Educação Social e Aprendizagem e Serviço (ApS): uma forma de educação experiencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abelha, Marta
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fernandes, Sandra, Miguel, Isabel, Sousa, Edgar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/3168
https://doi.org/Abelha, M., Fernandes, S., Miguel, I., & Sousa, E. (2020). Educação social e aprendizagem e serviço (ApS): uma forma de educação experiencial. Laplage em Revista, 6(3), 38-53. https://doi.org/10.24115/S2446-6220202063935p.38-53. Disponível no Repositório UPT, http://repositorio.uportu.pt:8080/handle/11328/3168
https://doi.org/10.24115/S2446-6220202063935p.38-53
Resumo: A Aprendizagem e Serviço (ApS) constitui uma forma de educação experiencial que combina objetivos de aprendizagem com o serviço na/com a comunidade. Este artigo apresenta uma experiência de ApS que decorreu numa IES privada, em Portugal. Os participantes no estudo são estudantes do 2ºano da Licenciatura em Educação Social. O projeto integrou três unidades curriculares: i) Planeamento, Gestão e Avaliação de Projetos Sociais; ii) Mediação Educacional; iii) Psicologia Social. A experiência ApS também envolveu um parceiro da comunidade local, onde os estudantes implementaram as suas atividades. Os resultados da avaliação da experiência, partindo do feedback recolhido junto dos estudantes, professores e membros da comunidade, revelam um balanço positivo das potencialidades desta nova abordagem educacional, destacando-se a participação e o envolvimento ativo dos estudantes, a articulação entre a teoria e a prática e o desenvolvimento de competências como o trabalho em equipa, a reflexão crítica e o compromisso social e ético.
id RCAP_7955085dea44fa065138c1015c1af868
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/3168
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação Social e Aprendizagem e Serviço (ApS): uma forma de educação experiencialEducação SocialAprendizagem e ServiçoCompetências transversaisA Aprendizagem e Serviço (ApS) constitui uma forma de educação experiencial que combina objetivos de aprendizagem com o serviço na/com a comunidade. Este artigo apresenta uma experiência de ApS que decorreu numa IES privada, em Portugal. Os participantes no estudo são estudantes do 2ºano da Licenciatura em Educação Social. O projeto integrou três unidades curriculares: i) Planeamento, Gestão e Avaliação de Projetos Sociais; ii) Mediação Educacional; iii) Psicologia Social. A experiência ApS também envolveu um parceiro da comunidade local, onde os estudantes implementaram as suas atividades. Os resultados da avaliação da experiência, partindo do feedback recolhido junto dos estudantes, professores e membros da comunidade, revelam um balanço positivo das potencialidades desta nova abordagem educacional, destacando-se a participação e o envolvimento ativo dos estudantes, a articulação entre a teoria e a prática e o desenvolvimento de competências como o trabalho em equipa, a reflexão crítica e o compromisso social e ético.UFSCAR-Campus Sorocaba/SP2020-09-01T14:21:54Z2020-09-012020-08-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/3168https://doi.org/Abelha, M., Fernandes, S., Miguel, I., & Sousa, E. (2020). Educação social e aprendizagem e serviço (ApS): uma forma de educação experiencial. Laplage em Revista, 6(3), 38-53. https://doi.org/10.24115/S2446-6220202063935p.38-53. Disponível no Repositório UPT, http://repositorio.uportu.pt:8080/handle/11328/3168http://hdl.handle.net/11328/3168https://doi.org/10.24115/S2446-6220202063935p.38-53por2446-6220https://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/935http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAbelha, MartaFernandes, SandraMiguel, IsabelSousa, Edgarreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:07:11Zoai:repositorio.upt.pt:11328/3168Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:47.832590Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação Social e Aprendizagem e Serviço (ApS): uma forma de educação experiencial
title Educação Social e Aprendizagem e Serviço (ApS): uma forma de educação experiencial
spellingShingle Educação Social e Aprendizagem e Serviço (ApS): uma forma de educação experiencial
Abelha, Marta
Educação Social
Aprendizagem e Serviço
Competências transversais
title_short Educação Social e Aprendizagem e Serviço (ApS): uma forma de educação experiencial
title_full Educação Social e Aprendizagem e Serviço (ApS): uma forma de educação experiencial
title_fullStr Educação Social e Aprendizagem e Serviço (ApS): uma forma de educação experiencial
title_full_unstemmed Educação Social e Aprendizagem e Serviço (ApS): uma forma de educação experiencial
title_sort Educação Social e Aprendizagem e Serviço (ApS): uma forma de educação experiencial
author Abelha, Marta
author_facet Abelha, Marta
Fernandes, Sandra
Miguel, Isabel
Sousa, Edgar
author_role author
author2 Fernandes, Sandra
Miguel, Isabel
Sousa, Edgar
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abelha, Marta
Fernandes, Sandra
Miguel, Isabel
Sousa, Edgar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Social
Aprendizagem e Serviço
Competências transversais
topic Educação Social
Aprendizagem e Serviço
Competências transversais
description A Aprendizagem e Serviço (ApS) constitui uma forma de educação experiencial que combina objetivos de aprendizagem com o serviço na/com a comunidade. Este artigo apresenta uma experiência de ApS que decorreu numa IES privada, em Portugal. Os participantes no estudo são estudantes do 2ºano da Licenciatura em Educação Social. O projeto integrou três unidades curriculares: i) Planeamento, Gestão e Avaliação de Projetos Sociais; ii) Mediação Educacional; iii) Psicologia Social. A experiência ApS também envolveu um parceiro da comunidade local, onde os estudantes implementaram as suas atividades. Os resultados da avaliação da experiência, partindo do feedback recolhido junto dos estudantes, professores e membros da comunidade, revelam um balanço positivo das potencialidades desta nova abordagem educacional, destacando-se a participação e o envolvimento ativo dos estudantes, a articulação entre a teoria e a prática e o desenvolvimento de competências como o trabalho em equipa, a reflexão crítica e o compromisso social e ético.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-01T14:21:54Z
2020-09-01
2020-08-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/3168
https://doi.org/Abelha, M., Fernandes, S., Miguel, I., & Sousa, E. (2020). Educação social e aprendizagem e serviço (ApS): uma forma de educação experiencial. Laplage em Revista, 6(3), 38-53. https://doi.org/10.24115/S2446-6220202063935p.38-53. Disponível no Repositório UPT, http://repositorio.uportu.pt:8080/handle/11328/3168
http://hdl.handle.net/11328/3168
https://doi.org/10.24115/S2446-6220202063935p.38-53
url http://hdl.handle.net/11328/3168
https://doi.org/Abelha, M., Fernandes, S., Miguel, I., & Sousa, E. (2020). Educação social e aprendizagem e serviço (ApS): uma forma de educação experiencial. Laplage em Revista, 6(3), 38-53. https://doi.org/10.24115/S2446-6220202063935p.38-53. Disponível no Repositório UPT, http://repositorio.uportu.pt:8080/handle/11328/3168
https://doi.org/10.24115/S2446-6220202063935p.38-53
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2446-6220
https://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/935
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSCAR-Campus Sorocaba/SP
publisher.none.fl_str_mv UFSCAR-Campus Sorocaba/SP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134958966538240