Praxis em ambientes sociais diversos: desenvolvimento e identidade do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mouro, Rui Miguel Vintém da Cruz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7781
Resumo: Foi objetivo deste estudo investigar como os professores nas disciplinas artísticas promovem um ensino segundo as suas próprias concepções artísticas, sem terem em conta as especificidades e experiências de vida de cada educando. A problemática surge pela constatação e observação, que pode levantar algum obstáculo à partilha da experiência da artística e da docência das artes, de que todos os alunos têm uma experiência de vida e concepções visuais diferentes entre si, bem como os docentes. Urge consolidar no ensino uma praxis que promova o desenvolvimento pessoal e social de forma a que o aluno evolua dentro do seu meio segundo uma consciência maior sobre as suas especificidades, vontades e potencialidades. Recorre-se aos teóricos sobre o ensino, como Eisner, Arnheim, Dewey e Read como contribuição científica para o entendimento do aluno e da sua experiência artística e posterior implicações na sua evolução e também do papel do professor nas instituições de ensino em Portugal. Pretende-se ainda alertar para uma consciência sobre os aspetos da praxis que se prendem, não só com a evolução da criança, mas também sobre a prática docente e os seus condicionalismos atuais.
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spelling Praxis em ambientes sociais diversos: desenvolvimento e identidade do alunoMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISENSINOCRIAÇÃO ARTÍSTICAEDUCAÇÃO ARTÍSTICAVISUAL ARTS TEACHINGTEACHINGARTISTIC CREATIONARTISTIC EDUCATIONFoi objetivo deste estudo investigar como os professores nas disciplinas artísticas promovem um ensino segundo as suas próprias concepções artísticas, sem terem em conta as especificidades e experiências de vida de cada educando. A problemática surge pela constatação e observação, que pode levantar algum obstáculo à partilha da experiência da artística e da docência das artes, de que todos os alunos têm uma experiência de vida e concepções visuais diferentes entre si, bem como os docentes. Urge consolidar no ensino uma praxis que promova o desenvolvimento pessoal e social de forma a que o aluno evolua dentro do seu meio segundo uma consciência maior sobre as suas especificidades, vontades e potencialidades. Recorre-se aos teóricos sobre o ensino, como Eisner, Arnheim, Dewey e Read como contribuição científica para o entendimento do aluno e da sua experiência artística e posterior implicações na sua evolução e também do papel do professor nas instituições de ensino em Portugal. Pretende-se ainda alertar para uma consciência sobre os aspetos da praxis que se prendem, não só com a evolução da criança, mas também sobre a prática docente e os seus condicionalismos atuais.The main purpose of this study was to investigate how teachers in art disciplines promote an education according to their own artistic conceptions, without taking into account the specific characteristics and life experiences of each student. The problematic arises from the realization and observation - which can put some obstacles in sharing the experience of the art itself and the teaching of the arts - that among all students there are different experiences of life and visual conceptions, as well as among teachers. It becomes urgent to consolidate in teaching a praxis that promotes personal and social development in a way that the student evolves within his environment according to a better awareness of his specificities, desires and capabilities. We take recourse to the theorists of teaching, like Eisner, Arnheim, Dewey and Read as a scientific contribution to the understanding of the student and his artistic experience and subsequent implications for their evolution and also the role of the teacher in education institutions in Portugal. It is also intended to alert to a consciousness about the aspects of praxis which relate not only to the development of the child, but also to the teaching practice and their current constraints.2017-03-27T12:53:39Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7781TID:201269392porMouro, Rui Miguel Vintém da Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:01Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7781Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:07.990546Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Mouro, Rui Miguel Vintém da Cruz
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