De la competencia literaria a la transmedial: una propuesta de unidad didáctica para ELE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/68555 |
Resumo: | Trabalho de projeto final em mestrado de Espanhol Língua Segunda, Língua Estrangeira |
id |
RCAP_7a346e21df61e1ae6837f90311cfe28f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68555 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
De la competencia literaria a la transmedial: una propuesta de unidad didáctica para ELEIntermedialidadTransmedialCompetenciasCulturaAprendizaje de lenguasWordsIntermedialityCompetencesCultureLanguages learningIntermedialidadeTransmedialidadeAprendizagem de línguasHumanidades::Línguas e LiteraturasTrabalho de projeto final em mestrado de Espanhol Língua Segunda, Língua EstrangeiraEn este Trabajo de Proyecto se pretende presentar una unidad didáctica, que, partiendo de las nociones de transmedialidad y competencia literaria, ofrezca, para el alumnado de ELE, una propuesta práctica desde un enfoque por tareas. La cultura transmedial en que nos encontramos ha modificado sustancialmente los hábitos de consumo cultural y la relación hegemónica entre medios. Estas alteraciones deben tener, necesariamente, un impacto dentro del corpus que se ofrece en un determinado ámbito educativo, para responder, de manera significativa, a las necesidades y tareas socioculturales del estudiante. Esta cultura transmedial se caracteriza también por su naturaleza colaborativa y por la participación más activa del consumidor, aspecto que se pretende situar en el centro de esta unidad didáctica. Las transformaciones en el campo artístico y mediático han supuesto, además, una superación de la hegemonía de la literatura, tanto desde el punto de vista del consumo, como desde su papel dentro de la enseñanza, debido al incremento de medios (cine, televisión, videojuegos...) y a la relación intermedial entre ellos. Con todo, los nuevos productos de ficción, suponen una expansión de las figuras, narraciones o temas de la literatura, creando productos transmediales, que configuran, en la actualidad, una cultura masiva y global.The goal of this Project is presenting a didactic sequence which will go off the transmediality notions and literary competence, proposing to ELE's academics a practical proposal since an approach by assignments. The transmedial culture that we seem to be part of, has essentially modified the cultural consumption habits and the hegemonic relation between media. These adjustments should have an impact inside the corpus that is offered in a determined educational range, with the intention of responding in a consequential way to all necessities and students sociocultural tasks. This transmedial culture is also characterized by its collaborative nature and by the more active participation of the consumers, an aspect that pretends to locate in the center of this didactic unity. The transformations belonging to the artistic and mediatic field, have assumed an overcoming of literary hegemony, as much since the standpoint of the consumption as its role within education, on account of all media upgrades (cinema, television, videogames, ...) and to the intermedial relationship between them. Nevertheless, the new fiction products presume an expansion of the pictures, narrations or literature themes, creating transmedial products that shape a massive and global culture in the present time.Neste Trabalho de Projeto, pretende-se apresentar uma unidade didática que parta das noções de transmedialidade e da competência literária, oferecendo ao aluno de ELE, uma proposta prática, desde um foco em tarefas. A cultura transmedial em que vivemos, tem vindo a modificar de maneira substancial os nossos hábitos de consumo cultural e a relação hegemónica entre meios. Estas alterações devem necessariamente ter um impacto dentro do corpus que é oferecido dentro de um determinado âmbito educativo, para responder de maneira significativa, às necessidades e tarefas socioculturais do aluno. Esta cultura transmedial caracteriza-se também pela sua natureza colaborativa e pela participação mais ativa do consumidor, aspeto que pretende-se situar no centro desta unidade didática. As transformações no campo artístico e mediático, têm presumido uma superação da hegemonia da literatura, tanto desde o ponto de vista do consumo artístico, como desde o seu papel dentro do ensino, devido ao incremento de meios (cinema, televisão, videojogos,...) e à relação intermedial entre eles. Apesar disso, os novos produtos de ficção, implicam uma expansão das figuras, das narrações ou temas da literatura, criando produtos transmediais, que configuram na atualidade, uma cultura massiva e global.Núñez Sabarís, XaquínUniversidade do MinhoCosta, Ana Cláudia Oliveira20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68555spa202527603info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68555Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:08.340317Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
De la competencia literaria a la transmedial: una propuesta de unidad didáctica para ELE |
title |
De la competencia literaria a la transmedial: una propuesta de unidad didáctica para ELE |
spellingShingle |
De la competencia literaria a la transmedial: una propuesta de unidad didáctica para ELE Costa, Ana Cláudia Oliveira Intermedialidad Transmedial Competencias Cultura Aprendizaje de lenguas Words Intermediality Competences Culture Languages learning Intermedialidade Transmedialidade Aprendizagem de línguas Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
De la competencia literaria a la transmedial: una propuesta de unidad didáctica para ELE |
title_full |
De la competencia literaria a la transmedial: una propuesta de unidad didáctica para ELE |
title_fullStr |
De la competencia literaria a la transmedial: una propuesta de unidad didáctica para ELE |
title_full_unstemmed |
De la competencia literaria a la transmedial: una propuesta de unidad didáctica para ELE |
title_sort |
De la competencia literaria a la transmedial: una propuesta de unidad didáctica para ELE |
author |
Costa, Ana Cláudia Oliveira |
author_facet |
Costa, Ana Cláudia Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Núñez Sabarís, Xaquín Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Ana Cláudia Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intermedialidad Transmedial Competencias Cultura Aprendizaje de lenguas Words Intermediality Competences Culture Languages learning Intermedialidade Transmedialidade Aprendizagem de línguas Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Intermedialidad Transmedial Competencias Cultura Aprendizaje de lenguas Words Intermediality Competences Culture Languages learning Intermedialidade Transmedialidade Aprendizagem de línguas Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
Trabalho de projeto final em mestrado de Espanhol Língua Segunda, Língua Estrangeira |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/68555 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/68555 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202527603 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132462887993344 |