A Excelência da Comunicação Organizacional e as Redes Sociais Online Contributos do ECM e análise do contexto português
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/27624 |
Resumo: | Dissertação para obtenção de grau de Mestre em Ciências da Comunicação |
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A Excelência da Comunicação Organizacional e as Redes Sociais Online Contributos do ECM e análise do contexto portuguêsThe Excellence of Organisational Communication and Social Media ECM contribution and analysis of the portuguese contextComunicação Organizacional;Comunicação Estratégica;Excelência da Comunicação;Redes Sociais Online;Reputação Organizacional;Envolvimento Organizacional;Organisational Communication;Strategic Communication;Communication Excellence;Social Media;Organisational Reputation;Organisational Engagement.Dissertação para obtenção de grau de Mestre em Ciências da ComunicaçãoA comunicação organizacional e as relações públicas, embora com preocupações próprias e diferenciadas, são indissociáveis entre si, e é nesta lógica que a investigação se evidencia, com o objetivo de desconstruir em várias camadas, através da exploração de conceitos e a hierarquização de ideias, quais os contributos da comunicação estratégica e operacional em diferentes ângulos – do relações públicas idóneo, do departamento de comunicação influente e de uma organização conectada - para o sucesso das organizações. Na prática, a excelência da comunicação é definida como uma teoria normativa ou sistémica que permite traçar o perfil dos profissionais de comunicação de excelência através da conjugação de 3 fatores – conhecimento, habilidades e atributos pessoais –, e estruturar as características dos departamentos de comunicação de excelência através de 4 indicadores – a influência consultiva, a influência executiva, a competência e a eficácia –, refletidas no planeamento estratégico da comunicação organizacional, que deve ser subdivido em 3 eixos de igual importância, são eles: a pesquisa, o plano de ação e a avaliação; inspirados por um olhar estratégico com base na relevância, coerência, integração e propósito único e intencional, em consonância com a missão organizacional. A investigação de base qualitativa parte do geral, com recurso a relatórios internacionais e nacionais num intervalo temporal de 2007-2022, para o particular, com a realização de entrevistas em profundidade a 27 profissionais de comunicação portugueses nas mais diversas áreas de negócio, com o objetivo de comparar perceções, identificar padrões e descobrir tendências sobre a excelência da comunicação, especialmente através das redes socias online, na reputação e envolvimento organizacional, para criar relações duradouras com os públicos estratégicos. Foi possível concluir que as redes sociais online podem ser uma mais valia para a profissão ao permitirem auscultar eficazmente o meio envolvente, estimularem a atração e retenção de talento e incentivarem o processo dialógico bidirecional entre públicos. Ainda assim, temas como a segurança, privacidade e confidencialidade merecem particular atenção.Organizational communication and public relations, although with their own and differentiated concerns, are inseparable from each other, and it is in this logic that the present research evinces itself, with the objective of deconstructing in several layers, through the exploration of concepts and the hierarchization of ideas, what are the contributions of strategic and operational communication in different angles - of the ideal public relations, of the influential communication department and of an connected organization - for the success of organizations. In practice, communication excellence is defined as a normative or systemic theory that allows the profiling of excellence communication professionals through the combination of 3 factors - knowledge, skills and personal attributes -, and to structure the characteristics of excellence communication departments through 4 indicators - the consultative influence, executive influence, competence and effectiveness -, reflected in the strategic planning of organizational communication, which should be subdivided into 3 axes of equal importance: the research, the action plan and the evaluation; inspired by a strategic vision based on relevance, coherence, integration and unique and intentional purpose, in line with the organisational mission. The qualitative-based research goes from general, using international and national reports in a time frame of 2007-2022, to the particular through in-depth interviews with 27 Portuguese communication professionals in a wide variety of business areas, in order to compare perceptions, identify patterns and discover trends on the excellence of communication, especially through social media, on organisational reputation and engagement, to create lasting relationships with strategic publics. It was possible to conclude that social media may be an added value for the profession as they allow effective listening to the surrounding environment, stimulate the attraction and retention of talent, and encourage a two-way dialogic process between publics. Nevertheless, issues such as security, privacy and confidentiality deserve particular attention.Susana Maria de Carvalho Carreira Fernandes SpínolaRepositório da Universidade de LisboaPereira, David Martins2023-04-13T10:14:24Z2023-03-272023-03-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/27624TID:203268547porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-16T01:30:42Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/27624Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:49:32.865802Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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