De la competencia literaria a la transmedial: una propuesta de unidad didáctica para ELE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Cláudia Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/68555
Resumo: Trabalho de projeto final em mestrado de Espanhol Língua Segunda, Língua Estrangeira
id RCAP_7a346e21df61e1ae6837f90311cfe28f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68555
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling De la competencia literaria a la transmedial: una propuesta de unidad didáctica para ELEIntermedialidadTransmedialCompetenciasCulturaAprendizaje de lenguasWordsIntermedialityCompetencesCultureLanguages learningIntermedialidadeTransmedialidadeAprendizagem de línguasHumanidades::Línguas e LiteraturasTrabalho de projeto final em mestrado de Espanhol Língua Segunda, Língua EstrangeiraEn este Trabajo de Proyecto se pretende presentar una unidad didáctica, que, partiendo de las nociones de transmedialidad y competencia literaria, ofrezca, para el alumnado de ELE, una propuesta práctica desde un enfoque por tareas. La cultura transmedial en que nos encontramos ha modificado sustancialmente los hábitos de consumo cultural y la relación hegemónica entre medios. Estas alteraciones deben tener, necesariamente, un impacto dentro del corpus que se ofrece en un determinado ámbito educativo, para responder, de manera significativa, a las necesidades y tareas socioculturales del estudiante. Esta cultura transmedial se caracteriza también por su naturaleza colaborativa y por la participación más activa del consumidor, aspecto que se pretende situar en el centro de esta unidad didáctica. Las transformaciones en el campo artístico y mediático han supuesto, además, una superación de la hegemonía de la literatura, tanto desde el punto de vista del consumo, como desde su papel dentro de la enseñanza, debido al incremento de medios (cine, televisión, videojuegos...) y a la relación intermedial entre ellos. Con todo, los nuevos productos de ficción, suponen una expansión de las figuras, narraciones o temas de la literatura, creando productos transmediales, que configuran, en la actualidad, una cultura masiva y global.The goal of this Project is presenting a didactic sequence which will go off the transmediality notions and literary competence, proposing to ELE's academics a practical proposal since an approach by assignments. The transmedial culture that we seem to be part of, has essentially modified the cultural consumption habits and the hegemonic relation between media. These adjustments should have an impact inside the corpus that is offered in a determined educational range, with the intention of responding in a consequential way to all necessities and students sociocultural tasks. This transmedial culture is also characterized by its collaborative nature and by the more active participation of the consumers, an aspect that pretends to locate in the center of this didactic unity. The transformations belonging to the artistic and mediatic field, have assumed an overcoming of literary hegemony, as much since the standpoint of the consumption as its role within education, on account of all media upgrades (cinema, television, videogames, ...) and to the intermedial relationship between them. Nevertheless, the new fiction products presume an expansion of the pictures, narrations or literature themes, creating transmedial products that shape a massive and global culture in the present time.Neste Trabalho de Projeto, pretende-se apresentar uma unidade didática que parta das noções de transmedialidade e da competência literária, oferecendo ao aluno de ELE, uma proposta prática, desde um foco em tarefas. A cultura transmedial em que vivemos, tem vindo a modificar de maneira substancial os nossos hábitos de consumo cultural e a relação hegemónica entre meios. Estas alterações devem necessariamente ter um impacto dentro do corpus que é oferecido dentro de um determinado âmbito educativo, para responder de maneira significativa, às necessidades e tarefas socioculturais do aluno. Esta cultura transmedial caracteriza-se também pela sua natureza colaborativa e pela participação mais ativa do consumidor, aspeto que pretende-se situar no centro desta unidade didática. As transformações no campo artístico e mediático, têm presumido uma superação da hegemonia da literatura, tanto desde o ponto de vista do consumo artístico, como desde o seu papel dentro do ensino, devido ao incremento de meios (cinema, televisão, videojogos,...) e à relação intermedial entre eles. Apesar disso, os novos produtos de ficção, implicam uma expansão das figuras, das narrações ou temas da literatura, criando produtos transmediais, que configuram na atualidade, uma cultura massiva e global.Núñez Sabarís, XaquínUniversidade do MinhoCosta, Ana Cláudia Oliveira20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68555spa202527603info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68555Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:08.340317Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv De la competencia literaria a la transmedial: una propuesta de unidad didáctica para ELE
title De la competencia literaria a la transmedial: una propuesta de unidad didáctica para ELE
spellingShingle De la competencia literaria a la transmedial: una propuesta de unidad didáctica para ELE
Costa, Ana Cláudia Oliveira
Intermedialidad
Transmedial
Competencias
Cultura
Aprendizaje de lenguas
Words
Intermediality
Competences
Culture
Languages learning
Intermedialidade
Transmedialidade
Aprendizagem de línguas
Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short De la competencia literaria a la transmedial: una propuesta de unidad didáctica para ELE
title_full De la competencia literaria a la transmedial: una propuesta de unidad didáctica para ELE
title_fullStr De la competencia literaria a la transmedial: una propuesta de unidad didáctica para ELE
title_full_unstemmed De la competencia literaria a la transmedial: una propuesta de unidad didáctica para ELE
title_sort De la competencia literaria a la transmedial: una propuesta de unidad didáctica para ELE
author Costa, Ana Cláudia Oliveira
author_facet Costa, Ana Cláudia Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Núñez Sabarís, Xaquín
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Cláudia Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Intermedialidad
Transmedial
Competencias
Cultura
Aprendizaje de lenguas
Words
Intermediality
Competences
Culture
Languages learning
Intermedialidade
Transmedialidade
Aprendizagem de línguas
Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Intermedialidad
Transmedial
Competencias
Cultura
Aprendizaje de lenguas
Words
Intermediality
Competences
Culture
Languages learning
Intermedialidade
Transmedialidade
Aprendizagem de línguas
Humanidades::Línguas e Literaturas
description Trabalho de projeto final em mestrado de Espanhol Língua Segunda, Língua Estrangeira
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/68555
url http://hdl.handle.net/1822/68555
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv 202527603
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132462887993344