Indecisão vocacional e adaptabilidade de carreira em estudantes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maurício, Susana Maria Tavares
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26299
Resumo: Com objetivo de estudar a relação entre as dificuldades de tomada de decisão na carreira com a adaptabilidade na carreira em estudantes do ensino superior. O método adotado é de natureza quantitativa e trata-se de um estudo descritivo-correlacional, onde se utilizaram como instrumentos de recolha de dados o Career Decision Difficulties Questionnaire e a Escala de Adaptabilidade na Carreira e a análise estatítisca como técnica de análise de dados. Participaram no estudo 252 estudantes universitários as suas idades variavam entre os 17 e os 49 anos. Os resultados indicam uma boa consistência interna do CDDQ e da EAC, permitindo confirmar a hipótese de investigação formulada, ou seja, de que as dificuldades de tomada de decisão na carreira têm uma relação inversa com as dimensões de adaptabilidade na carreira, na medida em que evidenciam correlações inversas e significativas entre as dimensões do CDDQ e da EAC; ABSTRACT: This research aims to study the relationship between the difficulties of career decision making and career adaptability in higher education students. The method adopted is quantitative in nature and it is a descriptive-correlational study, where the Career Decision Difficulties Questionnaire and the EAC (Career Adaptivity Scale were used as data collection instruments and the statistical analysis as data analysis technique. A total of 252 university students participated in the study their ages ranged from 17 to 49 years. The results indicate a good internal consistency of the CDDQ and the EAC, allowing toconfirm the hypothesis of investigation formulated, that is, that the difficulties of decision making in the career have an inverse relation with the dimensions of adaptability in the career, to the extent that evidenced inverse and significant correlations between the dimensions of CDDQ and EAC.
id RCAP_792c10eef5c2154373cfa5a8acd6ca79
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/26299
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Indecisão vocacional e adaptabilidade de carreira em estudantes do ensino superiorIndecisão VocacionalAdaptabilidade na CarreiraEstudantesEnsino SuperiorVocational IndecisionCareer AdaptabilityStudentsHigher educationCom objetivo de estudar a relação entre as dificuldades de tomada de decisão na carreira com a adaptabilidade na carreira em estudantes do ensino superior. O método adotado é de natureza quantitativa e trata-se de um estudo descritivo-correlacional, onde se utilizaram como instrumentos de recolha de dados o Career Decision Difficulties Questionnaire e a Escala de Adaptabilidade na Carreira e a análise estatítisca como técnica de análise de dados. Participaram no estudo 252 estudantes universitários as suas idades variavam entre os 17 e os 49 anos. Os resultados indicam uma boa consistência interna do CDDQ e da EAC, permitindo confirmar a hipótese de investigação formulada, ou seja, de que as dificuldades de tomada de decisão na carreira têm uma relação inversa com as dimensões de adaptabilidade na carreira, na medida em que evidenciam correlações inversas e significativas entre as dimensões do CDDQ e da EAC; ABSTRACT: This research aims to study the relationship between the difficulties of career decision making and career adaptability in higher education students. The method adopted is quantitative in nature and it is a descriptive-correlational study, where the Career Decision Difficulties Questionnaire and the EAC (Career Adaptivity Scale were used as data collection instruments and the statistical analysis as data analysis technique. A total of 252 university students participated in the study their ages ranged from 17 to 49 years. The results indicate a good internal consistency of the CDDQ and the EAC, allowing toconfirm the hypothesis of investigation formulated, that is, that the difficulties of decision making in the career have an inverse relation with the dimensions of adaptability in the career, to the extent that evidenced inverse and significant correlations between the dimensions of CDDQ and EAC.Universidade de Évora2020-01-06T18:24:37Z2020-01-062019-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/26299http://hdl.handle.net/10174/26299TID:202351246porDepartamento de Psicologiasusana_tmauricio@hotmail.com681Maurício, Susana Maria Tavaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:20:57Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26299Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:38.911584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Indecisão vocacional e adaptabilidade de carreira em estudantes do ensino superior
title Indecisão vocacional e adaptabilidade de carreira em estudantes do ensino superior
spellingShingle Indecisão vocacional e adaptabilidade de carreira em estudantes do ensino superior
Maurício, Susana Maria Tavares
Indecisão Vocacional
Adaptabilidade na Carreira
Estudantes
Ensino Superior
Vocational Indecision
Career Adaptability
Students
Higher education
title_short Indecisão vocacional e adaptabilidade de carreira em estudantes do ensino superior
title_full Indecisão vocacional e adaptabilidade de carreira em estudantes do ensino superior
title_fullStr Indecisão vocacional e adaptabilidade de carreira em estudantes do ensino superior
title_full_unstemmed Indecisão vocacional e adaptabilidade de carreira em estudantes do ensino superior
title_sort Indecisão vocacional e adaptabilidade de carreira em estudantes do ensino superior
author Maurício, Susana Maria Tavares
author_facet Maurício, Susana Maria Tavares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maurício, Susana Maria Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Indecisão Vocacional
Adaptabilidade na Carreira
Estudantes
Ensino Superior
Vocational Indecision
Career Adaptability
Students
Higher education
topic Indecisão Vocacional
Adaptabilidade na Carreira
Estudantes
Ensino Superior
Vocational Indecision
Career Adaptability
Students
Higher education
description Com objetivo de estudar a relação entre as dificuldades de tomada de decisão na carreira com a adaptabilidade na carreira em estudantes do ensino superior. O método adotado é de natureza quantitativa e trata-se de um estudo descritivo-correlacional, onde se utilizaram como instrumentos de recolha de dados o Career Decision Difficulties Questionnaire e a Escala de Adaptabilidade na Carreira e a análise estatítisca como técnica de análise de dados. Participaram no estudo 252 estudantes universitários as suas idades variavam entre os 17 e os 49 anos. Os resultados indicam uma boa consistência interna do CDDQ e da EAC, permitindo confirmar a hipótese de investigação formulada, ou seja, de que as dificuldades de tomada de decisão na carreira têm uma relação inversa com as dimensões de adaptabilidade na carreira, na medida em que evidenciam correlações inversas e significativas entre as dimensões do CDDQ e da EAC; ABSTRACT: This research aims to study the relationship between the difficulties of career decision making and career adaptability in higher education students. The method adopted is quantitative in nature and it is a descriptive-correlational study, where the Career Decision Difficulties Questionnaire and the EAC (Career Adaptivity Scale were used as data collection instruments and the statistical analysis as data analysis technique. A total of 252 university students participated in the study their ages ranged from 17 to 49 years. The results indicate a good internal consistency of the CDDQ and the EAC, allowing toconfirm the hypothesis of investigation formulated, that is, that the difficulties of decision making in the career have an inverse relation with the dimensions of adaptability in the career, to the extent that evidenced inverse and significant correlations between the dimensions of CDDQ and EAC.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10T00:00:00Z
2020-01-06T18:24:37Z
2020-01-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/26299
http://hdl.handle.net/10174/26299
TID:202351246
url http://hdl.handle.net/10174/26299
identifier_str_mv TID:202351246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
susana_tmauricio@hotmail.com
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136648809676800