A promoção de competências de literacia ambiental através de práticas interdisciplinares em Jardim de Infância e 1.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Mónica Patrícia Santos Telo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3956
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
id RCAP_e40f35d9fd985ae72bb3e839c2723554
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3956
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A promoção de competências de literacia ambiental através de práticas interdisciplinares em Jardim de Infância e 1.º CEBeducação para o desenvolvimento sustentávelinterdisciplinaridadeliteracia ambientaljardim de infância1.º CEBeducation for sustainable developmentinterdisciplinarityenvironmental literacykindergarten1st CEBMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoEste relatório da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Santarém, encontra-se organizado em duas partes. Na primeira parte, apresenta-se a análise e reflexão das atividades pedagógicas desenvolvidas e das aprendizagens adquiridas nos estágios em Creche, Jardim de Infância e no 1.º CEB. A segunda parte contempla a componente investigativa, com o objetivo de identificar as perceções de profissionais de educação sobre atividades promotoras de literacia ambiental e de compreender que aprendizagens podem ser promovidas através de atividades interdisciplinares desta natureza. O estudo qualitativo envolveu educadores e professores de 1.º CEB (estudo exploratório), crianças de uma sala do Pré-Escolar e de uma turma do 4.º ano (estudos de caso). Os dados recolhidos através de narrativas permitiram identificar as perceções dos profissionais que destacam a importância das atividades práticas no exterior, a criação de recursos promotores de comportamentos amigos do ambiente, bem como a colaboração da comunidade e da família neste processo. A observação-participante e análise documental evidenciam as competências promovidas relacionadas com o Bem-estar, saúde e ambiente; Sensibilidade estética e artística; Saber científico, técnico e tecnológico; Linguagens e textos; Pensamento crítico e criativo; Relacionamento interpessoal e Consciência do domínio do corpo.This report on the Supervised Teaching Practice of the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education at the Escola Superior de Educação de Santarém is organised in two parts. In the first part, the presentation of the analysis and reflection of the pedagogical activities developed, and the learning acquired in the internships in Nursery, Kindergarten and in the 1st CEB. The second part include the research with the aim of identifying the education professionals’ perceptions regarding activities which promote environmental literacy as well as the understanding of what learning can be promoted through interdisciplinary activities of this nature. The qualitative study involved educators and teachers from the 1st CEB (exploratory study), children from a pre-school classroom and from a 4th grade class (case studies). The data collected through narratives led to the identification of the professionals’ perceptions who highlighted the importance of outdoors activities, the creation of resources that promote environmentally friendly behaviours, as well as the collaboration of the community and family in this process. The participant-observation and the documental analysis show the promoted skills related to well-being, health, and environment; Aesthetic and artistic sensitivity; Scientific, technical, and technological knowledge; Languages and texts; Critical and creative thinking; Interpersonal relationship and body domain awareness.Linhares, ElisabeteRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémVieira, Mónica Patrícia Santos Telo2022-04-29T22:18:26Z2022-04-212022-04-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3956TID:203000307por203000307info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:36:31Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3956Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:38.766168Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A promoção de competências de literacia ambiental através de práticas interdisciplinares em Jardim de Infância e 1.º CEB
title A promoção de competências de literacia ambiental através de práticas interdisciplinares em Jardim de Infância e 1.º CEB
spellingShingle A promoção de competências de literacia ambiental através de práticas interdisciplinares em Jardim de Infância e 1.º CEB
Vieira, Mónica Patrícia Santos Telo
educação para o desenvolvimento sustentável
interdisciplinaridade
literacia ambiental
jardim de infância
1.º CEB
education for sustainable development
interdisciplinarity
environmental literacy
kindergarten
1st CEB
title_short A promoção de competências de literacia ambiental através de práticas interdisciplinares em Jardim de Infância e 1.º CEB
title_full A promoção de competências de literacia ambiental através de práticas interdisciplinares em Jardim de Infância e 1.º CEB
title_fullStr A promoção de competências de literacia ambiental através de práticas interdisciplinares em Jardim de Infância e 1.º CEB
title_full_unstemmed A promoção de competências de literacia ambiental através de práticas interdisciplinares em Jardim de Infância e 1.º CEB
title_sort A promoção de competências de literacia ambiental através de práticas interdisciplinares em Jardim de Infância e 1.º CEB
author Vieira, Mónica Patrícia Santos Telo
author_facet Vieira, Mónica Patrícia Santos Telo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Linhares, Elisabete
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Mónica Patrícia Santos Telo
dc.subject.por.fl_str_mv educação para o desenvolvimento sustentável
interdisciplinaridade
literacia ambiental
jardim de infância
1.º CEB
education for sustainable development
interdisciplinarity
environmental literacy
kindergarten
1st CEB
topic educação para o desenvolvimento sustentável
interdisciplinaridade
literacia ambiental
jardim de infância
1.º CEB
education for sustainable development
interdisciplinarity
environmental literacy
kindergarten
1st CEB
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-29T22:18:26Z
2022-04-21
2022-04-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3956
TID:203000307
url http://hdl.handle.net/10400.15/3956
identifier_str_mv TID:203000307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203000307
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137045675769856