Fatores para a motivação ou desmotivação à participação nas aulas de Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Futsal e Futebol |
Texto Completo: | https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/355 |
Resumo: | Introdução: Nos dias atuais é muito difícil motivar os alunos a participarem das aulas de Educação Física e é de fundamental importância que o professor esteja preparado e atento para que essa evasão não ocorra em suas aulas. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi identificar os fatores que causam a motivação e a desmotivação nos alunos. Materiais e Métodos: Foi utilizado um questionário contendo diversas situações que podem proporcionar tal estado nos pesquisados. Resultado: Foram identificados fatores como a quadra ser muito quente, as críticas dos colegas quando se erra e o que se sente quando isso acontece como principais desmotivadores. Já os motivadores foram, a diversidade de atividades, sentir prazer e sentir-se bem ao pratica-las assim como sentir-se capaz de realizar essas ações, a interação e o prazer de estar com os colegas e o fato do professor sempre incentivar quando se erra. Discussão: Provou-se de fundamental importância a presença do professor como um fator motivador sempre evitando situações como as citadas para que se obtenha melhor resultado. Conclusão: Os fatores motivacionais e desmotivacionais tem forte ligação entre si sendo que muitas vezes a intervenção do professor considerada ponto chave para maior participação nas aulas. |
id |
IBPEFEX-1_43d345036d7b6876e5138843b1d76a87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.rbff.com.br:article/355 |
network_acronym_str |
IBPEFEX-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Futsal e Futebol |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores para a motivação ou desmotivação à participação nas aulas de Educação FísicaFactors for motivation or demotivation for participating in physical education classes Factores que motivan o desmotivan la participación en las clases de Educación FísicaFatores para a motivação ou desmotivação à participação nas aulas de Educação FísicaFattori per motivare o demotivare la partecipazione alle lezioni di Educazione FisicaMotivationDemotivationPhysical EducationMotivaciónDesmotivaciónEducación FísicaMotivazioneDemotivazioneEducazione fisicaMotivaçãoDesmotivaçãoEducação físicaMotivaçãoDesmotivaçãoEducação físicaIntrodução: Nos dias atuais é muito difícil motivar os alunos a participarem das aulas de Educação Física e é de fundamental importância que o professor esteja preparado e atento para que essa evasão não ocorra em suas aulas. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi identificar os fatores que causam a motivação e a desmotivação nos alunos. Materiais e Métodos: Foi utilizado um questionário contendo diversas situações que podem proporcionar tal estado nos pesquisados. Resultado: Foram identificados fatores como a quadra ser muito quente, as críticas dos colegas quando se erra e o que se sente quando isso acontece como principais desmotivadores. Já os motivadores foram, a diversidade de atividades, sentir prazer e sentir-se bem ao pratica-las assim como sentir-se capaz de realizar essas ações, a interação e o prazer de estar com os colegas e o fato do professor sempre incentivar quando se erra. Discussão: Provou-se de fundamental importância a presença do professor como um fator motivador sempre evitando situações como as citadas para que se obtenha melhor resultado. Conclusão: Os fatores motivacionais e desmotivacionais tem forte ligação entre si sendo que muitas vezes a intervenção do professor considerada ponto chave para maior participação nas aulas.Introduction: In this current day and age, it is becoming increasingly difficult to motivate students to participate in Physical Education (P.E.) classes. In this sense, teachers must take adequate measures to ensure P.E. "evasion" does not occur in their classes. Purpose: the aim of this study was to identify the principle factors that cause students to be either motivated or demotivated in P.E. classes. Materials and Methods: To achieve this, students were asked to complete a questionnaire containing an array of situations, of which results provided adequate information on their stance towards P.E. Results: Factors such as the high temperature of the court, peer criticism and consequent frustration/emotional damage, were deemed as highly demotivating. However, results also showed a "healthier" list of motivational factors. The most frequent responses tended to be the variety of activities available and the subsequent feeling of confidence when achieving the set objective(s), the elation of participating with peers, and the ongoing encouragement from a dedicated teacher. Discussion: Without a doubt, the most prominent information received was the fundamental importance of the P.E. teacher's presence as a role model and motivating factor. Additionally, an increase of motivation was perceived whenever the teacher took measures to