Brincar em contexto de educação pré-escolar: preferências e interações das crianças nos diferentes espaços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Tânia Anastacia Garrido
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16232
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
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spelling Brincar em contexto de educação pré-escolar: preferências e interações das crianças nos diferentes espaçosBrincarBrincadeirasEspaçosEducação de infânciaPrática profissional supervisionadaIdentidade profissionalPlayGamesSpacesEarly childhood educationSupervised professional practiceProfessional identityRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO Relatório que se apresenta insere-se na Unidade Curricular de PPS II, do 2.º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar. Trata-se de um documento que se pretende que ilustre o percurso de imersão na prática e reflexão vivenciadas, numa sala de pré-escolar, com um grupo constituído por 22 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Apresenta ainda uma reflexão sobre os contributos de todo o percurso vivenciado ao longo da formação e das práticas profissionais na construção da identidade profissional, processo esse que implicou um conjunto de desafios e de superações. No âmbito da PPS II, foi realizada uma investigação, cuja problemática emergiu das observações, interações e reflexões realizadas com o grupo de crianças - “Brincar em contexto de educação pré-escolar: Preferências e interações das crianças nos diferentes espaços”. Tendo por objetivos i) Conhecer a concessão de "brincar" da equipa educativa; ii) Sinalizar e caracterizar as brincadeiras mais frequentes das crianças; iii) Analisar as interações das crianças nos momentos do brincar; iv) Analisar o papel dos espaços nas brincadeiras das crianças e; v) Analisar o papel do adulto nas brincadeiras das crianças. Para tal, optou-se pela realização de um estudo de natureza qualitativa, assente na metodologia de estudo de caso. A recolha de dados foi realizada através do recurso a diferentes técnicas e instrumentos, nomeadamente a observação participante e não participante, os registos de notas de campo (NC), a realização de uma entrevista semi-diretiva à educadora cooperante (EC) e estabelecimento de breves conversas/diálogos com o grupo de crianças. Tendo em conta as características dos dados, os mesmos foram tratados através da técnica de análise de conteúdo. Os dados revelam que as brincadeiras das crianças dependiam do espaço/contexto onde se encontravam e dos materiais que dispunham, pondo em evidência a influência dos mesmos nas escolhas das crianças. Contudo, as brincadeiras que mais se destacaram, foram as de faz-de-conta que implicavam a assunção de papeis sociais como, por exemplo, “brincar aos pais e aos filhos”. Os dados revelam ainda que as crianças do grupo em análise estabelecem uma boa relação com os seus pares, demonstrando haver diálogo e relações de amizade entre elas. Estas brincavam sempre em pares ou em pequeno ou grande grupo. Já em relação ao papel da educadora nas brincadeiras das crianças, os resultados mostram que a mesma assumiu um papel ativo, estimulando e incentivando as crianças nos seus diferentes papéis.ABSTRACT This report is part of the curricular unit of PPS II of the 2nd year of the Master's Degree in Pre-School Education. It is a document that illustrates the path of immersion in practice and reflection experienced in a preschool room, with a group consisting of 22 children aged 3 to 5 years. It also presents a reflection on the contributions of the whole path experienced throughout the training and professional practices in the construction of professional identity, a process that implied a set of challenges and overcoming. Within the scope of PPS II, an investigation was carried out whose problem emerged from the observations, interactions, and reflections carried out with the group of children - "Playing in preschool education: Preferences and interactions of children in different spaces". The objectives were: i) to know the educational team's concession of "playing"; ii) to identify and characterize the children's most frequent games; iii) to analyze children's interactions during play; iv) to analyze the role of spaces in children's games and; v) to analyze the adult's role in children's games. To this end, we chose to carry out a qualitative study, based on the case study methodology. Data were collected using different techniques and instruments, namely participant and non-participant observation, field notes (NC), a semi-directive interview to the cooperating teacher (CE) and brief conversations/dialogues with the group of children. Taking into account the characteristics of the data, they were treated using the content analysis technique. The data revealed that the children's games depended on the space/context where they were and the materials they had available, highlighting their influence on the children's choices. However, the games that stood out the most were the make-believe games that involved the assumption of social roles such as, for example, "playing parents and children". The data also revealed that the children in the group under analysis established a good relationship with their peers, showing that there was dialogue and friendship among them. They always played in pairs or in small or large groups. Regarding the role of the teacher in the children's play, the results show that the teacher took an active role, stimulating and encouraging children in their different roles.Friães, RitaRCIPLMartins, Tânia Anastacia Garrido2023-06-09T09:02:02Z2023-03-302023-03-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16232TID:203308000porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:14:40Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16232Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:48.337072Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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