Os jogos tradicionais e a valorização da Interdisciplinaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candeias, Inês Valente
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/34065
Resumo: O presente relatório de estágio enquadra-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do ensino básico, tendo como principal enfoque analisar de que forma é que podemos promover a interdisciplinaridade, explorando as potencialidades dos jogos tradicionais como meio de interligação entre a área da educação física e as outras áreas curriculares. Neste âmbito, estruturei e planifiquei várias intervenções utilizando diversos jogos tradicionais que fossem significativos para as crianças e relevantes a nível curricular. Estas propostas pedagógicas foram desenvolvidas ao longo da minha prática de ensino supervisionada em dois contextos educacionais distintos: 1º ciclo e pré-escolar. O jogo tem um papel fundamental na vida das crianças e este faz parte do seu desenvolvimento, utilizá-lo como instrumento pedagógico nas áreas curriculares potência as aprendizagens das crianças. A relação entre a educação física e as restantes áreas do saber pode ser explorada através de diversas atividades, nomeadamente de jogos tradicionais, beneficiando as aprendizagens das crianças de forma lúdica; Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and Primary School Teaching - Traditional games and the valorization of interdisciplinarity - Abstract: This internship report is part of the curricular unit of Supervised Teaching Practice in Preschool Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, with the main focus of analyzing how we can promote interdisciplinarity, exploring the potential of traditional games as a means of interconnection between the area of physical education and other curricular areas. In this context, I structured and planned several interventions using several traditional games that were meaningful to the children and relevant to the curriculum. These pedagogical proposals were developed throughout my supervised teaching practice in two different educational contexts: primary and pre-school. Play has a fundamental role in children's lives and is part of their development; using it as a pedagogical tool in the curricular areas enhances children's learning. The relationship between physical education and other areas of knowledge can be explored through various activities, including traditional games, benefiting the learning of children in a playful way.
id RCAP_dd1f079568829203c18ee76e86ed125c
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/34065
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os jogos tradicionais e a valorização da InterdisciplinaridadeEducação físicaJogo tradicionalInterdisciplinaridadePré-escolar1º cicloPhysical EducationTraditional gameInterdisciplinaryPreschool1st cycleO presente relatório de estágio enquadra-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do ensino básico, tendo como principal enfoque analisar de que forma é que podemos promover a interdisciplinaridade, explorando as potencialidades dos jogos tradicionais como meio de interligação entre a área da educação física e as outras áreas curriculares. Neste âmbito, estruturei e planifiquei várias intervenções utilizando diversos jogos tradicionais que fossem significativos para as crianças e relevantes a nível curricular. Estas propostas pedagógicas foram desenvolvidas ao longo da minha prática de ensino supervisionada em dois contextos educacionais distintos: 1º ciclo e pré-escolar. O jogo tem um papel fundamental na vida das crianças e este faz parte do seu desenvolvimento, utilizá-lo como instrumento pedagógico nas áreas curriculares potência as aprendizagens das crianças. A relação entre a educação física e as restantes áreas do saber pode ser explorada através de diversas atividades, nomeadamente de jogos tradicionais, beneficiando as aprendizagens das crianças de forma lúdica; Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and Primary School Teaching - Traditional games and the valorization of interdisciplinarity - Abstract: This internship report is part of the curricular unit of Supervised Teaching Practice in Preschool Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, with the main focus of analyzing how we can promote interdisciplinarity, exploring the potential of traditional games as a means of interconnection between the area of physical education and other curricular areas. In this context, I structured and planned several interventions using several traditional games that were meaningful to the children and relevant to the curriculum. These pedagogical proposals were developed throughout my supervised teaching practice in two different educational contexts: primary and pre-school. Play has a fundamental role in children's lives and is part of their development; using it as a pedagogical tool in the curricular areas enhances children's learning. The relationship between physical education and other areas of knowledge can be explored through various activities, including traditional games, benefiting the learning of children in a playful way.Universidade de Évora2023-02-08T19:32:14Z2023-02-082022-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/34065http://hdl.handle.net/10174/34065TID:203184076porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoines_candeias3@hotmail.com671Candeias, Inês Valenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:36:27Zoai:dspace.uevora.pt:10174/34065Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:22:47.864800Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os jogos tradicionais e a valorização da Interdisciplinaridade
title Os jogos tradicionais e a valorização da Interdisciplinaridade
spellingShingle Os jogos tradicionais e a valorização da Interdisciplinaridade
Candeias, Inês Valente
Educação física
Jogo tradicional
Interdisciplinaridade
Pré-escolar
1º ciclo
Physical Education
Traditional game
Interdisciplinary
Preschool
1st cycle
title_short Os jogos tradicionais e a valorização da Interdisciplinaridade
title_full Os jogos tradicionais e a valorização da Interdisciplinaridade
title_fullStr Os jogos tradicionais e a valorização da Interdisciplinaridade
title_full_unstemmed Os jogos tradicionais e a valorização da Interdisciplinaridade
title_sort Os jogos tradicionais e a valorização da Interdisciplinaridade
author Candeias, Inês Valente
author_facet Candeias, Inês Valente
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Candeias, Inês Valente
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Jogo tradicional
Interdisciplinaridade
Pré-escolar
1º ciclo
Physical Education
Traditional game
Interdisciplinary
Preschool
1st cycle
topic Educação física
Jogo tradicional
Interdisciplinaridade
Pré-escolar
1º ciclo
Physical Education
Traditional game
Interdisciplinary
Preschool
1st cycle
description O presente relatório de estágio enquadra-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do ensino básico, tendo como principal enfoque analisar de que forma é que podemos promover a interdisciplinaridade, explorando as potencialidades dos jogos tradicionais como meio de interligação entre a área da educação física e as outras áreas curriculares. Neste âmbito, estruturei e planifiquei várias intervenções utilizando diversos jogos tradicionais que fossem significativos para as crianças e relevantes a nível curricular. Estas propostas pedagógicas foram desenvolvidas ao longo da minha prática de ensino supervisionada em dois contextos educacionais distintos: 1º ciclo e pré-escolar. O jogo tem um papel fundamental na vida das crianças e este faz parte do seu desenvolvimento, utilizá-lo como instrumento pedagógico nas áreas curriculares potência as aprendizagens das crianças. A relação entre a educação física e as restantes áreas do saber pode ser explorada através de diversas atividades, nomeadamente de jogos tradicionais, beneficiando as aprendizagens das crianças de forma lúdica; Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and Primary School Teaching - Traditional games and the valorization of interdisciplinarity - Abstract: This internship report is part of the curricular unit of Supervised Teaching Practice in Preschool Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, with the main focus of analyzing how we can promote interdisciplinarity, exploring the potential of traditional games as a means of interconnection between the area of physical education and other curricular areas. In this context, I structured and planned several interventions using several traditional games that were meaningful to the children and relevant to the curriculum. These pedagogical proposals were developed throughout my supervised teaching practice in two different educational contexts: primary and pre-school. Play has a fundamental role in children's lives and is part of their development; using it as a pedagogical tool in the curricular areas enhances children's learning. The relationship between physical education and other areas of knowledge can be explored through various activities, including traditional games, benefiting the learning of children in a playful way.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-07T00:00:00Z
2023-02-08T19:32:14Z
2023-02-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/34065
http://hdl.handle.net/10174/34065
TID:203184076
url http://hdl.handle.net/10174/34065
identifier_str_mv TID:203184076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
ines_candeias3@hotmail.com
671
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136710128304128