Análise do uso de realidade aumentada em aparelhos móveis em ambientes exteriores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/10162 |
Resumo: | A realidade aumentada é uma área em crescimento pois proporciona uma experiência enriquecedora aos seus utilizadores, ao tornar virtual a realidade. Um dos problemas que ocorre na área da realidade aumentada é a falta de uma ferramenta capaz de produzir aplicações para o meio exterior sem a utilização de marcadores. Este problema ocorre devido à luminosidade que incide sobre os objectos ou edifícios que faz com que os algoritmos de detecção falhem. Uma forma de resolver este problema consiste em criar um conjunto de treino em várias condições de luminosidade para que em qualquer tipo de condição atmosférica seja possível detectar um edifício. Outro problema consiste na visualização da realidade aumentada que pode ser pouco perceptível devido à luminosidade. Uma forma de resolver este problema consiste em que a realidade aumentada tenha uma textura que permita a sua clara visualização em qualquer condição de luminosidade. A viabilidade deste trabalho é analisada de modo a verificar se é possível desenvolver uma aplicação de realidade aumentada utilizando apenas a câmara do aparelho móvel e sem marcadores. É apresentada uma discussão sobre os temas relacionados ao trabalho, especificamente sobre algoritmos de detecção e realidade aumentada, sendo analisados trabalhos e artigos destas áreas. Foi implementada uma aplicação com um algoritmo que deteção de monumentos em OpenCV ORB e uma aplicação em Unity3D com o Vuforia de modo a comparar os resultados de ambos de modo a determinar qual das abordagens é a melhor. |
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Análise do uso de realidade aumentada em aparelhos móveis em ambientes exterioresDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaA realidade aumentada é uma área em crescimento pois proporciona uma experiência enriquecedora aos seus utilizadores, ao tornar virtual a realidade. Um dos problemas que ocorre na área da realidade aumentada é a falta de uma ferramenta capaz de produzir aplicações para o meio exterior sem a utilização de marcadores. Este problema ocorre devido à luminosidade que incide sobre os objectos ou edifícios que faz com que os algoritmos de detecção falhem. Uma forma de resolver este problema consiste em criar um conjunto de treino em várias condições de luminosidade para que em qualquer tipo de condição atmosférica seja possível detectar um edifício. Outro problema consiste na visualização da realidade aumentada que pode ser pouco perceptível devido à luminosidade. Uma forma de resolver este problema consiste em que a realidade aumentada tenha uma textura que permita a sua clara visualização em qualquer condição de luminosidade. A viabilidade deste trabalho é analisada de modo a verificar se é possível desenvolver uma aplicação de realidade aumentada utilizando apenas a câmara do aparelho móvel e sem marcadores. É apresentada uma discussão sobre os temas relacionados ao trabalho, especificamente sobre algoritmos de detecção e realidade aumentada, sendo analisados trabalhos e artigos destas áreas. Foi implementada uma aplicação com um algoritmo que deteção de monumentos em OpenCV ORB e uma aplicação em Unity3D com o Vuforia de modo a comparar os resultados de ambos de modo a determinar qual das abordagens é a melhor.Augmented reality is a growing area as it provides an enriching experience for its users by changing reality to virtual. One of the problems that occurs in the implementation of applications like the proposed is the lack of development tools capable of producing applications to the outside environment without the use of markers. This problem occurs because of the lightness that falls on the objects or buildings that causes the detection algorithms to fail. One way to solve this problem is to create a larger training set so that in any kind of atmospheric condition it is possible to detect a building. Another problem is the visualization of augmented reality that may be barely perceptible due to luminosity. One way to solve this problem is to use various assets offered by Unity that will be responsible for implementing the application. The feasibility of this project is analyzed. A discussion on work- related topics, specifically on algorithms of detection and augmented reality, is presented, and papers and articles from these areas are analyzed.Gouveia, Feliz RibeiroRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaTorres, José2021-08-12T08:52:12Z2019-02-07T00:00:00Z2019-02-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/10162porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:09:26Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/10162Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:46:55.259001Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A realidade aumentada é uma área em crescimento pois proporciona uma experiência enriquecedora aos seus utilizadores, ao tornar virtual a realidade. Um dos problemas que ocorre na área da realidade aumentada é a falta de uma ferramenta capaz de produzir aplicações para o meio exterior sem a utilização de marcadores. Este problema ocorre devido à luminosidade que incide sobre os objectos ou edifícios que faz com que os algoritmos de detecção falhem. Uma forma de resolver este problema consiste em criar um conjunto de treino em várias condições de luminosidade para que em qualquer tipo de condição atmosférica seja possível detectar um edifício. Outro problema consiste na visualização da realidade aumentada que pode ser pouco perceptível devido à luminosidade. Uma forma de resolver este problema consiste em que a realidade aumentada tenha uma textura que permita a sua clara visualização em qualquer condição de luminosidade. A viabilidade deste trabalho é analisada de modo a verificar se é possível desenvolver uma aplicação de realidade aumentada utilizando apenas a câmara do aparelho móvel e sem marcadores. É apresentada uma discussão sobre os temas relacionados ao trabalho, especificamente sobre algoritmos de detecção e realidade aumentada, sendo analisados trabalhos e artigos destas áreas. Foi implementada uma aplicação com um algoritmo que deteção de monumentos em OpenCV ORB e uma aplicação em Unity3D com o Vuforia de modo a comparar os resultados de ambos de modo a determinar qual das abordagens é a melhor. |
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