Ligações afetivas com as marcas: análise dos relacionamentos dos consumidores com os festivais de verão em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/37693 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia |
id |
RCAP_ab3da8f424e07c3c99e9544de1e0404c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37693 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ligações afetivas com as marcas: análise dos relacionamentos dos consumidores com os festivais de verão em PortugalAffctionate links with brands: analysis of consumer relationships with the summer festivals in PortugalAmor pelas marcasMarcas de serviçosRelacionamento com as marcasComportamento do consumidorQualidade percebidaParticipação ativaLealdadePassa-a-palavraBrand loveCostumer servicesRelationship with brandsConsumer behaviorPerceived qualityActive participationLoyaltySpread the wordCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Marketing e EstratégiaA presente dissertação tem como tema principal o conceito de “Amor pelas Marcas”: um tipo de relacionamento profundo e duradouro estabelecido entre consumidores e marcas, que inclui sentimentos de avaliação, emoções positivas e declarações de amor face à marca e que resulta em consequências benéficas e lucrativas para as organizações. Tendo em conta a crescente importância dos serviços nas economias dos países desenvolvidos e as características específicas deste tipo de mercados - com estratégias de marketing distintas dos produtos tangíveis, esta dissertação definiu como objeto de estudo os Festivais de Verão em Portugal. Atendendo ao crescente boom na indústria deste tipo de eventos e à temática central do estudo, o problema de pesquisa que se pretendeu ver resolvido foi: “Quais os antecedentes e consequências do Amor pelas Marcas de serviços, no caso dos Festivais de Verão?”. Desta forma, foi elaborada uma análise quantitativa, com base num questionário aplicado online, que obteve 349 respostas válidas. Apesar das implicações do estudo, nomeadamente a escassez de informação sobre o “Amor pelas Marcas” no caso dos serviços ou a impossibilidade de generalização dos resultados obtidos, concluiu-se que a qualidade percebida, os serviços hedónicos e funcionais e a identificação com as marcas são variáveis que funcionam como antecedentes do “Amor pelas Marcas” e que o passa-a-palavra e a participação ativa são consequências deste tipo de relacionamento, no caso dos Festivais de Verão em Portugal. Assim é fundamental que as marcas criem laços afetivos com os consumidores com base em ações personalizadas, interativas e mensuráveis, para que os consumidores sejam fieis à marca, independentemente do preço, funcionem como embaixadores das marcas e resultem em lucros elevados, permitindo que as marcas tenham força e vantagens competitivas nos mercados.The present dissertation has its main focus on the concept “Brand Love”: a kind of deep and lasting relationship established between consumers and brands, including feelings of assessment, positive emotions and declarations of love face to the brand and which results in beneficial consequences and profitable for organizations. Having in mind the growing importance of the costumer services in the economies of developed countries, and the specific characteristics of this type of markets – with different marketing strategies of tangible products, this dissertation defined as study object the Summer Festivals in Portugal. Given the booming industry of this type of events, and due to the main theme of this study, the research problem intended to see solved was: “What are the precedents and consequences of the love brand in the case of Summer Festivals?”. Thus, a quantitative analysis was prepared based on an online questionnaire applied, which obtained 349 valid responses. Despite the implications of the study, including the lack of information on the “Brand Love” in the case of services or the inability to generalize the results, it was concluded that the perceived quality, hedonic and functional services and identification with brands are variables that serve as background to the “Brand Love” and that the spread the word and the active participation are consequences of this kind of relationship, in the case of Summer Festivals in Portugal. So it is essential that brands create emotional bonds with consumers based on personalized, interactive and measurable actions, so that consumers are loyal to the brand regardless of price, function as ambassadors of the brand and result in high profits, allowing brands to have strength and competitive advantage in the markets.Eiriz, VascoUniversidade do MinhoGuimarães, Filipa Santos20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37693por201073331info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37693Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:02.239914Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ligações afetivas com as marcas: análise dos relacionamentos dos consumidores com os festivais de verão em Portugal Affctionate links with brands: analysis of consumer relationships with the summer festivals in Portugal |
title |
Ligações afetivas com as marcas: análise dos relacionamentos dos consumidores com os festivais de verão em Portugal |
spellingShingle |
Ligações afetivas com as marcas: análise dos relacionamentos dos consumidores com os festivais de verão em Portugal Guimarães, Filipa Santos Amor pelas marcas Marcas de serviços Relacionamento com as marcas Comportamento do consumidor Qualidade percebida Participação ativa Lealdade Passa-a-palavra Brand love Costumer services Relationship with brands Consumer behavior Perceived quality Active participation Loyalty Spread the word Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Ligações afetivas com as marcas: análise dos relacionamentos dos consumidores com os festivais de verão em Portugal |
title_full |
Ligações afetivas com as marcas: análise dos relacionamentos dos consumidores com os festivais de verão em Portugal |
title_fullStr |
Ligações afetivas com as marcas: análise dos relacionamentos dos consumidores com os festivais de verão em Portugal |
title_full_unstemmed |
Ligações afetivas com as marcas: análise dos relacionamentos dos consumidores com os festivais de verão em Portugal |
title_sort |
Ligações afetivas com as marcas: análise dos relacionamentos dos consumidores com os festivais de verão em Portugal |
author |
Guimarães, Filipa Santos |
author_facet |
Guimarães, Filipa Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Eiriz, Vasco Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Filipa Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Amor pelas marcas Marcas de serviços Relacionamento com as marcas Comportamento do consumidor Qualidade percebida Participação ativa Lealdade Passa-a-palavra Brand love Costumer services Relationship with brands Consumer behavior Perceived quality Active participation Loyalty Spread the word Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Amor pelas marcas Marcas de serviços Relacionamento com as marcas Comportamento do consumidor Qualidade percebida Participação ativa Lealdade Passa-a-palavra Brand love Costumer services Relationship with brands Consumer behavior Perceived quality Active participation Loyalty Spread the word Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/37693 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/37693 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201073331 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133084180807680 |