O ensino das artes visuais na educação secundária : contributos para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e atitude ambiental nos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/13003 |
Resumo: | Para o desenvolvimento de uma verdadeira consciência sustentável, é necessário que a educação promova o desenvolvimento global do ser humano em todas as suas múltiplas dimensões (cognitivas, afetivas, intuitivas, sensoriais, éticas e estéticas). O conhecimento e a aprendizagem podem moldar o futuro da humanidade e do planeta. Reconhecendo a importância da educação artística neste contexto, o presente estudo de caracter exploratório e qualitativo, tem a intenção de analisar e compreender de que forma o ensino das artes visuais pode contribuir para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e atitude ambiental nos alunos, contribuindo ativamente na construção do perfil do aluno. Através da investigação participativa, desenvolveu-se no âmbito do exercício da prática de ensino supervisionado, um projeto com uma turma de 12º ano de Desenho A. Recorrendo a técnicas e atividades, que conciliaram harmoniosamente a aprendizagem e a natureza, preservando a liberdade criativa e a plasticidade artística. Procedeu-se ao estudo do tema aplicando o método de investigação-ação, evidenciando os pontos de convergência entre a educação artística (artes visuais), a educação ambiental, a sustentabilidade e a ecopedagogia. Os resultados obtidos validam a importância da introdução de abordagens e praticas mais sustentáveis e ecológicas, nas disciplinas de artes visuais, como veículo de consciencialização para o desenvolvimento sustentável e mudança de atitudes nos alunos. Nomeadamente ao nível cognitivo, comportamental, social e emocional. |
id |
RCAP_e5c19c2cfcfd28c16a4d629b249ce650 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13003 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino das artes visuais na educação secundária : contributos para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e atitude ambiental nos alunosMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISARTES VISUAISEDUCAÇÃO ARTÍSTICAEDUCAÇÃO AMBIENTALSUSTENTABILIDADEVISUAL ARTS TEACHINGVISUAL ARTSARTISTIC EDUCATIONENVIRONMENTAL EDUCATIONSUSTAINABILITYPara o desenvolvimento de uma verdadeira consciência sustentável, é necessário que a educação promova o desenvolvimento global do ser humano em todas as suas múltiplas dimensões (cognitivas, afetivas, intuitivas, sensoriais, éticas e estéticas). O conhecimento e a aprendizagem podem moldar o futuro da humanidade e do planeta. Reconhecendo a importância da educação artística neste contexto, o presente estudo de caracter exploratório e qualitativo, tem a intenção de analisar e compreender de que forma o ensino das artes visuais pode contribuir para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e atitude ambiental nos alunos, contribuindo ativamente na construção do perfil do aluno. Através da investigação participativa, desenvolveu-se no âmbito do exercício da prática de ensino supervisionado, um projeto com uma turma de 12º ano de Desenho A. Recorrendo a técnicas e atividades, que conciliaram harmoniosamente a aprendizagem e a natureza, preservando a liberdade criativa e a plasticidade artística. Procedeu-se ao estudo do tema aplicando o método de investigação-ação, evidenciando os pontos de convergência entre a educação artística (artes visuais), a educação ambiental, a sustentabilidade e a ecopedagogia. Os resultados obtidos validam a importância da introdução de abordagens e praticas mais sustentáveis e ecológicas, nas disciplinas de artes visuais, como veículo de consciencialização para o desenvolvimento sustentável e mudança de atitudes nos alunos. Nomeadamente ao nível cognitivo, comportamental, social e emocional.For the development of a true sustainable consciousness, it is necessary that education promotes the global development of the human being in all its multiple dimensions (cognitive, affective, intuitive, sensory, ethical and aesthetic). Knowledge and learning can shape the future of humanity and the planet. Acknowledging the importance of art education in this context, this exploratory and qualitative study aims to examin and understand how the teaching of visual arts can contribute to the development of a sustainable awareness and environmental attitude in students, actively contributing to the development of the student's profile. Through participatory research, a project was developed within the scope of the supervised teaching practice, with a class of 12th grade. Using techniques and activities that harmoniously combine learning and nature, preserving creative freedom and artistic plasticity was achieved. The scope was developed by applying the action-research method, highlighting the points of convergence between artistic education (visual arts), environmental education, sustainability