O ensino das artes visuais na educação secundária : contributos para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e atitude ambiental nos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: George, Maria Margarida Mendonça Valle da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13003
Resumo: Para o desenvolvimento de uma verdadeira consciência sustentável, é necessário que a educação promova o desenvolvimento global do ser humano em todas as suas múltiplas dimensões (cognitivas, afetivas, intuitivas, sensoriais, éticas e estéticas). O conhecimento e a aprendizagem podem moldar o futuro da humanidade e do planeta. Reconhecendo a importância da educação artística neste contexto, o presente estudo de caracter exploratório e qualitativo, tem a intenção de analisar e compreender de que forma o ensino das artes visuais pode contribuir para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e atitude ambiental nos alunos, contribuindo ativamente na construção do perfil do aluno. Através da investigação participativa, desenvolveu-se no âmbito do exercício da prática de ensino supervisionado, um projeto com uma turma de 12º ano de Desenho A. Recorrendo a técnicas e atividades, que conciliaram harmoniosamente a aprendizagem e a natureza, preservando a liberdade criativa e a plasticidade artística. Procedeu-se ao estudo do tema aplicando o método de investigação-ação, evidenciando os pontos de convergência entre a educação artística (artes visuais), a educação ambiental, a sustentabilidade e a ecopedagogia. Os resultados obtidos validam a importância da introdução de abordagens e praticas mais sustentáveis e ecológicas, nas disciplinas de artes visuais, como veículo de consciencialização para o desenvolvimento sustentável e mudança de atitudes nos alunos. Nomeadamente ao nível cognitivo, comportamental, social e emocional.
id RCAP_e5c19c2cfcfd28c16a4d629b249ce650
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13003
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino das artes visuais na educação secundária : contributos para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e atitude ambiental nos alunosMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISARTES VISUAISEDUCAÇÃO ARTÍSTICAEDUCAÇÃO AMBIENTALSUSTENTABILIDADEVISUAL ARTS TEACHINGVISUAL ARTSARTISTIC EDUCATIONENVIRONMENTAL EDUCATIONSUSTAINABILITYPara o desenvolvimento de uma verdadeira consciência sustentável, é necessário que a educação promova o desenvolvimento global do ser humano em todas as suas múltiplas dimensões (cognitivas, afetivas, intuitivas, sensoriais, éticas e estéticas). O conhecimento e a aprendizagem podem moldar o futuro da humanidade e do planeta. Reconhecendo a importância da educação artística neste contexto, o presente estudo de caracter exploratório e qualitativo, tem a intenção de analisar e compreender de que forma o ensino das artes visuais pode contribuir para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e atitude ambiental nos alunos, contribuindo ativamente na construção do perfil do aluno. Através da investigação participativa, desenvolveu-se no âmbito do exercício da prática de ensino supervisionado, um projeto com uma turma de 12º ano de Desenho A. Recorrendo a técnicas e atividades, que conciliaram harmoniosamente a aprendizagem e a natureza, preservando a liberdade criativa e a plasticidade artística. Procedeu-se ao estudo do tema aplicando o método de investigação-ação, evidenciando os pontos de convergência entre a educação artística (artes visuais), a educação ambiental, a sustentabilidade e a ecopedagogia. Os resultados obtidos validam a importância da introdução de abordagens e praticas mais sustentáveis e ecológicas, nas disciplinas de artes visuais, como veículo de consciencialização para o desenvolvimento sustentável e mudança de atitudes nos alunos. Nomeadamente ao nível cognitivo, comportamental, social e emocional.For the development of a true sustainable consciousness, it is necessary that education promotes the global development of the human being in all its multiple dimensions (cognitive, affective, intuitive, sensory, ethical and aesthetic). Knowledge and learning can shape the future of humanity and the planet. Acknowledging the importance of art education in this context, this exploratory and qualitative study aims to examin and understand how the teaching of visual arts can contribute to the development of a sustainable awareness and environmental attitude in students, actively contributing to the development of the student's profile. Through participatory research, a project was developed within the scope of the supervised teaching practice, with a class of 12th grade. Using techniques and activities that harmoniously combine learning and nature, preserving creative freedom and artistic plasticity was achieved. The scope was developed by applying the action-research method, highlighting