Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária de Caldas das Taipas - Guimarães

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Adriana Andrade
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10660
Resumo: O presente relatório surge da reflexão do Estágio Pedagógico, realizado na Escola Secundária de Caldas das Taipas - Guimarães, no ano letivo 2020/2021, que integra o 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário na Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro. O Estágio Pedagógico representa o culminar da formação académica, apresentandose como um período de aprendizagens diversificadas e de articulação dos conhecimentos que constituem os alicerces fundamentais para a vida de um professor. De um modo geral, este documento elucida o trajeto que percorri durante um ano letivo, como professora estagiária, abordando alguns momentos de stress, dificuldades e imprevistos, mas também frisando as estratégias e soluções adotadas que me permitiram ultrapassar quaisquer barreiras e obstáculos que surgiram ao longo do Estágio. O objetivo primordial deste testemunho é relatar todas as vivências resultantes do Estágio Pedagógico, bem como analisar as atividades concretizadas durante o ano letivo. Neste sentido, este relatório tem diversas áreas de intervenção que são: a caracterização do meio envolvente; a magnífica relação com a Comunidade Escolar; as diversas tarefas do professor estagiário no processo de ensino-aprendizagem; as tarefas que contribuíram para melhorar a relação EscolaMeio; e por último, a reflexão crítica sobre todo o trabalho desenvolvido, com ênfase nas experiências e aprendizagens que consegui adquirir ao longo de todo o processo, quer no Ensino Presencial, quer no Ensino à Distância. Para a consolidação do meu desenvolvimento académico, este relatório contempla ainda um estudo sobre a relação entre as experiências desportivas dos pais e as experiências desportivas dos filhos. Participaram neste estudo 163 sujeitos, de diversas escolas do País (Portugal Continental e Arquipélagos). Como instrumento de medida utilizou-se um questionário online realizado na plataforma Google Forms, com respostas fechadas. As conclusões identificadas nesta pesquisa demonstraram que, apesar de haver uma grande percentagem de mães e de pais que praticaram ou praticam desporto, há uma baixa relação por parte dos mesmos na vida desportiva dos filhos. Contudo, hoje em dia, há uma elevada percentagem de crianças e jovens a praticarem desporto, desde muito cedo. Deste modo, apesar de haver uma acentuada percentagem de filhos (92%) que praticaram ou praticam desporto, de um modo geral, os pais afirmaram que as suas vivências desportivas não influenciaram as vivências desportivas dos filhos. No entanto, é necessário desenvolver mais estudos neste âmbito, pois as conclusões não são muito evidentes.
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De um modo geral, este documento elucida o trajeto que percorri durante um ano letivo, como professora estagiária, abordando alguns momentos de stress, dificuldades e imprevistos, mas também frisando as estratégias e soluções adotadas que me permitiram ultrapassar quaisquer barreiras e obstáculos que surgiram ao longo do Estágio. O objetivo primordial deste testemunho é relatar todas as vivências resultantes do Estágio Pedagógico, bem como analisar as atividades concretizadas durante o ano letivo. Neste sentido, este relatório tem diversas áreas de intervenção que são: a caracterização do meio envolvente; a magnífica relação com a Comunidade Escolar; as diversas tarefas do professor estagiário no processo de ensino-aprendizagem; as tarefas que contribuíram para melhorar a relação EscolaMeio; e por último, a reflexão crítica sobre todo o trabalho desenvolvido, com ênfase nas experiências e aprendizagens que consegui adquirir ao longo de todo o processo, quer no Ensino Presencial, quer no Ensino à Distância. Para a consolidação do meu desenvolvimento académico, este relatório contempla ainda um estudo sobre a relação entre as experiências desportivas dos pais e as experiências desportivas dos filhos. Participaram neste estudo 163 sujeitos, de diversas escolas do País (Portugal Continental e Arquipélagos). Como instrumento de medida utilizou-se um questionário online realizado na plataforma Google Forms, com respostas fechadas. As conclusões identificadas nesta pesquisa demonstraram que, apesar de haver uma grande percentagem de mães e de pais que praticaram ou praticam desporto, há uma baixa relação por parte dos mesmos na vida desportiva dos filhos. Contudo, hoje em dia, há uma elevada percentagem de crianças e jovens a praticarem desporto, desde muito cedo. Deste modo, apesar de haver uma acentuada percentagem de filhos (92%) que praticaram ou praticam desporto, de um modo geral, os pais afirmaram que as suas vivências desportivas não influenciaram as vivências desportivas dos filhos. No entanto, é necessário desenvolver mais estudos neste âmbito, pois as conclusões não são muito evidentes.This report arises from the reflection of the Pedagogical Internship, carried out at Escola Secundária de Caldas das Taipas - Guimarães, in the school year 2020/2021, which is part of the 2nd year of the Master's Degree in Physical Education for Junior and High School at the University of Trás-os-Montes e Alto Douro. The Pedagogical Internship represents the culmination of academic formation, presenting itself as a period of diversified learning and articulation of knowledge which are the bases for the life as a teacher. In general, this document elucidates the path I walked during a school year as a trainee teacher, facing times of stress, difficulties and unexpected moments, but also highlighting the strategies and solutions adopted that allowed me to overcome some barriers and obstacles that appeared during the Internship. The main purpose of this testimony is to report all the experiences resulting from the Pedagogical Internship, as well as analyze the activities carried out during the school year. In this sense, this report has several areas of intervention which are: the characterization of the surrounding environment; the relationship with the School Community; the tasks of the trainee teacher in the teaching-learning process; the tasks of the School envolving relation; and finally, the critical reflection on all the work developed, with emphasis on the experiences and learning that I managed to acquire throughout the whole process, in formal and distance education. For the consolidation of my academic development, this report also includes a study on the influence parents' sporting experiences may have on their children's sporting experiences. 163 participants took part in this study, from several schools in the country (Portugal and Archipelagos of Azores and Madeira). The measurement instrument used was an online questionnaire using the Google Forms platform, with closed answers. The conclusions in this report show that, although there is a high percentage of parents that had practiced or practice sport, there is a low relationship on their part in the sporting life of their children. However, nowadays, there is a high percentage of children and young people practicing sports from a very early age. Thus, although there is a high percentage of children (92%) who have practiced or practice sport, in general, parents stated that their sporting experiences did not influence the sporting experiences of their children. However, there is a need for further studies in this area, as the conclusions are not very clear.2021-08-10T15:52:20Z2021-07-28T00:00:00Z2021-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10660porRibeiro, Adriana Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:33Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10660Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:47.970690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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