O Lugar da Comunicação Estratégica no Jornalismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/45868 |
Resumo: | Partindo de um estágio curricular realizado numa agência de notícias espanhola a actuar em Portugal, este relatório tem o duplo objectivo de fazer uma análise detalhada da experiência e de perceber, dada a natureza da agência, se faz sentido associar os conceitos de comunicação estratégica e jornalismo. Será toda a comunicação estratégica? É concebível que conteúdo neutro e objectivo seja dotado de uma estratégia e de um público-alvo bem definido? Quais as consequências de, em jornalismo, escolher o que comunicamos, a quem comunicamos e como o fazemos? As respostas a estas perguntas vão basear-se tanto na experiência do estágio realizado, onde efectivamente parece estar estabelecido um plano de comunicação estratégica bem definido, como numa recolha bibliográfica que vai ao encontro dos pontos em comum que são encontrados entre ambos os conceitos. A primeira fase servirá para a definição de conceitos e onde o foco será a criação de uma relação entre estes, problematizando-os e procurando encontrar as respostas para as questões iniciais. De seguida, num registo mais descritivo, é realizada uma apresentação da Agência EFE e um diário de bordo que foi construído ao longo de seis meses. Na conclusão do relatório, há lugar para uma apresentação das respostas conseguidas, assim como para uma análise crítica ao estágio que está na base deste relatório, que também surge como o único caso real e prático que será analisado. Deste modo, pretende-se responder à pergunta central: há lugar para a comunicação estratégica no jornalismo? |
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O Lugar da Comunicação Estratégica no JornalismoJornalismoComunicação EstratégicaJournalismStrategy communicationPartindo de um estágio curricular realizado numa agência de notícias espanhola a actuar em Portugal, este relatório tem o duplo objectivo de fazer uma análise detalhada da experiência e de perceber, dada a natureza da agência, se faz sentido associar os conceitos de comunicação estratégica e jornalismo. Será toda a comunicação estratégica? É concebível que conteúdo neutro e objectivo seja dotado de uma estratégia e de um público-alvo bem definido? Quais as consequências de, em jornalismo, escolher o que comunicamos, a quem comunicamos e como o fazemos? As respostas a estas perguntas vão basear-se tanto na experiência do estágio realizado, onde efectivamente parece estar estabelecido um plano de comunicação estratégica bem definido, como numa recolha bibliográfica que vai ao encontro dos pontos em comum que são encontrados entre ambos os conceitos. A primeira fase servirá para a definição de conceitos e onde o foco será a criação de uma relação entre estes, problematizando-os e procurando encontrar as respostas para as questões iniciais. De seguida, num registo mais descritivo, é realizada uma apresentação da Agência EFE e um diário de bordo que foi construído ao longo de seis meses. Na conclusão do relatório, há lugar para uma apresentação das respostas conseguidas, assim como para uma análise crítica ao estágio que está na base deste relatório, que também surge como o único caso real e prático que será analisado. Deste modo, pretende-se responder à pergunta central: há lugar para a comunicação estratégica no jornalismo?Starting from a curricular internship that took place in a Spanish news agency established in Portugal, this report has the double objective of analysing the experience and understanding, giving the nature of this agency, if it makes sense to associate the concepts of strategic communication and journalism. Is all communication strategic? Is it conceivable that neutral and objective content has a strategy and a well defined segmented public? What are the consequences, in journalism, of choosing what we communicate, to who we communicate and how we do it? The answers to those questions will be found both in the experience of the internship that happened, where effectively it seems that there is a well defined strategy for its communication, and in the selected bibliography that evidences the common ground between both concepts. The first part will be where I define the concepts and focus in the establishment of a relationship between both of them, problematizing the concepts and searching for answers for the initial questions. In the second part, I’ll make a presentation of the agency and a provide a logbook that was made through the six months of internship. Concluding, there is a presentation of the achieved answers, as well as a critical analysis of the internship that is on the base of this report and that consists in the only real and practical case that will be presented. The main objective, in the end, is to answer to the central question: is there a place for strategic communication in journalism?Ferreira, Ivone FerreiraRUNCantante, Sandro Braço Forte2018-09-06T13:07:48Z2018-04-262018-04-032018-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/45868TID:201916800porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:24:18Zoai:run.unl.pt:10362/45868Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:31:55.664996Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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