um conjunto de actividades promotoras da leitura de obras denominadas de Literatura Infantil e a interiorização do direito à diferença e à liberdade de escolha. Com uma estrutura elaborada para o efeito, cada actividade obedeceu à justificação da mesma, ao desenvolvimento e à avaliação que assumiu processos diferentes consoante o seu perfil. Na senda de uma visão multifacetada e polissémica, procurámos desbravar caminhos que fossem para além da habitual exploração estruturalista, incluindo toda a comunidade educativa. O cerne desta dissertação é também, alargar conhecimentos numa perspectiva reflexiva, colaborativa e interpessoal, tendo a leitura como ligação fundamental, na promoção do sucesso educativo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10
2010-10-01T00:00:00Z
2014-06-30T15:39:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1950
url http://hdl.handle.net/10400.6/1950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universiade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universiade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817549583000010752