and ecopedagogy. The results obtained validate the importance of introducing more sustainable and ecological approaches and practices, in visual arts subjects, as a vehicle to raise awareness for sustainable development and change attitudes in students. Namely at the cognitive, behavioural, social and emotional level.2022-07-12T10:06:37Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13003TID:203032250porGeorge, Maria Margarida Mendonça Valle da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:14Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:38.499672Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino das artes visuais na educação secundária : contributos para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e atitude ambiental nos alunos |
title |
O ensino das artes visuais na educação secundária : contributos para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e atitude ambiental nos alunos |
spellingShingle |
O ensino das artes visuais na educação secundária : contributos para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e atitude ambiental nos alunos George, Maria Margarida Mendonça Valle da Silva MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO ENSINO DE ARTES VISUAIS ARTES VISUAIS EDUCAÇÃO ARTÍSTICA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SUSTENTABILIDADE VISUAL ARTS TEACHING VISUAL ARTS ARTISTIC EDUCATION ENVIRONMENTAL EDUCATION SUSTAINABILITY |
title_short |
O ensino das artes visuais na educação secundária : contributos para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e atitude ambiental nos alunos |
title_full |
O ensino das artes visuais na educação secundária : contributos para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e atitude ambiental nos alunos |
title_fullStr |
O ensino das artes visuais na educação secundária : contributos para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e atitude ambiental nos alunos |
title_full_unstemmed |
O ensino das artes visuais na educação secundária : contributos para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e atitude ambiental nos alunos |
title_sort |
O ensino das artes visuais na educação secundária : contributos para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e atitude ambiental nos alunos |
author |
George, Maria Margarida Mendonça Valle da Silva |
author_facet |
George, Maria Margarida Mendonça Valle da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
George, Maria Margarida Mendonça Valle da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO ENSINO DE ARTES VISUAIS ARTES VISUAIS EDUCAÇÃO ARTÍSTICA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SUSTENTABILIDADE VISUAL ARTS TEACHING VISUAL ARTS ARTISTIC EDUCATION ENVIRONMENTAL EDUCATION SUSTAINABILITY |
topic |
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO ENSINO DE ARTES VISUAIS ARTES VISUAIS EDUCAÇÃO ARTÍSTICA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SUSTENTABILIDADE VISUAL ARTS TEACHING VISUAL ARTS ARTISTIC EDUCATION ENVIRONMENTAL EDUCATION SUSTAINABILITY |
description |
Para o desenvolvimento de uma verdadeira consciência sustentável, é necessário que a educação promova o desenvolvimento global do ser humano em todas as suas múltiplas dimensões (cognitivas, afetivas, intuitivas, sensoriais, éticas e estéticas). O conhecimento e a aprendizagem podem moldar o futuro da humanidade e do planeta. Reconhecendo a importância da educação artística neste contexto, o presente estudo de caracter exploratório e qualitativo, tem a intenção de analisar e compreender de que forma o ensino das artes visuais pode contribuir para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e atitude ambiental nos alunos, contribuindo ativamente na construção do perfil do aluno. Através da investigação participativa, desenvolveu-se no âmbito do exercício da prática de ensino supervisionado, um projeto com uma turma de 12º ano de Desenho A. Recorrendo a técnicas e atividades, que conciliaram harmoniosamente a aprendizagem e a natureza, preservando a liberdade criativa e a plasticidade artística. Procedeu-se ao estudo do tema aplicando o método de investigação-ação, evidenciando os pontos de convergência entre a educação artística (artes visuais), a educação ambiental, a sustentabilidade e a ecopedagogia. Os resultados obtidos validam a importância da introdução de abordagens e praticas mais sustentáveis e ecológicas, nas disciplinas de artes visuais, como veículo de consciencialização para o desenvolvimento sustentável e mudança de atitudes nos alunos. Nomeadamente ao nível cognitivo, comportamental, social e emocional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-12T10:06:37Z 2022-01-01T00:00:00Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/13003 TID:203032250 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/13003 |
identifier_str_mv |
TID:203032250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131242970480640 |