avoid the aforementioned factors responsible for demotivation. Conclusion: Motivational and de-motivational factors share a strong connection in the sense that teacher intervention, in both instances, is considered key to greater student participation in P.E. classes. Introducción: Hoy en día es muy difícil motivar a los estudiantes a participar en las clases de Educación Física y es de fundamental importancia que el docente esté preparado y atento para que esta evasión no se presente en sus clases. Objetivo: El objetivo de esta investigación fue identificar los factores que provocan la motivación y desmotivación en los estudiantes. Materiales y Métodos: Se utilizó un cuestionario que contiene varias situaciones que pueden brindar tal estado en lo investigado. Resultado: Factores como el calor de la cancha, las críticas de los compañeros cuando cometes un error y lo que sientes cuando esto sucede se identificaron como los principales desmotivadores. Los motivadores fueron, la diversidad de actividades, sentir placer y sentirse bien al practicarlas así como sentirse capaz de realizar estas acciones, la interacción y el placer de estar con los compañeros y el hecho de que el docente siempre alienta cuando se equivoca. Discusión: La presencia del docente demostró ser de fundamental importancia como factor motivador, evitando siempre situaciones como las mencionadas para obtener mejores resultados. Conclusión: Los factores motivacionales y desmotivadores tienen una fuerte conexión entre sí, y muchas veces la intervención del docente es considerada un punto clave para una mayor participación en las clases. Introdução: Nos dias atuais é muito difícil motivar os alunos a participarem das aulas de Educação Física e é de fundamental importância que o professor esteja preparado e atento para que essa evasão não ocorra em suas aulas. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi identificar os fatores que causam a motivação e a desmotivação nos alunos. Materiais e Métodos: Foi utilizado um questionário contendo diversas situações que podem proporcionar tal estado nos pesquisados. Resultado: Foram identificados fatores como a quadra ser muito quente, as críticas dos colegas quando se erra e o que se sente quando isso acontece como principais desmotivadores. Já os motivadores foram, a diversidade de atividades, sentir prazer e sentir-se bem ao pratica-las assim como sentir-se capaz de realizar essas ações, a interação e o prazer de estar com os colegas e o fato do professor sempre incentivar quando se erra. Discussão: Provou-se de fundamental importância a presença do professor como um fator motivador sempre evitando situações como as citadas para que se obtenha melhor resultado. Conclusão: Os fatores motivacionais e desmotivacionais tem forte ligação entre si sendo que muitas vezes a intervenção do professor considerada ponto chave para maior participação nas aulas.Introduzione: Al giorno d'oggi è molto difficile motivare gli studenti a partecipare alle lezioni di Educazione Fisica ed è di fondamentale importanza che l'insegnante sia preparato e attento affinché questa evasione non si verifichi nelle loro classi. Obiettivo: L'obiettivo di questa ricerca era identificare i fattori che causano motivazione e demotivazione negli studenti. Materiali e metodi: è stato utilizzato un questionario contenente diverse situazioni che possono fornire un tale stato nella ricerca. Risultato: fattori come il fatto che il tribunale è molto caldo, le critiche dei colleghi quando commetti un errore e ciò che provi quando ciò accade sono stati identificati come i principali demotivatori. Le motivazioni erano la diversità delle attività, il piacere e il sentirsi bene quando le praticavano, oltre a sentirsi in grado di eseguire queste azioni, l'interazione e il piacere di stare con i colleghi e il fatto che l'insegnante incoraggia sempre quando è sbagliato. Discussione: La presenza del docente si è rivelata di fondamentale importanza come fattore motivante, evitando sempre situazioni come quelle citate per ottenere risultati migliori. Conclusione: I fattori motivazionali e demotivazionali hanno una forte connessione tra loro e l'intervento dell'insegnante è spesso considerato un punto chiave per una maggiore partecipazione alle classi.IBPEFEX2016-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/355RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 7 n. 27 (2015): Edição Especial; 548-553RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football; Vol. 7 No. 27 (2015): Special edition; 548-553RBFF - Revista Brasileña de Fútbol Sala y Fútbol; Vol. 7 Núm. 27 (2015): Edicion especial; 548-553RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 7 n. 27 (2015): Edição Especial; 548-553RBFF - Rivista Brasiliana di Futsal e Calcio; V. 7 N. 27 (2015): Edizione speciale; 548-5531984-4956reponame:Revista Brasileira de Futsal e Futebolinstname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)instacron:IBPEFEXporhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/355/324Carvalho, Leandro