Os riscos da segurança no recreio: as vozes das crianças e das educadoras de um jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Andreia Filipa Lourenço
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9481
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_99d997aa90877befa232288927d545ed
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9481
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os riscos da segurança no recreio: as vozes das crianças e das educadoras de um jardim de infânciaPrática profissional supervisionadaJardim de infânciaBrincarRecreioSegurançaRiscoSupervised professional practiceChildhood educationKindergartenPlayPlaygroundSafetyRiskRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO relatório que aqui se apresenta foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada (PPS) que decorreu num Jardim de Infância (JI) público em Lisboa, com um grupo de crianças com idades entre os 3 e os 6 anos. Constitui-se como um trabalho reflexivo e reflexo da minha prática enquanto educadora estagiária e pretende apresentar e descrever o caminho trilhado durante os quatro meses de intervenção pedagógica e desenvolvimento de uma atitude investigativa. É apresentada ao leitor uma caraterização do contexto, que objetiva uma ação educativa emoldurada e que alicerça em intencionalidades, sendo ainda explicitados os moldes em que decorreu a avaliação no e do processo de intervenção. O último capítulo debruça-se sobre a questão da (re)construção da profissionalidade docente como educadora de infância, sendo apresentada uma reflexão que alude para alguns dos seus traços estruturantes. Este trabalho reserva, ainda, um capítulo para a apresentação da investigação realizada no mesmo contexto, que incide sobre os riscos e a segurança no recreio do JI. Arrogando como objetivo primordial compreender em que medida é que as representações das adultas relativamente ao risco influenciam a liberdade de ação, ou não, das crianças no recreio do JI, foram escutadas as vozes das quatro educadoras da organização e das onze crianças da sala em que decorreu a intervenção. É crucial salientar que a investigação se ampara num enquadramento teórico que perspetiva o risco e a segurança como conceitos correlativos e numa matriz multidisciplinar que coloca em diálogo a Pedagogia, a Sociologia da Infância e a Educação Física. Metodologicamente, a investigação assume uma natureza qualitativa, tendo-se optado pelo estudo de caso e utilizadas diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados. A análise e discussão dos dados evidenciou as conceções negativas das educadoras sobre o risco e a influência que estas representações têm nos comportamentos de supervisão e gestão do risco, constatando-se práticas restringentes e inibitivas, descritas por adultas e crianças, que colocam em causa a liberdade de ação das últimas. Os resultados deste estudo contribuem, assim, para a discussão sobre a tendência crescente de uma sociedade de aversão ao risco (Gill, 2007), onde é urgente promover práticas pedagógicas que considerem a análise risco-benefício (Ball, 2002).ABSTRACT The report presented here was prepared within the scope of the Curricular Unit (UC) of Supervised Professional Practice (PPS), which was held in a Public Kindergarten (JI) in Lisbon, with a group of children between the ages of 3 and 6 . It constitutes a reflexive work and reflects my practice as a trainee educator and intends to present and describe the path taken during the four months of pedagogical intervention and the development of an investigative attitude. The reader is presented with a characterization of the context, which aims at an educational action framed and based on intentionalities, and also explained the molds in which the evaluation occurred in and of the intervention process. The last chapter deals with the (re) construction of teaching professionalism as a kindergarten teacher, with a reflection that alludes to some of its structuring traits. This work also reserves a chapter for the presentation of research carried out in the same context, which focuses on the risks and safety in the recreation of the JI. Arrogating as a primary objective to understand the extent to which the representations of adults about risk influence the children's freedom to act or not in the playground of the JI, the voices of the four educators of the organization and of the eleven children in the room were heard. the intervention took place. It is crucial to emphasize that research is based on a theoretical framework that looks at risk and safety as correlative concepts and in a multidisciplinary matrix that puts in dialogue, Pedagogy, Sociology of Childhood and Physical Education. Methodologically, the research assumes a qualitative nature, having chosen the case study and using different techniques and instruments of data collection. The analysis and discussion of the data evidenced the negative conceptions of the educators about the risk and the influence that these representations have on the behavior of supervision and risk management, observing restrictive and inhibitive practices, described by adults and children, that call into question the freedom of action of the latter. The results of this study contribute, therefore, to the discussion about the growing tendency of a society of risk aversion (Gill, 2007), where it is urgent to promote pedagogical practices that consider risk-benefit analysis (Ball, 2002).Tomás, Catarina AlmeidaRocha, Carla CorreiaRCIPLGomes, Andreia Filipa Lourenço2019-02-12T11:35:48Z2018-07-192018-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9481TID:202029328porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:12Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9481Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:02.874412Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os riscos da segurança no recreio: as vozes das crianças e das educadoras de um jardim de infância
title Os riscos da segurança no recreio: as vozes das crianças e das educadoras de um jardim de infância
spellingShingle Os riscos da segurança no recreio: as vozes das crianças e das educadoras de um jardim de infância
Gomes, Andreia Filipa Lourenço
Prática profissional supervisionada
Jardim de infância
Brincar
Recreio
Segurança
Risco
Supervised professional practice
Childhood education
Kindergarten
Play
Playground
Safety
Risk
title_short Os riscos da segurança no recreio: as vozes das crianças e das educadoras de um jardim de infância
title_full Os riscos da segurança no recreio: as vozes das crianças e das educadoras de um jardim de infância
title_fullStr Os riscos da segurança no recreio: as vozes das crianças e das educadoras de um jardim de infância
title_full_unstemmed Os riscos da segurança no recreio: as vozes das crianças e das educadoras de um jardim de infância
title_sort Os riscos da segurança no recreio: as vozes das crianças e das educadoras de um jardim de infância
author Gomes, Andreia Filipa Lourenço
author_facet Gomes, Andreia Filipa Lourenço
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tomás, Catarina Almeida
Rocha, Carla Correia
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Andreia Filipa Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Prática profissional supervisionada
Jardim de infância
Brincar
Recreio
Segurança
Risco
Supervised professional practice
Childhood education
Kindergarten
Play
Playground
Safety
Risk
topic Prática profissional supervisionada
Jardim de infância
Brincar
Recreio
Segurança
Risco
Supervised professional practice
Childhood education
Kindergarten
Play
Playground
Safety
Risk
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-19
2018-07-19T00:00:00Z
2019-02-12T11:35:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9481
TID:202029328
url http://hdl.handle.net/10400.21/9481
identifier_str_mv TID:202029328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133443897950208