Promoção de um projeto de Empreendedorismo no Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/14019 |
Resumo: | O presente trabalho pretende compreender o sentido de uma educação para o empreendedorismo no Ensino Básico. Em concreto, partindo da implementação de um projeto de Empreendedorismo no Ensino Básico, vivenciado no período de estágio, procurou-se identificar qual era o seu objetivo e qual a perceção que os participantes no projeto tinham sobre ele. Suportada numa referenciação teórica precisa, a pesquisa serviuse de dois recursos primordiais, a observação direta da implementação de um projeto de empreendedorismo na turma e a realização de entrevistas aos seus principais protagonistas. A análise da informação recolhida oferece uma perceção de como este projeto de empreendedorismo, promovido pela Associação Industrial Portuguesa (AIP), é favorável ou não para os alunos no Ensino Básico e o que é que lhes proporciona que antes não lhes seria proporcionado. O fruto mais relevante do presente estudo é compreender a atual importância que uma educação para o empreendedorismo pode alcançar nos nossos dias, além de que o contato com a experiência implementada numa turma do 3º ano do Colégio Valsassina será sempre interessante para quem tiver interesse em promover no futuro outras iniciativas equivalentes. |
id |
RCAP_78eef1d7228e875d842cf5228dcdc275 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/14019 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção de um projeto de Empreendedorismo no Ensino BásicoEnsino BásicoEmpreendedorismoAssociação Industrial PortuguesaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente trabalho pretende compreender o sentido de uma educação para o empreendedorismo no Ensino Básico. Em concreto, partindo da implementação de um projeto de Empreendedorismo no Ensino Básico, vivenciado no período de estágio, procurou-se identificar qual era o seu objetivo e qual a perceção que os participantes no projeto tinham sobre ele. Suportada numa referenciação teórica precisa, a pesquisa serviuse de dois recursos primordiais, a observação direta da implementação de um projeto de empreendedorismo na turma e a realização de entrevistas aos seus principais protagonistas. A análise da informação recolhida oferece uma perceção de como este projeto de empreendedorismo, promovido pela Associação Industrial Portuguesa (AIP), é favorável ou não para os alunos no Ensino Básico e o que é que lhes proporciona que antes não lhes seria proporcionado. O fruto mais relevante do presente estudo é compreender a atual importância que uma educação para o empreendedorismo pode alcançar nos nossos dias, além de que o contato com a experiência implementada numa turma do 3º ano do Colégio Valsassina será sempre interessante para quem tiver interesse em promover no futuro outras iniciativas equivalentes.Monteiro, AntónioRepositório ComumAlmeida, Mafalda2016-06-09T15:05:42Z2014-05-282014-05-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/14019TID:201179156porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/14019Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:25.794990Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção de um projeto de Empreendedorismo no Ensino Básico |
title |
Promoção de um projeto de Empreendedorismo no Ensino Básico |
spellingShingle |
Promoção de um projeto de Empreendedorismo no Ensino Básico Almeida, Mafalda Ensino Básico Empreendedorismo Associação Industrial Portuguesa Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Promoção de um projeto de Empreendedorismo no Ensino Básico |
title_full |
Promoção de um projeto de Empreendedorismo no Ensino Básico |
title_fullStr |
Promoção de um projeto de Empreendedorismo no Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Promoção de um projeto de Empreendedorismo no Ensino Básico |
title_sort |
Promoção de um projeto de Empreendedorismo no Ensino Básico |
author |
Almeida, Mafalda |
author_facet |
Almeida, Mafalda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Monteiro, António Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Mafalda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico Empreendedorismo Associação Industrial Portuguesa Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino Básico Empreendedorismo Associação Industrial Portuguesa Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente trabalho pretende compreender o sentido de uma educação para o empreendedorismo no Ensino Básico. Em concreto, partindo da implementação de um projeto de Empreendedorismo no Ensino Básico, vivenciado no período de estágio, procurou-se identificar qual era o seu objetivo e qual a perceção que os participantes no projeto tinham sobre ele. Suportada numa referenciação teórica precisa, a pesquisa serviuse de dois recursos primordiais, a observação direta da implementação de um projeto de empreendedorismo na turma e a realização de entrevistas aos seus principais protagonistas. A análise da informação recolhida oferece uma perceção de como este projeto de empreendedorismo, promovido pela Associação Industrial Portuguesa (AIP), é favorável ou não para os alunos no Ensino Básico e o que é que lhes proporciona que antes não lhes seria proporcionado. O fruto mais relevante do presente estudo é compreender a atual importância que uma educação para o empreendedorismo pode alcançar nos nossos dias, além de que o contato com a experiência implementada numa turma do 3º ano do Colégio Valsassina será sempre interessante para quem tiver interesse em promover no futuro outras iniciativas equivalentes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-28 2014-05-28T00:00:00Z 2016-06-09T15:05:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/14019 TID:201179156 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/14019 |
identifier_str_mv |
TID:201179156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134929222631424 |