Avaliação da qualidade e satisfação com os serviços prestados pelos bancos em Angola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/8381 |
Resumo: | O presente trabalho de investigação empírica culminou no estudo de satisfação de clientes da banca angolana. Esta satisfação só é possível alcançar em algumas situações quando se toma em consideração algumas ferramentas de Marketing puro e em conjunto do Marketing Relacional. Também importa realçar que o estudo de satisfação levado acabo em alguns bancos representativos do setor em Angola sobre a qualidade dos seus serviços prestados, permitiu identificar aspetos a melhorar. Por outro lado, o estudo investigou o grau de satisfação com que diversos fatores parciais contribuem na satisfação global dos clientes, destacando desta feita os produtos/serviços, a competência dos recursos humanos, bem como a existência das relações não lineares. Neste trabalho foi implementado o modelo de satisfação ECSI (European Customer Satisfaction Index) nos serviços prestados pelos bancos angolanos aos seus clientes. O modelo analisa o relacionamento da satisfação com seus antecedentes (imagem, expectativas, qualidade e valor) e consequentes (reclamação e lealdade) adaptando-o à realidade angolana. A pesquisa foi caracterizada por um estudo de caso, de abordagem descritivo e quantitativo. Os dados foram coletados por meio de um questionário a XXX clientes. Para análise das informações, utilizou-se o programa SPSS 21.1 (Software Statistical Package for the Social Science), cujo tratamento estatístico foi apoiado por técnicas multivariadas. Finalmente, com base nos resultados, foi possível perceber e evidenciar que os consequentes da satisfação são a leadade, a recomendação e as reclamações, tendo-se verificado que existe um impacto positivo e significativo da satisfação com a lealdade, a recomendação e as reclamações. |
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Avaliação da qualidade e satisfação com os serviços prestados pelos bancos em AngolaMarketingMarketing de relacionamentoMarketing de serviçoQualidadeSatisfaçãoBanca angolanaMarketingRelationship marketingService marketingQualitySatisfactionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO presente trabalho de investigação empírica culminou no estudo de satisfação de clientes da banca angolana. Esta satisfação só é possível alcançar em algumas situações quando se toma em consideração algumas ferramentas de Marketing puro e em conjunto do Marketing Relacional. Também importa realçar que o estudo de satisfação levado acabo em alguns bancos representativos do setor em Angola sobre a qualidade dos seus serviços prestados, permitiu identificar aspetos a melhorar. Por outro lado, o estudo investigou o grau de satisfação com que diversos fatores parciais contribuem na satisfação global dos clientes, destacando desta feita os produtos/serviços, a competência dos recursos humanos, bem como a existência das relações não lineares. Neste trabalho foi implementado o modelo de satisfação ECSI (European Customer Satisfaction Index) nos serviços prestados pelos bancos angolanos aos seus clientes. O modelo analisa o relacionamento da satisfação com seus antecedentes (imagem, expectativas, qualidade e valor) e consequentes (reclamação e lealdade) adaptando-o à realidade angolana. A pesquisa foi caracterizada por um estudo de caso, de abordagem descritivo e quantitativo. Os dados foram coletados por meio de um questionário a XXX clientes. Para análise das informações, utilizou-se o programa SPSS 21.1 (Software Statistical Package for the Social Science), cujo tratamento estatístico foi apoiado por técnicas multivariadas. Finalmente, com base nos resultados, foi possível perceber e evidenciar que os consequentes da satisfação são a leadade, a recomendação e as reclamações, tendo-se verificado que existe um impacto positivo e significativo da satisfação com a lealdade, a recomendação e as reclamações.The present work of empirical research culminated in the study of customer satisfaction of Angolan banks. This satisfaction can only be achieved in some situations when taking into consideration some pure Marketing tools and Relational Marketing together. It is also important to highlight that the satisfaction study carried out in some representative banks of the sector in Angola on the quality of their services provided, allowed to identify aspects to improve. On the other hand, the study investigated the level of satisfaction with which several partial factors contribute to the overall satisfaction of clients, highlighting the products/services, the competence of human resources, as well as the existence of non-linear relationships. In this work the ECSI (European Customer Satisfaction Index) satisfaction model was implemented in the services provided by the Angolan banks to their clients. The model analyzes the satisfaction relationship with its antecedents (image, expectations, quality and value) and consequent (complaint and loyalty) adapting it to the Angolan reality. The research was characterized by a case study, with a descriptive and quantitative approach. The data were collected through a questionnaire to XXX clients. To analyze the information, the SPSS 21.1 program (Statistical Package for the Social Science) was used, whose statistical treatment was supported by multivariate techniques. Finally, on the basis of the results, it was possible to perceive and evidence that the consequences of satisfaction are loyalty, recommendation and complaints, and it has been verified that there is a positive and significant impact of satisfaction with loyalty, recommendation and complaints.Bandeira, FernandoRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSilva, Cesário Helder Fançony da2020-01-08T11:09:30Z2020-01-072020-01-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/8381TID:202719235porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-13T02:01:38Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/8381Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:45:16.702248Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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