Impacto do web design no setor de vestuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Ana Filipa Viana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/28298
Resumo: Encontramo-nos na era da informação (ou era digital), uma era em que o mercado passou a valorizar a informação e a tecnologia e onde nasceu o e-commerce – uma modalidade de comércio que ainda não parou de crescer desde que surgiu. Nos dias de hoje, são muitas as pessoas que compram roupa online, o que torna relevante tentar perceber de que forma pode ser criada a melhor experiência para o utilizador de um website no setor de vestuário, questionando quais os pontos relacionados com o web design da página que este mais valoriza e lhe conferem mais confiança para realizar uma compra no website. Com o objetivo de descobrir quais componentes do web design têm realmente impacto na intenção de compra do consumidor, foi desenvolvido um modelo conceptual baseado na literatura existente. Para testar o modelo criado, foi utilizado, como instrumento de medida, um questionário quantitativo. A sua análise inferencial revelou que, entre informação, fotografias ou recomendação de artigos e gamificação, aquele que mais impacto tem na intenção de compra do consumidor são as fotografias disponibilizadas e a clareza e segurança que elas transmitem acerca do artigo a ser visualizado. Enquanto que, a gamificação não demonstra ser um fator decisivo quando o consumidor pondera a compra de um artigo, contrariando alguns estudos realizados em outros setores. Os resultados demonstram a necessidade de continuar a investigar aquilo que o consumidor valoriza para que as empresas não invistam tempo e dinheiro em funcionalidades que não tragam um retorno no investimento realizado.
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