Comportamento de compra em e-commerce : influência da web experience na decisão de compra no sector do vestuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Ana Catarina da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/17428
Resumo: Mestrado em Marketing
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spelling Comportamento de compra em e-commerce : influência da web experience na decisão de compra no sector do vestuárioComportamento do consumidore-commerceweb experiencedecisão de compracomprador online portuguêsvestuárioBuying behaviorpurchase decisiononline customerclothing sectorPortugalMestrado em MarketingEm consequência da evolução das tecnologias, surgiram novas formas de concretizar determinadas ações do dia-a-dia, tornando-as mais simples e rápidas. Um exemplo desta evolução tecnológica foi o aparecimento do e-commerce que veio revolucionar a forma tradicional de aquisição de bens, tornando-a mais simples e comoda, quebrando barreiras geográficas. Com o grande desenvolvimento do e-commerce em Portugal, sendo um dos sectores de preferência dos portugueses o vestuário, o marketing teve de acompanhar estas transformações. A presente investigação tem como objetivo principal a análise dos fatores (usabilidade, interatividade, confiança e estética) que influenciam a experiência online (web experience) do cliente, desde o momento em que entra no website, percebendo posteriormente se a web experience vai influenciar a decisão de compra. Como resposta ao objetivo do estudo foi elaborado um inquérito por questionário, abordagem quantitativa, que contou com 319 respostas válidas. A amostra teve como base de escolha a conveniência, sendo os resultados analisados segundo a estatística. Os resultados obtidos indicam que os quatro fatores da web experience influenciam a experiencia do cliente de vestuário online, sendo que a usabilidade é o fator com mais influência, seguido da estética, da interatividade e por fim, da confiança. No caso da influência positiva da web experience na decisão de compra, verifica-se que a maior parte dos respondentes concorda que a experiência online teve influência positiva na decisão da compra.As a result of the evolution of technologies, new ways of doing certain types of daily routine actions have emerged, making them simpler and faster. An example of this technological evolution was the appearance of e-commerce that came to revolutionize the traditional way of making purchases, making it simpler, more comfortable and breaking geographic barriers. With the great development of e-commerce in Portugal, being clothing one of the preferences sector, marketing had to follow the transformation. The main objective of this research is to analyses the factors (usability, interactivity, trust and aesthetics) that influence the client's web experience, and understand if web experience will influence the buying decision. As a response to the main objective, a survey, was prepared and got 319 valid cases. The sample was based on convenience and the results were analyzed according to the statistic. The results indicate that the four factors of the web experience influence the online experience of customer, with usability being the factor with the most influence, followed by aesthetics, interactivity and trust. In the case of the positive influence of web experience on the purchase decision, it is analyzed that the web experience had a positive influence on the purchase decision.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, Helena MartinsRepositório da Universidade de LisboaPontes, Ana Catarina da Silva2019-08-25T00:30:15Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17428porPontes, Ana Catarina da Silva (2018). "Comportamento de compra em e-commerce : influência da web experience na decisão de compra no sector do vestuário". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:47:05Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17428Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:38.421594Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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