Educação Social e Aprendizagem e Serviço (ApS): uma forma de educação experiencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/3168 https://doi.org/Abelha, M., Fernandes, S., Miguel, I., & Sousa, E. (2020). Educação social e aprendizagem e serviço (ApS): uma forma de educação experiencial. Laplage em Revista, 6(3), 38-53. https://doi.org/10.24115/S2446-6220202063935p.38-53. Disponível no Repositório UPT, http://repositorio.uportu.pt:8080/handle/11328/3168 https://doi.org/10.24115/S2446-6220202063935p.38-53 |
Resumo: | A Aprendizagem e Serviço (ApS) constitui uma forma de educação experiencial que combina objetivos de aprendizagem com o serviço na/com a comunidade. Este artigo apresenta uma experiência de ApS que decorreu numa IES privada, em Portugal. Os participantes no estudo são estudantes do 2ºano da Licenciatura em Educação Social. O projeto integrou três unidades curriculares: i) Planeamento, Gestão e Avaliação de Projetos Sociais; ii) Mediação Educacional; iii) Psicologia Social. A experiência ApS também envolveu um parceiro da comunidade local, onde os estudantes implementaram as suas atividades. Os resultados da avaliação da experiência, partindo do feedback recolhido junto dos estudantes, professores e membros da comunidade, revelam um balanço positivo das potencialidades desta nova abordagem educacional, destacando-se a participação e o envolvimento ativo dos estudantes, a articulação entre a teoria e a prática e o desenvolvimento de competências como o trabalho em equipa, a reflexão crítica e o compromisso social e ético. |
id |
RCAP_7955085dea44fa065138c1015c1af868 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/3168 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação Social e Aprendizagem e Serviço (ApS): uma forma de educação experiencialEducação SocialAprendizagem e ServiçoCompetências transversaisA Aprendizagem e Serviço (ApS) constitui uma forma de educação experiencial que combina objetivos de aprendizagem com o serviço na/com a comunidade. Este artigo apresenta uma experiência de ApS que decorreu numa IES privada, em Portugal. Os participantes no estudo são estudantes do 2ºano da Licenciatura em Educação Social. O projeto integrou três unidades curriculares: i) Planeamento, Gestão e Avaliação de Projetos Sociais; ii) Mediação Educacional; iii) Psicologia Social. A experiência ApS também envolveu um parceiro da comunidade local, onde os estudantes implementaram as suas atividades. Os resultados da avaliação da experiência, partindo do feedback recolhido junto dos estudantes, professores e membros da comunidade, revelam um balanço positivo das potencialidades desta nova abordagem educacional, destacando-se a participação e o envolvimento ativo dos estudantes, a articulação entre a teoria e a prática e o desenvolvimento de competências como o trabalho em equipa, a reflexão crítica e o compromisso social e ético.UFSCAR-Campus Sorocaba/SP2020-09-01T14:21:54Z2020-09-012020-08-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/3168https://doi.org/Abelha, M., Fernandes, S., Miguel, I., & Sousa, E. (2020). Educação social e aprendizagem e serviço (ApS): uma forma de educação experiencial. Laplage em Revista, 6(3), 38-53. https://doi.org/10.24115/S2446-6220202063935p.38-53. Disponível no Repositório UPT, http://repositorio.uportu.pt:8080/handle/11328/3168http://hdl.handle.net/11328/3168https://doi.org/10.24115/S2446-6220202063935p.38-53por2446-6220https://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/935http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAbelha, MartaFernandes, SandraMiguel, IsabelSousa, Edgarreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:07:11Zoai:repositorio.upt.pt:11328/3168Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:47.832590Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Social e Aprendizagem e Serviço (ApS): uma forma de educação experiencial |
title |
Educação Social e Aprendizagem e Serviço (ApS): uma forma de educação experiencial |
spellingShingle |
Educação Social e Aprendizagem e Serviço (ApS): uma forma de educação experiencial Abelha, Marta Educação Social Aprendizagem e Serviço Competências transversais |
title_short |
Educação Social e Aprendizagem e Serviço (ApS): uma forma de educação experiencial |
title_full |
Educação Social e Aprendizagem e Serviço (ApS): uma forma de educação experiencial |
title_fullStr |
Educação Social e Aprendizagem e Serviço (ApS): uma forma de educação experiencial |
title_full_unstemmed |
Educação Social e Aprendizagem e Serviço (ApS): uma forma de educação experiencial |
title_sort |
Educação Social e Aprendizagem e Serviço (ApS): uma forma de educação experiencial |
author |
Abelha, Marta |
author_facet |
Abelha, Marta Fernandes, Sandra Miguel, Isabel Sousa, Edgar |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Sandra Miguel, Isabel Sousa, Edgar |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abelha, Marta Fernandes, Sandra Miguel, Isabel Sousa, Edgar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Social Aprendizagem e Serviço Competências transversais |
topic |
Educação Social Aprendizagem e Serviço Competências transversais |
description |
A Aprendizagem e Serviço (ApS) constitui uma forma de educação experiencial que combina objetivos de aprendizagem com o serviço na/com a comunidade. Este artigo apresenta uma experiência de ApS que decorreu numa IES privada, em Portugal. Os participantes no estudo são estudantes do 2ºano da Licenciatura em Educação Social. O projeto integrou três unidades curriculares: i) Planeamento, Gestão e Avaliação de Projetos Sociais; ii) Mediação Educacional; iii) Psicologia Social. A experiência ApS também envolveu um parceiro da comunidade local, onde os estudantes implementaram as suas atividades. Os resultados da avaliação da experiência, partindo do feedback recolhido junto dos estudantes, professores e membros da comunidade, revelam um balanço positivo das potencialidades desta nova abordagem educacional, destacando-se a participação e o envolvimento ativo dos estudantes, a articulação entre a teoria e a prática e o desenvolvimento de competências como o trabalho em equipa, a reflexão crítica e o compromisso social e ético. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-01T14:21:54Z 2020-09-01 2020-08-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/3168 https://doi.org/Abelha, M., Fernandes, S., Miguel, I., & Sousa, E. (2020). Educação social e aprendizagem e serviço (ApS): uma forma de educação experiencial. Laplage em Revista, 6(3), 38-53. https://doi.org/10.24115/S2446-6220202063935p.38-53. Disponível no Repositório UPT, http://repositorio.uportu.pt:8080/handle/11328/3168 http://hdl.handle.net/11328/3168 https://doi.org/10.24115/S2446-6220202063935p.38-53 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/3168 https://doi.org/Abelha, M., Fernandes, S., Miguel, I., & Sousa, E. (2020). Educação social e aprendizagem e serviço (ApS): uma forma de educação experiencial. Laplage em Revista, 6(3), 38-53. https://doi.org/10.24115/S2446-6220202063935p.38-53. Disponível no Repositório UPT, http://repositorio.uportu.pt:8080/handle/11328/3168 https://doi.org/10.24115/S2446-6220202063935p.38-53 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2446-6220 https://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/935 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFSCAR-Campus Sorocaba/SP |
publisher.none.fl_str_mv |
UFSCAR-Campus Sorocaba/SP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134958966538240 |