Contributos psicanalíticos para a Intervenção Precoce centrada na família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, V.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/33903
https://doi.org/10.25755/int.25107
Resumo: A Intervenção Precoce no desenvolvimento das crianças com perturbações do desenvolvimento, ou em grave risco de as virem a apresentar, tem vindo a ultrapassar, nas últimas décadas, uma perspectiva de estimulação e terapia especializada, assente num modelo médico e centrado no problema ou patologia. Assume hoje uma visão de desenvolvimento mais alargada, centrada na família e transdisciplinar. Qualquer perspectiva transdisciplinar é, necessariamente, multissectorial e multiteórica, pelo que importa ver como é que diferentes contributos científicos podem confluir para uma visão alargada da criança, do seu desenvolvimento e das práticas de intervenção. A Psicanálise trouxe consigo, há um século, uma revolução no pensamento científico sobre a criança e as suas necessidades de desenvolvimento, com implicações profundas para a educação e a saúde mental infantil. No entanto, os seus contributos originais foram frequentemente ignorados ou reduzidos aos seus piores argumentos, e os que vai produzindo nem sempre se aproximam do pensamento sobre a intervenção não clínica ou são por esta desconsiderados. Importa então questionarmo-nos sobre os contributos atuais do pensamento psicanalítico no domínio da Intervenção Precoce na Infância, identificando aqueles que melhor respondem às exigências do neurodesenvolvimento, das dimensões relacionais e intersubjectivas da vida dos bebés e crianças pequenas e das implicações interpessoais para as práticas de intervenção centradas na família.
id RCAP_792708af4a0ddef4feeaa927a82f5688
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/33903
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos psicanalíticos para a Intervenção Precoce centrada na famíliaA Intervenção Precoce no desenvolvimento das crianças com perturbações do desenvolvimento, ou em grave risco de as virem a apresentar, tem vindo a ultrapassar, nas últimas décadas, uma perspectiva de estimulação e terapia especializada, assente num modelo médico e centrado no problema ou patologia. Assume hoje uma visão de desenvolvimento mais alargada, centrada na família e transdisciplinar. Qualquer perspectiva transdisciplinar é, necessariamente, multissectorial e multiteórica, pelo que importa ver como é que diferentes contributos científicos podem confluir para uma visão alargada da criança, do seu desenvolvimento e das práticas de intervenção. A Psicanálise trouxe consigo, há um século, uma revolução no pensamento científico sobre a criança e as suas necessidades de desenvolvimento, com implicações profundas para a educação e a saúde mental infantil. No entanto, os seus contributos originais foram frequentemente ignorados ou reduzidos aos seus piores argumentos, e os que vai produzindo nem sempre se aproximam do pensamento sobre a intervenção não clínica ou são por esta desconsiderados. Importa então questionarmo-nos sobre os contributos atuais do pensamento psicanalítico no domínio da Intervenção Precoce na Infância, identificando aqueles que melhor respondem às exigências do neurodesenvolvimento, das dimensões relacionais e intersubjectivas da vida dos bebés e crianças pequenas e das implicações interpessoais para as práticas de intervenção centradas na família.Interacções2023-02-03T16:32:08Z2023-02-032021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/33903http://hdl.handle.net/10174/33903https://doi.org/10.25755/int.25107porFranco, V. . (2021). Contributos Psicanalíticos para a Intervenção Precoce Centrada na Família. Interacções, 17(59), 141–161.https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/25107nd684Franco, V.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:35:59Zoai:dspace.uevora.pt:10174/33903Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:22:36.242148Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos psicanalíticos para a Intervenção Precoce centrada na família
title Contributos psicanalíticos para a Intervenção Precoce centrada na família
spellingShingle Contributos psicanalíticos para a Intervenção Precoce centrada na família
Franco, V.
title_short Contributos psicanalíticos para a Intervenção Precoce centrada na família
title_full Contributos psicanalíticos para a Intervenção Precoce centrada na família
title_fullStr Contributos psicanalíticos para a Intervenção Precoce centrada na família
title_full_unstemmed Contributos psicanalíticos para a Intervenção Precoce centrada na família
title_sort Contributos psicanalíticos para a Intervenção Precoce centrada na família
author Franco, V.
author_facet Franco, V.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, V.
description A Intervenção Precoce no desenvolvimento das crianças com perturbações do desenvolvimento, ou em grave risco de as virem a apresentar, tem vindo a ultrapassar, nas últimas décadas, uma perspectiva de estimulação e terapia especializada, assente num modelo médico e centrado no problema ou patologia. Assume hoje uma visão de desenvolvimento mais alargada, centrada na família e transdisciplinar. Qualquer perspectiva transdisciplinar é, necessariamente, multissectorial e multiteórica, pelo que importa ver como é que diferentes contributos científicos podem confluir para uma visão alargada da criança, do seu desenvolvimento e das práticas de intervenção. A Psicanálise trouxe consigo, há um século, uma revolução no pensamento científico sobre a criança e as suas necessidades de desenvolvimento, com implicações profundas para a educação e a saúde mental infantil. No entanto, os seus contributos originais foram frequentemente ignorados ou reduzidos aos seus piores argumentos, e os que vai produzindo nem sempre se aproximam do pensamento sobre a intervenção não clínica ou são por esta desconsiderados. Importa então questionarmo-nos sobre os contributos atuais do pensamento psicanalítico no domínio da Intervenção Precoce na Infância, identificando aqueles que melhor respondem às exigências do neurodesenvolvimento, das dimensões relacionais e intersubjectivas da vida dos bebés e crianças pequenas e das implicações interpessoais para as práticas de intervenção centradas na família.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2023-02-03T16:32:08Z
2023-02-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/33903
http://hdl.handle.net/10174/33903
https://doi.org/10.25755/int.25107
url http://hdl.handle.net/10174/33903
https://doi.org/10.25755/int.25107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Franco, V. . (2021). Contributos Psicanalíticos para a Intervenção Precoce Centrada na Família. Interacções, 17(59), 141–161.
https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/25107
nd
684
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Interacções
publisher.none.fl_str_mv Interacções
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136707383132160