Os jogos tradicionais no contexto escolar : um estudo de intervenção com crianças no 1º. CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Marta Isabel Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1572
Resumo: O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do curso de Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Ao longo da PES II desenvolveu-se uma intervenção pedagógica que pretendem sensibilizar as crianças para a prática dos jogos tradicionais no meio educacional. Para avaliar o impacto desta intervenção foi realizado um estudo qualitativo de natureza descritiva/comparativa para compreender a conceção das crianças sobre os jogos tradicionais antes e após a intervenção, bem como a evolução das suas brincadeiras no recreio escolar. Dois questionários foram aplicados às crianças antes e após as sessões de EFM. No estudo participaram vinte e três crianças (quinze meninas e oito meninos) com idades compreendidas entre os nove e dez anos, de uma escola de 1º. Ciclo, do concelho de Viana do Castelo. Globalmente, os resultados indicam que as crianças alargaram os seus conhecimentos e as suas práticas lúdicas no recreio escolar. Ao longo da intervenção, foi notório a crescente motivação para prática dos jogos tradicionais nas aulas de EFM. Após a intervenção, os alunos passaram a realizar jogos mais diversificados no recreio escolar e verificou-se uma motivação crescente para prática dos jogos tradicionais, bem como uma maior consciencialização sobre denominação dos jogos, regras e funcionalidade dos mesmos.
id RCAP_79e9eb44f0b999dbfb980becb7370473
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1572
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os jogos tradicionais no contexto escolar : um estudo de intervenção com crianças no 1º. CEB1º. ciclo do ensino básicoExpressão físico motoraJogos tradicionaisPrimary schoolPhysical educationTraditional gamesO presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do curso de Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Ao longo da PES II desenvolveu-se uma intervenção pedagógica que pretendem sensibilizar as crianças para a prática dos jogos tradicionais no meio educacional. Para avaliar o impacto desta intervenção foi realizado um estudo qualitativo de natureza descritiva/comparativa para compreender a conceção das crianças sobre os jogos tradicionais antes e após a intervenção, bem como a evolução das suas brincadeiras no recreio escolar. Dois questionários foram aplicados às crianças antes e após as sessões de EFM. No estudo participaram vinte e três crianças (quinze meninas e oito meninos) com idades compreendidas entre os nove e dez anos, de uma escola de 1º. Ciclo, do concelho de Viana do Castelo. Globalmente, os resultados indicam que as crianças alargaram os seus conhecimentos e as suas práticas lúdicas no recreio escolar. Ao longo da intervenção, foi notório a crescente motivação para prática dos jogos tradicionais nas aulas de EFM. Após a intervenção, os alunos passaram a realizar jogos mais diversificados no recreio escolar e verificou-se uma motivação crescente para prática dos jogos tradicionais, bem como uma maior consciencialização sobre denominação dos jogos, regras e funcionalidade dos mesmos.This report was elaborated for the curricular unit of Supervised Teaching Practice II (PES II), in the Master degree of Preschool Education and primary Education, at the Education School of Viana do Castelo. Throughout PES II developed an educational intervention that aim to make children aware of the practice of traditional games in the educational environment. To assess the impact of this intervention was carried out a qualitative study of descriptive / comparative nature to understand the conception of children about traditional games before and after the intervention, as well as the evolution of their play in the school playground. Two questionnaires were administered to the children before and after the sessions of Physical Education. In the study participated twenty-three children (fifteen girls and eight boys) aged between nine and ten of primary school, from Viana do Castelo. Overall, the results indicate that children have expanded their knowledge and their playful practices in the school playground. Throughout the intervention, was notorious the growing motivation to practice of traditional games in Physical Education. After the intervention, the students began to perform more diverse games in the school playground and there is a growing motivation for the practice of traditional games as well as a greater awareness of the denomination games, rules and their functionality.2016-06-22T08:35:45Z2016-05-30T00:00:00Z2016-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1572TID:201663155porAraújo, Marta Isabel Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:42:42Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1572Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:28.554561Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os jogos tradicionais no contexto escolar : um estudo de intervenção com crianças no 1º. CEB
title Os jogos tradicionais no contexto escolar : um estudo de intervenção com crianças no 1º. CEB
spellingShingle Os jogos tradicionais no contexto escolar : um estudo de intervenção com crianças no 1º. CEB
Araújo, Marta Isabel Santos
1º. ciclo do ensino básico
Expressão físico motora
Jogos tradicionais
Primary school
Physical education
Traditional games
title_short Os jogos tradicionais no contexto escolar : um estudo de intervenção com crianças no 1º. CEB
title_full Os jogos tradicionais no contexto escolar : um estudo de intervenção com crianças no 1º. CEB
title_fullStr Os jogos tradicionais no contexto escolar : um estudo de intervenção com crianças no 1º. CEB
title_full_unstemmed Os jogos tradicionais no contexto escolar : um estudo de intervenção com crianças no 1º. CEB
title_sort Os jogos tradicionais no contexto escolar : um estudo de intervenção com crianças no 1º. CEB
author Araújo, Marta Isabel Santos
author_facet Araújo, Marta Isabel Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Marta Isabel Santos
dc.subject.por.fl_str_mv 1º. ciclo do ensino básico
Expressão físico motora
Jogos tradicionais
Primary school
Physical education
Traditional games
topic 1º. ciclo do ensino básico
Expressão físico motora
Jogos tradicionais
Primary school
Physical education
Traditional games
description O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do curso de Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Ao longo da PES II desenvolveu-se uma intervenção pedagógica que pretendem sensibilizar as crianças para a prática dos jogos tradicionais no meio educacional. Para avaliar o impacto desta intervenção foi realizado um estudo qualitativo de natureza descritiva/comparativa para compreender a conceção das crianças sobre os jogos tradicionais antes e após a intervenção, bem como a evolução das suas brincadeiras no recreio escolar. Dois questionários foram aplicados às crianças antes e após as sessões de EFM. No estudo participaram vinte e três crianças (quinze meninas e oito meninos) com idades compreendidas entre os nove e dez anos, de uma escola de 1º. Ciclo, do concelho de Viana do Castelo. Globalmente, os resultados indicam que as crianças alargaram os seus conhecimentos e as suas práticas lúdicas no recreio escolar. Ao longo da intervenção, foi notório a crescente motivação para prática dos jogos tradicionais nas aulas de EFM. Após a intervenção, os alunos passaram a realizar jogos mais diversificados no recreio escolar e verificou-se uma motivação crescente para prática dos jogos tradicionais, bem como uma maior consciencialização sobre denominação dos jogos, regras e funcionalidade dos mesmos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-22T08:35:45Z
2016-05-30T00:00:00Z
2016-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1572
TID:201663155
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1572
identifier_str_mv TID:201663155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131529999286272