the points of convergence between artistic education (visual arts), environmental education, sustainability and ecopedagogy. The results obtained validate the importance of introducing more sustainable and ecological approaches and practices, in visual arts subjects, as a vehicle to raise awareness for sustainable development and change attitudes in students. Namely at the cognitive, behavioural, social and emotional level.2022-07-12T10:06:37Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13003TID:203032250porGeorge, Maria Margarida Mendonça Valle da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:14Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:38.499672Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino das artes visuais na educação secundária : contributos para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e atitude ambiental nos alunos
title O ensino das artes visuais na educação secundária : contributos para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e atitude ambiental nos alunos
spellingShingle O ensino das artes visuais na educação secundária : contributos para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e atitude ambiental nos alunos
George, Maria Margarida Mendonça Valle da Silva
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
ARTES VISUAIS
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
SUSTENTABILIDADE
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL ARTS
ARTISTIC EDUCATION
ENVIRONMENTAL EDUCATION
SUSTAINABILITY
title_short O ensino das artes visuais na educação secundária : contributos para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e atitude ambiental nos alunos
title_full O ensino das artes visuais na educação secundária : contributos para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e atitude ambiental nos alunos
title_fullStr O ensino das artes visuais na educação secundária : contributos para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e atitude ambiental nos alunos
title_full_unstemmed O ensino das artes visuais na educação secundária : contributos para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e atitude ambiental nos alunos
title_sort O ensino das artes visuais na educação secundária : contributos para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e atitude ambiental nos alunos
author George, Maria Margarida Mendonça Valle da Silva
author_facet George, Maria Margarida Mendonça Valle da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv George, Maria Margarida Mendonça Valle da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
ARTES VISUAIS
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
SUSTENTABILIDADE
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL ARTS
ARTISTIC EDUCATION
ENVIRONMENTAL EDUCATION
SUSTAINABILITY
topic MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
ARTES VISUAIS
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
SUSTENTABILIDADE
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL ARTS
ARTISTIC EDUCATION
ENVIRONMENTAL EDUCATION
SUSTAINABILITY
description Para o desenvolvimento de uma verdadeira consciência sustentável, é necessário que a educação promova o desenvolvimento global do ser humano em todas as suas múltiplas dimensões (cognitivas, afetivas, intuitivas, sensoriais, éticas e estéticas). O conhecimento e a aprendizagem podem moldar o futuro da humanidade e do planeta. Reconhecendo a importância da educação artística neste contexto, o presente estudo de caracter exploratório e qualitativo, tem a intenção de analisar e compreender de que forma o ensino das artes visuais pode contribuir para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e atitude ambiental nos alunos, contribuindo ativamente na construção do perfil do aluno. Através da investigação participativa, desenvolveu-se no âmbito do exercício da prática de ensino supervisionado, um projeto com uma turma de 12º ano de Desenho A. Recorrendo a técnicas e atividades, que conciliaram harmoniosamente a aprendizagem e a natureza, preservando a liberdade criativa e a plasticidade artística. Procedeu-se ao estudo do tema aplicando o método de investigação-ação, evidenciando os pontos de convergência entre a educação artística (artes visuais), a educação ambiental, a sustentabilidade e a ecopedagogia. Os resultados obtidos validam a importância da introdução de abordagens e praticas mais sustentáveis e ecológicas, nas disciplinas de artes visuais, como veículo de consciencialização para o desenvolvimento sustentável e mudança de atitudes nos alunos. Nomeadamente ao nível cognitivo, comportamental, social e emocional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-12T10:06:37Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13003
TID:203032250
url http://hdl.handle.net/10437/13003
identifier_str_mv TID:203032250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131242970480640