Ofertas presenciais e não presenciais no jogo do ultimato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maltez, Maria Inês da Gama Lobo de Faria
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/27047
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos)
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spelling Ofertas presenciais e não presenciais no jogo do ultimatoJogo do ultimatoTomada de decisãoOfertas do proponenteOfertas presenciaisOfertas não presenciaisUltimatum gameDecision makingProposer offersPresential offersNon presential offers159.947.224Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos)A presente investigação tem como principal objetivo verificar se no Jogo do Ultimato em formato presencial e interativo (participante real vs participante real) ou em formato não presencial, a partir de um computador (participante vs computador), existem diferenças entre a tomada de decisão das ofertas. Pretende-se averiguar se, em termos metodológicos, os dois contextos resultam de decisões equivalentes e chegam a resultados idênticos, contribuindo assim para o conhecimento de fatores que afetam a tomada de decisão no Jogo do Ultimato. As ofertas de dois grupos de participantes, um grupo (presencial) fazendo ofertas a um parceiro real (n=20) e um grupo (não-presencial) fazendo ofertas em computador, sem parceiro real (n=30) foram comparadas. Os resultados sugerem que não há diferenças significativas entre as ofertas na situação presencial e a não presencial, indicando que a utilização de qualquer uma das formas é válida como método de investigação.This research explores whether offers in interactive or non-interactive implementations of the Ultimatum Game situation are similar, or whether these two different formats have by themselves some influence on the offering behavior of participants. Because interactive implementations of the situation are more complex to organize and more expensive, evidence that non-interactive implementations may yield the same results is relevant information. The offers of two groups of participants, one in an interactive situation (2 partners, possibility of rejection by respondent) and the other in a non-interactive situation (offers in a computer, no reaction from a partner), were compared. Results show that there are no differences between these two sets of offers, suggesting that both forms of implementation yield the same results.Keating, JoséUniversidade do MinhoMaltez, Maria Inês da Gama Lobo de Faria20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/27047por201111080info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:38:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/27047Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:35:06.676944Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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