Narrativas contemporâneas do neorrealismo : exploração em Desenho A - 11º ano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/22995 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2015 |
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Narrativas contemporâneas do neorrealismo : exploração em Desenho A - 11º anoArtes visuaisMetodologias de ensinoCulturaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2015Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2015Neste relatório, realizado no contexto da Prática de Ensino Supervisionada, apresenta-se e descreve-se o processo de implementação de uma unidade de trabalho intitulada “Narrativas Contemporâneas do Neorrealismo”, numa turma do 11.º Ano do Ensino Secundário, na Escola Prof.º Reynaldo dos Santos, em Vila Franca de Xira. Este estudo, realizado no âmbito da lecionação de Desenho A, decorreu no 1.º Período do Ano Letivo de 2015/2014, e teve como objetivo familiarizar os alunos com conceitos da Cultura Visual, através de uma abordagem simultaneamente formalista e construtivista, que os aproximou do Neorrealismo, movimento artístico com forte presença no concelho vila-franquense. Para fundamentar a investigação, apresentam-se as teorias pedagógicas, as metodologias, as estratégias e os recursos didáticos específicos que concorreram para alcançar o objetivo da intervenção, nomeadamente: a metodologia de investigação-ação, na seleção e articulação dos conteúdos, assim como no faseamento da unidade de trabalho; a abordagem triangular, nas dimensões conhecer, contextualizar e fazer; a abordagem mimética na aquisição de conhecimentos do Desenho A (conteúdo: sentido), e a abordagem construtivista na concretização final de narrativas visuais e escritas, numa apropriação contemporânea do Neorrealismo. Ao longo desta unidade, os alunos aproximam-se do Neorrealismo, numa abordagem transdisciplinar (que envolveu a História, a Literatura, as Artes e a Cultura Visual), numa dinâmica semelhante à preconizada pelo movimento formalista DBAE e pela proposta triangular de Ana Mae Barbosa, mas também imbuída no espírito do construtivismo social, enquanto corrente que visa situar e autonomizar o sujeito no mundo. Os resultados obtidos indicam que a unidade Narrativas Contemporâneas do Neorrealismo, não só permitiu facilitar aprendizagens, aprofundar e consolidar conhecimentos nos domínios do Desenho A e da História e Cultura das Artes, concorrendo para os bons resultados na avaliação escolar, como também contribuiu para que os alunos se consciencializassem de problemáticas sociais do seu tempo e se expressassem relativamente a elas, compreendendo o sentido do Desenho, enquanto linguagem estruturante na apropriação e re-significação da Cultura Visual.In this report, which was carried out in the context of Supervised Teaching Practice, it is presented and described the process of implementing a unit of work named "Narratives of Contemporary NeoRealism" in a 11th year class, Secondary Education, in Prof.º Reynaldo dos Santos School in Vila Franca de Xira. This study was carried out in the subject Desenho A (Design A) during the 1st term of the school year 2015/2014 and it aimed to familiarize students with concepts of Visual Culture through both a formal and constructive approach, this brought them close to Neorealism an artistic movement with strong presence in the region of Vila Franca de Xira. To support the research, pedagogical theories, methodologies, strategies and specific teaching resources that contributed to achieve the aim of the intervention are presented here, in particular, the methodology of action-research in the selection and organisation of content, as well as in the steps of the work unit; the triangular approach, in the dimensions knowing, contextualizing and doing; the mimetic approach in the acquisition of knowledge in the subject Desenho A ( Design A ) (content: meaning) and the constructivist approach in the final realization of visual and written narratives, in a contemporary appropriation of Neorealism with the representation in action of objects that functioned as referents. Throughout this unit students approached to Neorealism, according to a multidisciplinary approach (involving History, Literature, Arts and Visual Culture), in a dynamic similar to the one advocated by the formalist movement DBAE and the triangular proposal of Anna Mae Barbosa and also imbued in the spirit of social constructivism as a current that aims to situate and empower the individual in the world. The achieved results show that the unit “Contemporary Narratives of Neorealism” helped to further learning, deepen and consolidate knowledge in the fields of Design A and History and Culture of Arts, contributed to the students’ success, made the students be more aware of today’s social issues and express themselves in relation to them, understanding the meaning of design as a structural language in the appropriation and re-signification of Visual Culture.Palaré, Odete RodriguesSousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-Repositório da Universidade de LisboaMendes, Maria Eduarda Silva, 1981-2016-03-10T18:43:58Z20152015-10-072015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/22995TID:201370735porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:10:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/22995Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:29.657236Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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