Narrativas contemporâneas do neorrealismo : exploração em Desenho A - 11º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Maria Eduarda Silva, 1981-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/22995
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2015
id RCAP_db1c667bc58a7a1a41a26af777702dbe
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/22995
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Narrativas contemporâneas do neorrealismo : exploração em Desenho A - 11º anoArtes visuaisMetodologias de ensinoCulturaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2015Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2015Neste relatório, realizado no contexto da Prática de Ensino Supervisionada, apresenta-se e descreve-se o processo de implementação de uma unidade de trabalho intitulada “Narrativas Contemporâneas do Neorrealismo”, numa turma do 11.º Ano do Ensino Secundário, na Escola Prof.º Reynaldo dos Santos, em Vila Franca de Xira. Este estudo, realizado no âmbito da lecionação de Desenho A, decorreu no 1.º Período do Ano Letivo de 2015/2014, e teve como objetivo familiarizar os alunos com conceitos da Cultura Visual, através de uma abordagem simultaneamente formalista e construtivista, que os aproximou do Neorrealismo, movimento artístico com forte presença no concelho vila-franquense. Para fundamentar a investigação, apresentam-se as teorias pedagógicas, as metodologias, as estratégias e os recursos didáticos específicos que concorreram para alcançar o objetivo da intervenção, nomeadamente: a metodologia de investigação-ação, na seleção e articulação dos conteúdos, assim como no faseamento da unidade de trabalho; a abordagem triangular, nas dimensões conhecer, contextualizar e fazer; a abordagem mimética na aquisição de conhecimentos do Desenho A (conteúdo: sentido), e a abordagem construtivista na concretização final de narrativas visuais e escritas, numa apropriação contemporânea do Neorrealismo. Ao longo desta unidade, os alunos aproximam-se do Neorrealismo, numa abordagem transdisciplinar (que envolveu a História, a Literatura, as Artes e a Cultura Visual), numa dinâmica semelhante à preconizada pelo movimento formalista DBAE e pela proposta triangular de Ana Mae Barbosa, mas também imbuída no espírito do construtivismo social, enquanto corrente que visa situar e autonomizar o sujeito no mundo. Os resultados obtidos indicam que a unidade Narrativas Contemporâneas do Neorrealismo, não só permitiu facilitar aprendizagens, aprofundar e consolidar conhecimentos nos domínios do Desenho A e da História e Cultura das Artes, concorrendo para os bons resultados na avaliação escolar, como também contribuiu para que os alunos se consciencializassem de problemáticas sociais do seu tempo e se expressassem relativamente a elas, compreendendo o sentido do Desenho, enquanto linguagem estruturante na apropriação e re-significação da Cultura Visual.In this report, which was carried out in the context of Supervised Teaching Practice, it is presented and described the process of implementing a unit of work named "Narratives of Contemporary NeoRealism" in a 11th year class, Secondary Education, in Prof.º Reynaldo dos Santos School in Vila Franca de Xira. This study was carried out in the subject Desenho A (Design A) during the 1st term of the school year 2015/2014 and it aimed to familiarize students with concepts of Visual Culture through both a formal and constructive approach, this brought them close to Neorealism an artistic movement with strong presence in the region of Vila Franca de Xira. To support the research, pedagogical theories, methodologies, strategies and specific teaching resources that contributed to achieve the aim of the intervention are presented here, in particular, the methodology of action-research in the selection and organisation of content, as well as in the steps of the work unit; the triangular approach, in the dimensions knowing, contextualizing and doing; the mimetic approach in the acquisition of knowledge in the subject Desenho A ( Design A ) (content: meaning) and the constructivist approach in the final realization of visual and written narratives, in a contemporary appropriation of Neorealism with the representation in action of objects that functioned as referents. Throughout this unit students approached to Neorealism, according to a multidisciplinary approach (involving History, Literature, Arts and Visual Culture), in a dynamic similar to the one advocated by the formalist movement DBAE and the triangular proposal of Anna Mae Barbosa and also imbued in the spirit of social constructivism as a current that aims to situate and empower the individual in the world. The achieved results show that the unit “Contemporary Narratives of Neorealism” helped to further learning, deepen and consolidate knowledge in the fields of Design A and History and Culture of Arts, contributed to the students’ success, made the students be more aware of today’s social issues and express themselves in relation to them, understanding the meaning of design as a structural language in the appropriation and re-signification of Visual Culture.Palaré, Odete RodriguesSousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-Repositório da Universidade de LisboaMendes, Maria Eduarda Silva, 1981-2016-03-10T18:43:58Z20152015-10-072015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/22995TID:201370735porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:10:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/22995Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:29.657236Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas contemporâneas do neorrealismo : exploração em Desenho A - 11º ano
title Narrativas contemporâneas do neorrealismo : exploração em Desenho A - 11º ano
spellingShingle Narrativas contemporâneas do neorrealismo : exploração em Desenho A - 11º ano
Mendes, Maria Eduarda Silva, 1981-
Artes visuais
Metodologias de ensino
Cultura
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
title_short Narrativas contemporâneas do neorrealismo : exploração em Desenho A - 11º ano
title_full Narrativas contemporâneas do neorrealismo : exploração em Desenho A - 11º ano
title_fullStr Narrativas contemporâneas do neorrealismo : exploração em Desenho A - 11º ano
title_full_unstemmed Narrativas contemporâneas do neorrealismo : exploração em Desenho A - 11º ano
title_sort Narrativas contemporâneas do neorrealismo : exploração em Desenho A - 11º ano
author Mendes, Maria Eduarda Silva, 1981-
author_facet Mendes, Maria Eduarda Silva, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palaré, Odete Rodrigues
Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Maria Eduarda Silva, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais
Metodologias de ensino
Cultura
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
topic Artes visuais
Metodologias de ensino
Cultura
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-10-07
2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-10T18:43:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/22995
TID:201370735
url http://hdl.handle.net/10451/22995
identifier_str_mv TID:201370735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134314156261376