Relacionamentos afectivos com as marcas: estudo das consequências do amor pela marca dos festivais de Verão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eiriz, Vasco
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Guimarães, Filipa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/44932
Resumo: Este artigo foca-se no conceito de amor pela marca, um tipo de relacionamento afetivo, profundo e duradouro estabelecido entre consumidores e marcas, que resulta em consequências benéficas para as empresas. Tendo em conta a crescente importância dos serviços e a ausência de estudos sobre o amor pela marca no contexto dos serviços, esta investigação definiu como objeto de estudo os festivais de verão em Portugal, grandes eventos de música e entretenimento que se baseiam eles próprios em marcas fortes. Mais especificamente, este artigo diagnostica o conceito de amor pela marca e identifica as consequências desse amor por parte dos consumidores dos festivais em estudo. Foi aplicado um questionário aos consumidores dos principais festivais de verão em Portugal tendo-se obtido 349 respostas. Verificou-se que o passa-a-palavra e a participação ativa dos consumidores são as principais consequências do amor pelos festivais, enquanto a lealdade desses consumidores e a sua intenção de pagar preços premium são as consequências menos evidentes. Os resultados deste estudo permitem recomendar que as marcas criem laços afetivos com os consumidores para que estes estabeleçam um relacionamento baseado no amor pela marca. Este tipo de relacionamento, que gera participação ativa e passa-a-palavra, permite que os consumidores funcionem como embaixadores das marcas e estas melhorem a sua posição competitiva.
id RCAP_79d7069fc0ef7bdc3d6612daf867a408
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44932
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relacionamentos afectivos com as marcas: estudo das consequências do amor pela marca dos festivais de VerãoAffectionate relationships with brand: study of the consequences of brand love with summer festivalsAmor pela Marca (lBrand Love)Marcas de Serviços (Costumer Services)Relacionamento com as Marcas (Relationship with Brands)Comportamento do Consumidor (Consumer Behavior)Participação Ativa (Active Participation)Lealdade (Loyalty)Passa-a-Palavra (Word-of-Mouth)Brand LoveCostumer ServicesRelationship with BrandsConsumer BehaviorActive ParticipationLoyaltyWord-of-MouthCiências Sociais::Economia e GestãoSocial SciencesEste artigo foca-se no conceito de amor pela marca, um tipo de relacionamento afetivo, profundo e duradouro estabelecido entre consumidores e marcas, que resulta em consequências benéficas para as empresas. Tendo em conta a crescente importância dos serviços e a ausência de estudos sobre o amor pela marca no contexto dos serviços, esta investigação definiu como objeto de estudo os festivais de verão em Portugal, grandes eventos de música e entretenimento que se baseiam eles próprios em marcas fortes. Mais especificamente, este artigo diagnostica o conceito de amor pela marca e identifica as consequências desse amor por parte dos consumidores dos festivais em estudo. Foi aplicado um questionário aos consumidores dos principais festivais de verão em Portugal tendo-se obtido 349 respostas. Verificou-se que o passa-a-palavra e a participação ativa dos consumidores são as principais consequências do amor pelos festivais, enquanto a lealdade desses consumidores e a sua intenção de pagar preços premium são as consequências menos evidentes. Os resultados deste estudo permitem recomendar que as marcas criem laços afetivos com os consumidores para que estes estabeleçam um relacionamento baseado no amor pela marca. Este tipo de relacionamento, que gera participação ativa e passa-a-palavra, permite que os consumidores funcionem como embaixadores das marcas e estas melhorem a sua posição competitiva.This article focus on the concept o brand love, a kind of affectionable, deep and lasting relationship established between consumers and brands, which results in beneficial consequences for firms. Having in mind the growing importance of services and the lack of studies on brand love in the service context, this research defined as object of study the summer festivals in Portugal, major music and entertaining events based on strong brands. More specifically, this article diagnosis the concept of brand love and it identifies the consequences of that consumers' love with summer festivals. It was carried out a questionnaire to the consumers of the main summer festivals in Portugal, which obtained 349 responses. The results show that the word-of-mouth and the active participation of consumers are the main consequences of this kind of relationship based on brand love, while loyalty and willingness to pay a premium-price are less evident consequences. The results of this study suggest that it is essential that brands create emotional bonds with consumers aiming at the developing of brand love. This kind of relationship that causes consumers' active participation and word-of-mouth imply that consumers behave as brand ambassadors, allowing brands to strength its competitive position.Universidade Nove de JulhoUniversidade do MinhoEiriz, VascoGuimarães, Filipa20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/44932porEiriz, V., & Guimarães, F. (2016). Affectionate relationships with brands: study of the consequences of brand love with summer festivals. Revista Brasileira de Marketing, 15(3), 432-444. doi: 10.5585/remark.v15i3.31682177-51842177-518410.5585/remark.v15i3.3168info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44932Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:30.603027Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relacionamentos afectivos com as marcas: estudo das consequências do amor pela marca dos festivais de Verão
