Os jogos tradicionais no contexto escolar : um estudo de intervenção com crianças no 1º. CEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1572 |
Resumo: | O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do curso de Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Ao longo da PES II desenvolveu-se uma intervenção pedagógica que pretendem sensibilizar as crianças para a prática dos jogos tradicionais no meio educacional. Para avaliar o impacto desta intervenção foi realizado um estudo qualitativo de natureza descritiva/comparativa para compreender a conceção das crianças sobre os jogos tradicionais antes e após a intervenção, bem como a evolução das suas brincadeiras no recreio escolar. Dois questionários foram aplicados às crianças antes e após as sessões de EFM. No estudo participaram vinte e três crianças (quinze meninas e oito meninos) com idades compreendidas entre os nove e dez anos, de uma escola de 1º. Ciclo, do concelho de Viana do Castelo. Globalmente, os resultados indicam que as crianças alargaram os seus conhecimentos e as suas práticas lúdicas no recreio escolar. Ao longo da intervenção, foi notório a crescente motivação para prática dos jogos tradicionais nas aulas de EFM. Após a intervenção, os alunos passaram a realizar jogos mais diversificados no recreio escolar e verificou-se uma motivação crescente para prática dos jogos tradicionais, bem como uma maior consciencialização sobre denominação dos jogos, regras e funcionalidade dos mesmos. |
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Os jogos tradicionais no contexto escolar : um estudo de intervenção com crianças no 1º. CEB1º. ciclo do ensino básicoExpressão físico motoraJogos tradicionaisPrimary schoolPhysical educationTraditional gamesO presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do curso de Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Ao longo da PES II desenvolveu-se uma intervenção pedagógica que pretendem sensibilizar as crianças para a prática dos jogos tradicionais no meio educacional. Para avaliar o impacto desta intervenção foi realizado um estudo qualitativo de natureza descritiva/comparativa para compreender a conceção das crianças sobre os jogos tradicionais antes e após a intervenção, bem como a evolução das suas brincadeiras no recreio escolar. Dois questionários foram aplicados às crianças antes e após as sessões de EFM. No estudo participaram vinte e três crianças (quinze meninas e oito meninos) com idades compreendidas entre os nove e dez anos, de uma escola de 1º. Ciclo, do concelho de Viana do Castelo. Globalmente, os resultados indicam que as crianças alargaram os seus conhecimentos e as suas práticas lúdicas no recreio escolar. Ao longo da intervenção, foi notório a crescente motivação para prática dos jogos tradicionais nas aulas de EFM. Após a intervenção, os alunos passaram a realizar jogos mais diversificados no recreio escolar e verificou-se uma motivação crescente para prática dos jogos tradicionais, bem como uma maior consciencialização sobre denominação dos jogos, regras e funcionalidade dos mesmos.This report was elaborated for the curricular unit of Supervised Teaching Practice II (PES II), in the Master degree of Preschool Education and primary Education, at the Education School of Viana do Castelo. Throughout PES II developed an educational intervention that aim to make children aware of the practice of traditional games in the educational environment. To assess the impact of this intervention was carried out a qualitative study of descriptive / comparative nature to understand the conception of children about traditional games before and after the intervention, as well as the evolution of their play in the school playground. Two questionnaires were administered to the children before and after the sessions of Physical Education. In the study participated twenty-three children (fifteen girls and eight boys) aged between nine and ten of primary school, from Viana do Castelo. Overall, the results indicate that children have expanded their knowledge and their playful practices in the school playground. Throughout the intervention, was notorious the growing motivation to practice of traditional games in Physical Education. After the intervention, the students began to perform more diverse games in the school playground and there is a growing motivation for the practice of traditional games as well as a greater awareness of the denomination games, rules and their functionality.2016-06-22T08:35:45Z2016-05-30T00:00:00Z2016-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1572TID:201663155porAraújo, Marta Isabel Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:42:42Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1572Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:28.554561Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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