Usuabilidade em websites : o caso da Ticketline

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Andreia Filipa Pinto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/8476
Resumo: Mestrado em Ciências Empresariais
id RCAP_79876498023a4bc2dce84865298665b0
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/8476
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Usuabilidade em websites : o caso da TicketlineWebsiteUsabilidadeComércio EletrónicoComportamento do ConsumidorUsabilityE-CommerceConsumer BehaviourMestrado em Ciências EmpresariaisNuma era em que a WWW se tornou uma ferramenta indispensável, é importante avaliar os seus impactos. No caso do comércio online, a WWW é uma plataforma essencial para conectar clientes e vendedores. A crescente utilização deste canal evidencia a necessidade de desenvolver websites usáveis, pois são cruciais no sucesso de um e-business. No entanto, não existe na literatura um consenso quanto às métricas, constructos e linhas orientadoras para avaliar a usabilidade em websites, sendo também limitada a existência de estudos empíricos que avaliem o impacto da usabilidade no comportamento do consumidor. Este estudo pretende em primeiro lugar identificar e validar empiricamente os constructos de usabilidade mais relevantes propostos na literatura antecedente. Em segundo lugar compreender de que forma a usabilidade tem impacto no comportamento do consumidor, aplicando o teste a um caso real - o da Ticketline. Para atingir estes objetivos, é desenvolvido um modelo teórico com base em modelos anteriores, onde foram realizadas algumas adaptações de forma a avaliar o impacto individual de cada constructo da usabilidade na Satisfação e consequentemente na Intenção de Uso. Foram também analisadas neste estudo as redes nomológicas estabelecidas entre os constructos da usabilidade em websites. Os resultados obtidos salientam o Conteúdo Relevante e Legibilidade como os fatores com maior impacto na Satisfação, e descobriram ainda a sua influência indireta na Intenção de Uso. Por fim são ainda fornecidas implicações teóricas e práticas que podem ajudar a Ticketline na compreensão do comportamento dos consumidores e na consequente tomada de decisões no seu website.We live in an era in which the web has become an indispensable tool and so it's important to analyse its impacts. When it comes to e-commerce the web is an essential platform for consumers and sellers. This exponential growth has showed the need to develop usable websites are crucial in a successful e-business. Despite its acknowledged importance there isn't a consensus about the metrics, constructs and guidelines for usability. There is also a shortage of empirical studies that analyse the impact of the usability in the behaviour of the online consumer. This study aims to identify and empirically validate the more relevant constructs of usability used in the precedent literature. This study also aims to understand how this usability can impact the consumer's behaviour by applying the results on a real case study - Ticketline. To accomplish this goal, a theoretical model will be developed based on previous models, with some adaptations, so that the individual impact of each of the constructs can be analysed - first when it comes to Satisfaction and then to the Intention to Use. The nomological networks that are established between the constructs of usability on websites were also deliberated in this study. The results showed that the categories Relevant Content and Readability were the factors that had more impact on Satisfaction and they had also indirectly influenced Intention to Use. Lastly this study facilitates guidelines and useful information that help the development of more usable websites thus enriching the users' online buying experience.Instituto Superior de Economia e GestãoPicoto, Winnie NgRepositório da Universidade de LisboaEsteves, Andreia Filipa Pinto2015-04-27T09:28:43Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/8476porEsteves, Andreia Filipa Pinto (2014). "Usuabilidade em websites : o caso da Ticketline". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:39:04Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/8476Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:55:28.625862Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Usuabilidade em websites : o caso da Ticketline
title Usuabilidade em websites : o caso da Ticketline
spellingShingle Usuabilidade em websites : o caso da Ticketline
Esteves, Andreia Filipa Pinto
Website
Usabilidade
Comércio Eletrónico
Comportamento do Consumidor
Usability
E-Commerce
Consumer Behaviour
title_short Usuabilidade em websites : o caso da Ticketline
title_full Usuabilidade em websites : o caso da Ticketline
title_fullStr Usuabilidade em websites : o caso da Ticketline
title_full_unstemmed Usuabilidade em websites : o caso da Ticketline
title_sort Usuabilidade em websites : o caso da Ticketline
author Esteves, Andreia Filipa Pinto
author_facet Esteves, Andreia Filipa Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Picoto, Winnie Ng
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Andreia Filipa Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Website
Usabilidade
Comércio Eletrónico
Comportamento do Consumidor
Usability
E-Commerce
Consumer Behaviour
topic Website
Usabilidade
Comércio Eletrónico
Comportamento do Consumidor
Usability
E-Commerce
Consumer Behaviour
description Mestrado em Ciências Empresariais
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-04-27T09:28:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/8476
url http://hdl.handle.net/10400.5/8476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Esteves, Andreia Filipa Pinto (2014). "Usuabilidade em websites : o caso da Ticketline". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131033374818304