Affectionate relationships with brand: study of the consequences of brand love with summer festivals
title Relacionamentos afectivos com as marcas: estudo das consequências do amor pela marca dos festivais de Verão
spellingShingle Relacionamentos afectivos com as marcas: estudo das consequências do amor pela marca dos festivais de Verão
Eiriz, Vasco
Amor pela Marca (lBrand Love)
Marcas de Serviços (Costumer Services)
Relacionamento com as Marcas (Relationship with Brands)
Comportamento do Consumidor (Consumer Behavior)
Participação Ativa (Active Participation)
Lealdade (Loyalty)
Passa-a-Palavra (Word-of-Mouth)
Brand Love
Costumer Services
Relationship with Brands
Consumer Behavior
Active Participation
Loyalty
Word-of-Mouth
Ciências Sociais::Economia e Gestão
Social Sciences
title_short Relacionamentos afectivos com as marcas: estudo das consequências do amor pela marca dos festivais de Verão
title_full Relacionamentos afectivos com as marcas: estudo das consequências do amor pela marca dos festivais de Verão
title_fullStr Relacionamentos afectivos com as marcas: estudo das consequências do amor pela marca dos festivais de Verão
title_full_unstemmed Relacionamentos afectivos com as marcas: estudo das consequências do amor pela marca dos festivais de Verão
title_sort Relacionamentos afectivos com as marcas: estudo das consequências do amor pela marca dos festivais de Verão
author Eiriz, Vasco
author_facet Eiriz, Vasco
Guimarães, Filipa
author_role author
author2 Guimarães, Filipa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Eiriz, Vasco
Guimarães, Filipa
dc.subject.por.fl_str_mv Amor pela Marca (lBrand Love)
Marcas de Serviços (Costumer Services)
Relacionamento com as Marcas (Relationship with Brands)
Comportamento do Consumidor (Consumer Behavior)
Participação Ativa (Active Participation)
Lealdade (Loyalty)
Passa-a-Palavra (Word-of-Mouth)
Brand Love
Costumer Services
Relationship with Brands
Consumer Behavior
Active Participation
Loyalty
Word-of-Mouth
Ciências Sociais::Economia e Gestão
Social Sciences
topic Amor pela Marca (lBrand Love)
Marcas de Serviços (Costumer Services)
Relacionamento com as Marcas (Relationship with Brands)
Comportamento do Consumidor (Consumer Behavior)
Participação Ativa (Active Participation)
Lealdade (Loyalty)
Passa-a-Palavra (Word-of-Mouth)
Brand Love
Costumer Services
Relationship with Brands
Consumer Behavior
Active Participation
Loyalty
Word-of-Mouth
Ciências Sociais::Economia e Gestão
Social Sciences
description Este artigo foca-se no conceito de amor pela marca, um tipo de relacionamento afetivo, profundo e duradouro estabelecido entre consumidores e marcas, que resulta em consequências benéficas para as empresas. Tendo em conta a crescente importância dos serviços e a ausência de estudos sobre o amor pela marca no contexto dos serviços, esta investigação definiu como objeto de estudo os festivais de verão em Portugal, grandes eventos de música e entretenimento que se baseiam eles próprios em marcas fortes. Mais especificamente, este artigo diagnostica o conceito de amor pela marca e identifica as consequências desse amor por parte dos consumidores dos festivais em estudo. Foi aplicado um questionário aos consumidores dos principais festivais de verão em Portugal tendo-se obtido 349 respostas. Verificou-se que o passa-a-palavra e a participação ativa dos consumidores são as principais consequências do amor pelos festivais, enquanto a lealdade desses consumidores e a sua intenção de pagar preços premium são as consequências menos evidentes. Os resultados deste estudo permitem recomendar que as marcas criem laços afetivos com os consumidores para que estes estabeleçam um relacionamento baseado no amor pela marca. Este tipo de relacionamento, que gera participação ativa e passa-a-palavra, permite que os consumidores funcionem como embaixadores das marcas e estas melhorem a sua posição competitiva.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/44932
url http://hdl.handle.net/1822/44932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Eiriz, V., & Guimarães, F. (2016). Affectionate relationships with brands: study of the consequences of brand love with summer festivals. Revista Brasileira de Marketing, 15(3), 432-444. doi: 10.5585/remark.v15i3.3168
2177-5184
2177-5184
10.5585/remark.v15i3.3168
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132654869676032