Coutinho Vilela deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-15T20:42:17Zoai:ojs.www.rbff.com.br:article/355Revistahttps://www.rbff.com.br/index.php/rbffONGhttp://www.rbff.com.br/index.php/rbff/oai||ac-navarro@uol.com.br|| francisconunesnavarro@gmail.com1984-49561984-4956opendoar:2023-09-15T20:42:17Revista Brasileira de Futsal e Futebol - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores para a motivação ou desmotivação à participação nas aulas de Educação Física Factors for motivation or demotivation for participating in physical education classes Factores que motivan o desmotivan la participación en las clases de Educación Física Fatores para a motivação ou desmotivação à participação nas aulas de Educação Física Fattori per motivare o demotivare la partecipazione alle lezioni di Educazione Fisica |
title |
Fatores para a motivação ou desmotivação à participação nas aulas de Educação Física |
spellingShingle |
Fatores para a motivação ou desmotivação à participação nas aulas de Educação Física Carvalho, Leandro Coutinho Vilela de Motivation Demotivation Physical Education Motivación Desmotivación Educación Física Motivazione Demotivazione Educazione fisica Motivação Desmotivação Educação física Motivação Desmotivação Educação física |
title_short |
Fatores para a motivação ou desmotivação à participação nas aulas de Educação Física |
title_full |
Fatores para a motivação ou desmotivação à participação nas aulas de Educação Física |
title_fullStr |
Fatores para a motivação ou desmotivação à participação nas aulas de Educação Física |
title_full_unstemmed |
Fatores para a motivação ou desmotivação à participação nas aulas de Educação Física |
title_sort |
Fatores para a motivação ou desmotivação à participação nas aulas de Educação Física |
author |
Carvalho, Leandro Coutinho Vilela de |
author_facet |
Carvalho, Leandro Coutinho Vilela de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Leandro Coutinho Vilela de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivation Demotivation Physical Education Motivación Desmotivación Educación Física Motivazione Demotivazione Educazione fisica Motivação Desmotivação Educação física Motivação Desmotivação Educação física |
topic |
Motivation Demotivation Physical Education Motivación Desmotivación Educación Física Motivazione Demotivazione Educazione fisica Motivação Desmotivação Educação física Motivação Desmotivação Educação física |
description |
Introdução: Nos dias atuais é muito difícil motivar os alunos a participarem das aulas de Educação Física e é de fundamental importância que o professor esteja preparado e atento para que essa evasão não ocorra em suas aulas. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi identificar os fatores que causam a motivação e a desmotivação nos alunos. Materiais e Métodos: Foi utilizado um questionário contendo diversas situações que podem proporcionar tal estado nos pesquisados. Resultado: Foram identificados fatores como a quadra ser muito quente, as críticas dos colegas quando se erra e o que se sente quando isso acontece como principais desmotivadores. Já os motivadores foram, a diversidade de atividades, sentir prazer e sentir-se bem ao pratica-las assim como sentir-se capaz de realizar essas ações, a interação e o prazer de estar com os colegas e o fato do professor sempre incentivar quando se erra. Discussão: Provou-se de fundamental importância a presença do professor como um fator motivador sempre evitando situações como as citadas para que se obtenha melhor resultado. Conclusão: Os fatores motivacionais e desmotivacionais tem forte ligação entre si sendo que muitas vezes a intervenção do professor considerada ponto chave para maior participação nas aulas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/355 |
url |
https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/355/324 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBPEFEX |
publisher.none.fl_str_mv |
IBPEFEX |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 7 n. 27 (2015): Edição Especial; 548-553 RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football; Vol. 7 No. 27 (2015): Special edition; 548-553 RBFF - Revista Brasileña de Fútbol Sala y Fútbol; Vol. 7 Núm. 27 (2015): Edicion especial; 548-553 RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 7 n. 27 (2015): Edição Especial; 548-553 RBFF - Rivista Brasiliana di Futsal e Calcio; V. 7 N. 27 (2015): Edizione speciale; 548-553 1984-4956 reponame:Revista Brasileira de Futsal e Futebol instname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX) instacron:IBPEFEX |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX) |
instacron_str |
IBPEFEX |
institution |
IBPEFEX |
reponame_str |
Revista Brasileira de Futsal e Futebol |
collection |
Revista Brasileira de Futsal e Futebol |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Futsal e Futebol - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ac-navarro@uol.com.br|| francisconunesnavarro@gmail.com |
_version_ |
1798949730167816192 |