Pintando pontes entre a geometria e a obra de arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/23424 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015 |
id |
RCAP_797f9e37d6efcb94c951db1687263676 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/23424 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pintando pontes entre a geometria e a obra de arteArtes visuaisMetodologias de ensinoGeometriaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2015Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015Neste relatório, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, apresenta-se e descreve-se o processo de implementação de uma unidade de trabalho intitulada “Geometria, natureza e arte”, numa turma do 7.º Ano de Escolaridade do 3.º Ciclo do Ensino Básico dos Salesianos de Manique-Escola. Este estudo, que decorreu no 1.º Período do ano letivo 2014/2015, teve como objetivo familiarizar os alunos com o conteúdo “geometria” no âmbito da disciplina de Educação Visual. Para fundamentar a investigação, apresentam-se as teorias pedagógicas, as metodologias, as estratégias e os recursos didáticos específicos que concorreram para alcançar o objetivo da intervenção, nomeadamente: a metodologia projetual, na seleção e articulação dos conteúdos, assim como no faseamento do projeto; a abordagem triangular, nas dimensões conhecer, contextualizar e fazer; a abordagem mimética, na fase de aprendizagem inicial; e, por fim, a abordagem expressionista, na concretização final de uma produção artística visual livre. A unidade de trabalho desenvolvida permitiu aos alunos facilitar aprendizagens, aprofundar e consolidar conhecimentos no domínio da geometria, com a qual convivem naturalmente, ao observarem a natureza e a arte, no seu quotidiano. Os resultados obtidos indicam que os alunos, embora com alguma relutância nas aulas iniciais, para além de terem alcançado o sucesso escolar no que concerne às Metas Curriculares definidas para a Educação Visual do 3.º Ciclo do Ensino Básico, despertaram para a geometria, sendo hoje capazes de observar e compreender comportamentos geométricos, na natureza e na arte, o que é fruto desse novo entendimento.In this report, carried out under supervised teaching practice, we present and describe the process of implementing a work unit entitled "Geometry, nature and art," which aimed at familiarizing the students with the "geometry" contents in the subject of Visual Education in the 3rd cycle of Basic Education, during the first term of the school year 2014/2015. To support the research, we present the pedagogical theories, methodologies, strategies and specific teaching resources that contributed to achieve the goal set for this intervention, namely: the architectural design methodology; the selection and articulation of the contents, as well as the project phasing ; the triangular approach in its three dimensions: know, contextualize and do; the mimetic approach in the initial learning phase, and finally, the Expressionist approach, the final embodiment of a free artistic visual production. The work unit developed has helped to further the learning content "geometry" in the 3rd Cycle of Basic Education. During this unit students deepened and consolidated their knowledge in the field of geometry, with which they live naturally, and to observe nature and art in their daily lives. The results show that the students, although somehow reluctantly during the first classes, not only achieved academic success with regard to the goals set for the subject of Visual Education of the 3rd Cycle of Basic Education, but also became aware of their ability to observe and understand geometric behaviours in nature and art.Palaré, Odete Rodrigues, 1971-Repositório da Universidade de LisboaSimões, Ana Maria Ribeiro, 1962-2016-04-18T14:38:40Z20152015-09-282015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23424TID:201370409porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:11:26Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23424Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:46.625338Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pintando pontes entre a geometria e a obra de arte |
title |
Pintando pontes entre a geometria e a obra de arte |
spellingShingle |
Pintando pontes entre a geometria e a obra de arte Simões, Ana Maria Ribeiro, 1962- Artes visuais Metodologias de ensino Geometria Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015 |
title_short |
Pintando pontes entre a geometria e a obra de arte |
title_full |
Pintando pontes entre a geometria e a obra de arte |
title_fullStr |
Pintando pontes entre a geometria e a obra de arte |
title_full_unstemmed |
Pintando pontes entre a geometria e a obra de arte |
title_sort |
Pintando pontes entre a geometria e a obra de arte |
author |
Simões, Ana Maria Ribeiro, 1962- |
author_facet |
Simões, Ana Maria Ribeiro, 1962- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Palaré, Odete Rodrigues, 1971- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Ana Maria Ribeiro, 1962- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes visuais Metodologias de ensino Geometria Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015 |
topic |
Artes visuais Metodologias de ensino Geometria Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015 |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-09-28 2015-01-01T00:00:00Z 2016-04-18T14:38:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/23424 TID:201370409 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/23424 |
identifier_str_mv |
TID:201370409 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134318137704448 |