Medidas de disponibilidade a pagar por atributos de voos comerciais : uma aplicação do modelo de McFadden ao corredor aéreo Ponta Delgada – Terceira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, José Cabral
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Menezes, António Gomes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/1138
Resumo: Este trabalho analisa as preferências dos consumidores do serviço de transporte aéreo entre São Miguel e Terceira: o mais importante corredor aéreo nos Açores. Dada a forte regulação histórica e actual que caracteriza este serviço, não há dados do tipo preferências reveladas. Contudo, o conhecimento das preferências dos consumidores é incontornável na implementação de políticas que promovam o bem-estar social. Assim, realizou-se um stated preferences choice game conducente à estimação dum modelo microeconométrico do tipo McFadden (1974): logit condicional. Os resultados estimados são estatisticamente significativos e revelam medidas de disponibilidade a pagar economicamente elevadas por atributos como garantia de pontualidade e penalidades por alterações nas passagens. A disponibilidade a pagar por mais um voo diário é deveras baixa. Este último resultado é importante no debate se este mercado é um monopólio natural.
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