TempuSpacium Didática das Ciências Sociais - Estudos I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: G Dias, Alfredo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rodrigues, Ana Isabel, Moreira, Ana Rita, Soledade, Cláudia, Cruz, Cristina, Sacramento, Cristina, Silva, Filipa Cruz da, Cruz, Joana Arez da, Rocha, Joana, Hortas, Maria João, Ferreira, Nuno Martins
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6593
Resumo: A educação para os media é, em geral, entendida enquanto etapa e meio para a educação para a cidadania. Nas suas diversas formas, os media, estão presentes, desde bem cedo, na vida das pessoas e, por isso, são determinantes na formação de cidadãos. No entanto, o efeito dos media é qualitativamente muito diferente em função dos grupos sociais e das desiguais capacidades dos recetores e utilizadores para aceder e fazer escolhas face ao enorme acervo de informação e de ofertas disponíveis através dos referidos media. Estas evidências acentuam a necessidade de a escola reforçar, criativa e permanentemente, o seu papel de facilitador na utilização das imensas possibilidades oferecidas pelos media, promovendo uma educação para escolhas valorativamente ponderadas face aos seus conteúdos. Não parece que tal esteja a acontecer de modo significativo.
id RCAP_79019a0b503bf9e6210b225f1d1c2ec0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6593
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling TempuSpacium Didática das Ciências Sociais - Estudos IEducaçãoCidadaniaA educação para os media é, em geral, entendida enquanto etapa e meio para a educação para a cidadania. Nas suas diversas formas, os media, estão presentes, desde bem cedo, na vida das pessoas e, por isso, são determinantes na formação de cidadãos. No entanto, o efeito dos media é qualitativamente muito diferente em função dos grupos sociais e das desiguais capacidades dos recetores e utilizadores para aceder e fazer escolhas face ao enorme acervo de informação e de ofertas disponíveis através dos referidos media. Estas evidências acentuam a necessidade de a escola reforçar, criativa e permanentemente, o seu papel de facilitador na utilização das imensas possibilidades oferecidas pelos media, promovendo uma educação para escolhas valorativamente ponderadas face aos seus conteúdos. Não parece que tal esteja a acontecer de modo significativo.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLG Dias, AlfredoRodrigues, Ana IsabelMoreira, Ana RitaSoledade, CláudiaCruz, CristinaSacramento, CristinaSilva, Filipa Cruz daCruz, Joana Arez daRocha, JoanaHortas, Maria JoãoFerreira, Nuno Martins2016-11-24T16:46:23Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6593porG Dias, A., Rodrigues, A. I., Moreira, A. R., Soledade, C., Cruz, C., Silva, F. C. da, Cruz, J. A. da, Rocha, J., Barroso Hortas, M. J., & Ferreira, N. TempuSpacium Didática das Ciências Sociais - Estudos I. Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl/eselx/ebook.007978-989-95733-6-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:34Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6593Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:42.001853Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv TempuSpacium Didática das Ciências Sociais - Estudos I
title TempuSpacium Didática das Ciências Sociais - Estudos I
spellingShingle TempuSpacium Didática das Ciências Sociais - Estudos I
G Dias, Alfredo
Educação
Cidadania
title_short TempuSpacium Didática das Ciências Sociais - Estudos I
title_full TempuSpacium Didática das Ciências Sociais - Estudos I
title_fullStr TempuSpacium Didática das Ciências Sociais - Estudos I
title_full_unstemmed TempuSpacium Didática das Ciências Sociais - Estudos I
title_sort TempuSpacium Didática das Ciências Sociais - Estudos I
author G Dias, Alfredo
author_facet G Dias, Alfredo
Rodrigues, Ana Isabel
Moreira, Ana Rita
Soledade, Cláudia
Cruz, Cristina
Sacramento, Cristina
Silva, Filipa Cruz da
Cruz, Joana Arez da
Rocha, Joana
Hortas, Maria João
Ferreira, Nuno Martins
author_role author
author2 Rodrigues, Ana Isabel
Moreira, Ana Rita
Soledade, Cláudia
Cruz, Cristina
Sacramento, Cristina
Silva, Filipa Cruz da
Cruz, Joana Arez da
Rocha, Joana
Hortas, Maria João
Ferreira, Nuno Martins
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv G Dias, Alfredo
Rodrigues, Ana Isabel
Moreira, Ana Rita
Soledade, Cláudia
Cruz, Cristina
Sacramento, Cristina
Silva, Filipa Cruz da
Cruz, Joana Arez da
Rocha, Joana
Hortas, Maria João
Ferreira, Nuno Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Cidadania
topic Educação
Cidadania
description A educação para os media é, em geral, entendida enquanto etapa e meio para a educação para a cidadania. Nas suas diversas formas, os media, estão presentes, desde bem cedo, na vida das pessoas e, por isso, são determinantes na formação de cidadãos. No entanto, o efeito dos media é qualitativamente muito diferente em função dos grupos sociais e das desiguais capacidades dos recetores e utilizadores para aceder e fazer escolhas face ao enorme acervo de informação e de ofertas disponíveis através dos referidos media. Estas evidências acentuam a necessidade de a escola reforçar, criativa e permanentemente, o seu papel de facilitador na utilização das imensas possibilidades oferecidas pelos media, promovendo uma educação para escolhas valorativamente ponderadas face aos seus conteúdos. Não parece que tal esteja a acontecer de modo significativo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-24T16:46:23Z
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6593
url http://hdl.handle.net/10400.21/6593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv G Dias, A., Rodrigues, A. I., Moreira, A. R., Soledade, C., Cruz, C., Silva, F. C. da, Cruz, J. A. da, Rocha, J., Barroso Hortas, M. J., & Ferreira, N. TempuSpacium Didática das Ciências Sociais - Estudos I. Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl/eselx/ebook.007
978-989-95733-6-9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133415938719744