Repensar os cânones de representação da família e do género nas práticas líricas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.5216/sec.v15i1.20681 |
Resumo: | UID/EAT/00693/2013 |
id |
RCAP_78f8e1d61f000508163dd3032a5309fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/70752 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Repensar os cânones de representação da família e do género nas práticas líricasgénero e músicacânone musicalmusical canongender and musicoperaóperamusic theatreUID/EAT/00693/2013O presente artigo debate os sistemas de significado e as dimensões ideológicas subjacentes a quadros de reprodução de cânones músico-dramatúrgicos baseados em fórmulas construídas, em grande medida, na primeira metade do século XIX, no contexto do enraizamento e da disseminação dos modelos italianos do bel canto, e das condições de produção que a estes presidem. Argumento, através da referência a quadros concretos de produção, que a necessidade de fixação, e subsequente reprodução,de uma gramática de situações e de um esquema dramático se deve, por um lado, às exigências do mercado, que estimulam o incremento da circulação de produtos operísticos e, por outro, às necessidades do exercício de autorregulação dos comportamentos e normas sociais. Neste contexto, incidirei especialmente sobre dois aspectos,o da representação do núcleo familiar e o da estratificação de gênero neste processo,problematizando-os como instrumentos ideológicos de controle social.Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH)Departamento de Ciências Musicais (DCM)RUNRibeiro, Paula Gomes2019-05-24T22:12:33Z2012-10-172012-10-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article9application/pdfhttps://doi.org/10.5216/sec.v15i1.20681por1415-8566PURE: 13062178https://www.revistas.ufg.br/fchf/article/view/20681https://doi.org/10.5216/sec.v15i1.20681info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:33:32Zoai:run.unl.pt:10362/70752Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:35:09.580842Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repensar os cânones de representação da família e do género nas práticas líricas |
title |
Repensar os cânones de representação da família e do género nas práticas líricas |
spellingShingle |
Repensar os cânones de representação da família e do género nas práticas líricas Ribeiro, Paula Gomes género e música cânone musical musical canon gender and music opera ópera music theatre |
title_short |
Repensar os cânones de representação da família e do género nas práticas líricas |
title_full |
Repensar os cânones de representação da família e do género nas práticas líricas |
title_fullStr |
Repensar os cânones de representação da família e do género nas práticas líricas |
title_full_unstemmed |
Repensar os cânones de representação da família e do género nas práticas líricas |
title_sort |
Repensar os cânones de representação da família e do género nas práticas líricas |
author |
Ribeiro, Paula Gomes |
author_facet |
Ribeiro, Paula Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH) Departamento de Ciências Musicais (DCM) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Paula Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
género e música cânone musical musical canon gender and music opera ópera music theatre |
topic |
género e música cânone musical musical canon gender and music opera ópera music theatre |
description |
UID/EAT/00693/2013 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-17 2012-10-17T00:00:00Z 2019-05-24T22:12:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.5216/sec.v15i1.20681 |
url |
https://doi.org/10.5216/sec.v15i1.20681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1415-8566 PURE: 13062178 https://www.revistas.ufg.br/fchf/article/view/20681 https://doi.org/10.5216/sec.v15i1.20681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
9 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137973184233472 |