Fatores de motivação ou desmotivação para a prática do desporto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintão, André Araújo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/40970
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Educação Física no Ensino Básico e Secundário
id RCAP_794eff953af8f8cdbe602088af7f7d9c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40970
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fatores de motivação ou desmotivação para a prática do desporto escolarMotivation - demotivation factors to the practice of school sportsEstágio curricularEducação físicaMotivaçãoDesmotivaçãoDesporto escolarCurricular internshipPhysical educationMotivationDemotivationSchool sportsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino da Educação Física no Ensino Básico e SecundárioO presente relatório de estágio integra-se no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensino Básico e Secundário, sendo a última etapa do Mestrado. O seguinte documento divide-se em 2 capítulos, sendo o destinado à reflexão de todo o percurso deste ano, enquanto professor estagiário, e o segundo destina-se ao Projeto de Estágio. Desta forma, no 1º capítulo será apresentado o enquadramento pessoal e da instituição, e também a caracterização da turma. Este capítulo divide-se ainda em duas grandes áreas, designadamente a Área 1 – Organização e gestão do ensino-aprendizagem, distribuída por quatro conceitos fundamentais na tarefa do professor - Conceção, Planeamento, Realização e Avaliação. Neste ponto, foram descriminadas as diferentes estratégias utilizadas ao longo do ano letivo, para que os alunos pudessem adquirir o máximo de aprendizagens ao longo do ano letivo. A área 2 destina-se à participação na escola e relação com a comunidade, onde descrevo as atividades realizadas na escola, em conjunto com o grupo de Educação Física. O 2º capítulo refere-se ao Projeto de Investigação, tendo como principal objetivo perceber quais as motivações que levam os alunos a aderir, ou não, ao Desporto Escolar. Este estudo teve uma amostra de 49 alunos, divididos em 25 que não frequentam o Desporto Escolar e 24 que frequentam o Desporto Escolar. Com este estudo, percebeu-se que a principal motivação para os alunos não frequentarem o Desporto Escolar é a “3. Falta de tempo”, enquanto a principal motivação para frequentar o Desporto Escolar foi "10. Aprender novas técnicas”.This internship report is the last part of the Masters degree in Teaching Physical Education in the Elementary and Secondary School. The following document is divided in two chapters: the first chapter intends to reflect the entire course along the year as a trainee teacher, and the second is about the Internship Project. Therefore, in the 1st chapter I will introduce my personal background, the Institution, as well as the characterization of the class. This chapter is also divided in two main areas: 1 - Organization and management of teaching and learning, disseminated by four fundamental concepts in the teacher's task: Design, Planning, Implementation and Evaluation. In this area, there were distinguished the different strategies used throughout the school year so that students could acquire as much Knowledge as possible. 2 – School involvement and community relationship, describing the activities carried out at school, with the group of Physical Education. The 2nd chapter is about the Research Project. The main goal was to understand what motivates students to participate, or not, in School Sports. This study had a sample of 49 students (24 attending and 24 not attending). Through this, it was revealed that the main reason for students’ discouragement was the "3. Lack of time “, while the main motivation for joining was" 10. Learning new techniques. "Cunha, António CamiloUniversidade do MinhoQuintão, André Araújo20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/40970por201515075info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:27:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40970Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:21:47.443851Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores de motivação ou desmotivação para a prática do desporto escolar
Motivation - demotivation factors to the practice of school sports
title Fatores de motivação ou desmotivação para a prática do desporto escolar
spellingShingle Fatores de motivação ou desmotivação para a prática do desporto escolar
Quintão, André Araújo
Estágio curricular
Educação física
Motivação
Desmotivação
Desporto escolar
Curricular internship
Physical education
Motivation
Demotivation
School sports
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Fatores de motivação ou desmotivação para a prática do desporto escolar
title_full Fatores de motivação ou desmotivação para a prática do desporto escolar
title_fullStr Fatores de motivação ou desmotivação para a prática do desporto escolar
title_full_unstemmed Fatores de motivação ou desmotivação para a prática do desporto escolar
title_sort Fatores de motivação ou desmotivação para a prática do desporto escolar
author Quintão, André Araújo
author_facet Quintão, André Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, António Camilo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Quintão, André Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio curricular
Educação física
Motivação
Desmotivação
Desporto escolar
Curricular internship
Physical education
Motivation
Demotivation
School sports
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio curricular
Educação física
Motivação
Desmotivação
Desporto escolar
Curricular internship
Physical education
Motivation
Demotivation
School sports
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Educação Física no Ensino Básico e Secundário
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/40970
url http://hdl.handle.net/1822/40970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201515075
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132685546815488