Os jogos tradicionais e a valorização da Interdisciplinaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/34065 |
Resumo: | O presente relatório de estágio enquadra-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do ensino básico, tendo como principal enfoque analisar de que forma é que podemos promover a interdisciplinaridade, explorando as potencialidades dos jogos tradicionais como meio de interligação entre a área da educação física e as outras áreas curriculares. Neste âmbito, estruturei e planifiquei várias intervenções utilizando diversos jogos tradicionais que fossem significativos para as crianças e relevantes a nível curricular. Estas propostas pedagógicas foram desenvolvidas ao longo da minha prática de ensino supervisionada em dois contextos educacionais distintos: 1º ciclo e pré-escolar. O jogo tem um papel fundamental na vida das crianças e este faz parte do seu desenvolvimento, utilizá-lo como instrumento pedagógico nas áreas curriculares potência as aprendizagens das crianças. A relação entre a educação física e as restantes áreas do saber pode ser explorada através de diversas atividades, nomeadamente de jogos tradicionais, beneficiando as aprendizagens das crianças de forma lúdica; Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and Primary School Teaching - Traditional games and the valorization of interdisciplinarity - Abstract: This internship report is part of the curricular unit of Supervised Teaching Practice in Preschool Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, with the main focus of analyzing how we can promote interdisciplinarity, exploring the potential of traditional games as a means of interconnection between the area of physical education and other curricular areas. In this context, I structured and planned several interventions using several traditional games that were meaningful to the children and relevant to the curriculum. These pedagogical proposals were developed throughout my supervised teaching practice in two different educational contexts: primary and pre-school. Play has a fundamental role in children's lives and is part of their development; using it as a pedagogical tool in the curricular areas enhances children's learning. The relationship between physical education and other areas of knowledge can be explored through various activities, including traditional games, benefiting the learning of children in a playful way. |
id |
RCAP_dd1f079568829203c18ee76e86ed125c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/34065 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os jogos tradicionais e a valorização da InterdisciplinaridadeEducação físicaJogo tradicionalInterdisciplinaridadePré-escolar1º cicloPhysical EducationTraditional gameInterdisciplinaryPreschool1st cycleO presente relatório de estágio enquadra-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do ensino básico, tendo como principal enfoque analisar de que forma é que podemos promover a interdisciplinaridade, explorando as potencialidades dos jogos tradicionais como meio de interligação entre a área da educação física e as outras áreas curriculares. Neste âmbito, estruturei e planifiquei várias intervenções utilizando diversos jogos tradicionais que fossem significativos para as crianças e relevantes a nível curricular. Estas propostas pedagógicas foram desenvolvidas ao longo da minha prática de ensino supervisionada em dois contextos educacionais distintos: 1º ciclo e pré-escolar. O jogo tem um papel fundamental na vida das crianças e este faz parte do seu desenvolvimento, utilizá-lo como instrumento pedagógico nas áreas curriculares potência as aprendizagens das crianças. A relação entre a educação física e as restantes áreas do saber pode ser explorada através de diversas atividades, nomeadamente de jogos tradicionais, beneficiando as aprendizagens das crianças de forma lúdica; Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and Primary School Teaching - Traditional games and the valorization of interdisciplinarity - Abstract: This internship report is part of the curricular unit of Supervised Teaching Practice in Preschool Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, with the main focus of analyzing how we can promote interdisciplinarity, exploring the potential of traditional games as a means of interconnection between the area of physical education and other curricular areas. In this context, I structured and planned several interventions using several traditional games that were meaningful to the children and relevant to the curriculum. These pedagogical proposals were developed throughout my supervised teaching practice in two different educational contexts: primary and pre-school. Play has a fundamental role in children's lives and is part of their development; using it as a pedagogical tool in the curricular areas enhances children's learning. The relationship between physical education and other areas of knowledge can be explored through various activities, including traditional games, benefiting the learning of children in a playful way.Universidade de Évora2023-02-08T19:32:14Z2023-02-082022-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/34065http://hdl.handle.net/10174/34065TID:203184076porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoines_candeias3@hotmail.com671Candeias, Inês Valenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:36:27Zoai:dspace.uevora.pt:10174/34065Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:22:47.864800Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os jogos tradicionais e a valorização da Interdisciplinaridade |
title |
Os jogos tradicionais e a valorização da Interdisciplinaridade |
spellingShingle |
Os jogos tradicionais e a valorização da Interdisciplinaridade Candeias, Inês Valente Educação física Jogo tradicional Interdisciplinaridade Pré-escolar 1º ciclo Physical Education Traditional game Interdisciplinary Preschool 1st cycle |
title_short |
Os jogos tradicionais e a valorização da Interdisciplinaridade |
title_full |
Os jogos tradicionais e a valorização da Interdisciplinaridade |
title_fullStr |
Os jogos tradicionais e a valorização da Interdisciplinaridade |
title_full_unstemmed |
Os jogos tradicionais e a valorização da Interdisciplinaridade |
title_sort |
Os jogos tradicionais e a valorização da Interdisciplinaridade |
author |
Candeias, Inês Valente |
author_facet |
Candeias, Inês Valente |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Candeias, Inês Valente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Jogo tradicional Interdisciplinaridade Pré-escolar 1º ciclo Physical Education Traditional game Interdisciplinary Preschool 1st cycle |
topic |
Educação física Jogo tradicional Interdisciplinaridade Pré-escolar 1º ciclo Physical Education Traditional game Interdisciplinary Preschool 1st cycle |
description |
O presente relatório de estágio enquadra-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do ensino básico, tendo como principal enfoque analisar de que forma é que podemos promover a interdisciplinaridade, explorando as potencialidades dos jogos tradicionais como meio de interligação entre a área da educação física e as outras áreas curriculares. Neste âmbito, estruturei e planifiquei várias intervenções utilizando diversos jogos tradicionais que fossem significativos para as crianças e relevantes a nível curricular. Estas propostas pedagógicas foram desenvolvidas ao longo da minha prática de ensino supervisionada em dois contextos educacionais distintos: 1º ciclo e pré-escolar. O jogo tem um papel fundamental na vida das crianças e este faz parte do seu desenvolvimento, utilizá-lo como instrumento pedagógico nas áreas curriculares potência as aprendizagens das crianças. A relação entre a educação física e as restantes áreas do saber pode ser explorada através de diversas atividades, nomeadamente de jogos tradicionais, beneficiando as aprendizagens das crianças de forma lúdica; Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and Primary School Teaching - Traditional games and the valorization of interdisciplinarity - Abstract: This internship report is part of the curricular unit of Supervised Teaching Practice in Preschool Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, with the main focus of analyzing how we can promote interdisciplinarity, exploring the potential of traditional games as a means of interconnection between the area of physical education and other curricular areas. In this context, I structured and planned several interventions using several traditional games that were meaningful to the children and relevant to the curriculum. These pedagogical proposals were developed throughout my supervised teaching practice in two different educational contexts: primary and pre-school. Play has a fundamental role in children's lives and is part of their development; using it as a pedagogical tool in the curricular areas enhances children's learning. The relationship between physical education and other areas of knowledge can be explored through various activities, including traditional games, benefiting the learning of children in a playful way. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-07T00:00:00Z 2023-02-08T19:32:14Z 2023-02-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/34065 http://hdl.handle.net/10174/34065 TID:203184076 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/34065 |
identifier_str_mv |
TID:203184076 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação ines_candeias3@hotmail.com 671 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136710128304128 |