Estágio curricular no grupo PortoBay Hotels & Resorts: uma experiência no departamento de marketing e venda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, João Francisco Perneta da Veiga França
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/28545
Resumo: Antes para organizar uma viagem de lazer, ou até mesmo uma viagem de negócios (viagem e alojamento), era necessário recorrer muitas vezes a uma agência de viagens. Em alguns casos, o cliente corria riscos porque, por exemplo, o hotel podia não corresponder às suas expectativas. Mas com o aparecimento da Internet o sector do turismo, especialmente, a hotelaria mudou a sua forma de atuar na área do marketing. Atualmente, os clientes experienciam um ciclo de compra totalmente diferente, onde as imagens e vídeos dos hotéis/destino, a presença de anúncios, comentários dos viajantes potenciam a intenção de reserva online de um hotel em detrimento de outro. Levando em consideração que qualquer pessoa, hoje, está à distância de um clique de saber as avaliações/feedback dos próprios clientes, cada grupo hoteleiro opta por estratégias para fidelizar os seus clientes através, por exemplo, de programas de fidelização como é por exemplo o programa “Prestige Club” do grupo PortoBay Hotels & Resorts. Programa esse que dá diversas vantagens entre as quais descontos no preço da tarifa após a segunda estada em hotéis do grupo na ordem dos 10 % e, ainda, 15 % após a quinta estada, potencializando, assim, uma nova vinda e uma nova fidelização de possíveis clientes. Deste modo, as tarefas realizadas no departamento de marketing e vendas do Grupo PortoBay foram essencialmente focadas na fidelização do cliente, controlando por exemplo o número de vezes que o cliente repete o hotel (acima da quinta estadia a tarifa terá um desconto de 15 %), fazer o controlo de merchandising para o Clube Prestige, entre outras tarefas, permitindo assim uma maior atenção aos clientes que repitam a sua experiência de estadia no grupo PortoBay Hotels & Resorts; Abstract: Until recently time it was necessary to organize a trip (either leisure or business or fun) one would have to do it through a travel agency, taking the risk of what it would be it the otherside like for example accommodation, food quality, services, flights, etc. Nowadays, with the Internet, which has completely changed the world, essentially on the marketing and the tourism sector. A concrete example with the emergence of the internet and digital marketing is the possible scheduling of a stay on online platforms where people/families will stay and see for example the feedback given by other clients previously, which will have an important weight in the choice of a hotel over another hotel establishment. Considering that anyone nowadays is one click away from knowing the feedback of the clients, each hotel group opts for strategies to build customer loyalty through, for example, loyalty programs such as the "Prestige Club" of the PortoBay Hotels & Resorts Group. This program gives several advantages, including discounts on the price of the fare after the second stay in the group's hotels of around 10 % and 15 % after the fifth stay, thus increasing the potential for a new arrival and the loyalty of potential customers. Thus, the tasks to be performed in the above-mentioned hotel's marketing and sales department will be essentially in the orbit of customer loyalty, controlling for example the number of times the customer repeats the hotel (above the fifth stay the rate will have a 15 % discount), do the merchandising control for the Prestige Club, among other tasks, thus allowing a greater attention to customers who repeat their experience in staying again in the PortoBay Hotels and Resorts Group.
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