A OCDE e a governação : como o PISA se está a transformar num programa de ‘big science’

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Ana Lourdes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rosa, Vítor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13542
Resumo: Vulgarizado em 1961 nos Estados Unidos da América (EUA), o conceito de ‘big science’ refere-se à investigação científica em grande escala, com orçamentos importantes, equipas numerosas, instrumentos e laboratórios de grandes dimensões, com produção de uma enorme quantidade de dados. Por meio de revisão bibliográfica e análise documental, analisa-se o Programme for International Student Assessment (PISA), destacando características que apresentam similaridades com o conceito de ‘big science’. Os resultados encontrados apontam que o PISA pode ser considerado o primeiro programa no campo das ciências sociais e humanas que se insere nesta forma de fazer ciência.
id RCAP_7a4c0f032f29aca7f8aaf4de434e4fa2
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13542
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A OCDE e a governação : como o PISA se está a transformar num programa de ‘big science’EDUCAÇÃOOCDEPISA (PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS)GOVERNAÇÃOEDUCATIONPISA (PROGRAMME FOR INTERNATIONAL STUDENT ASSESSMENT)OECDBIG SCIENCEGOVERNANCEPISAVulgarizado em 1961 nos Estados Unidos da América (EUA), o conceito de ‘big science’ refere-se à investigação científica em grande escala, com orçamentos importantes, equipas numerosas, instrumentos e laboratórios de grandes dimensões, com produção de uma enorme quantidade de dados. Por meio de revisão bibliográfica e análise documental, analisa-se o Programme for International Student Assessment (PISA), destacando características que apresentam similaridades com o conceito de ‘big science’. Os resultados encontrados apontam que o PISA pode ser considerado o primeiro programa no campo das ciências sociais e humanas que se insere nesta forma de fazer ciência.Vulgarized in 1961 in the United States of America (USA), the concept of ‘big science’ refers to largescale scientific research, with large budgets, numerous teams, large instruments and laboratories producing a large amount. The International Student Assessment Program (PISA) is analyzed through a literature review and document analysis, highlighting characteristics similar to the concept of ‘big science’. The results found show that PISA can be considered the first program in the area of the social and human sciences to be part of this way of doing science.Utilisé pour la première fois en 1961 aux États-Unis d’Amérique (USA), le concept de ‘ big science ‘ fait référence à la recherche scientifique à grande échelle, avec de gros budgets, de grandes équipes, de grands instru ments et laboratoires, produisant une énorme quantité de données. Par le biais d’une revue de la littérature et d’une analyse documentaire, le Programme for International Student Assessment (PISA) est analysé, mettant en évidence les caractéristiques qui présentent des similitudes avec le concept de ‘big science’. Les résultats indiquent que le PISA peut être considéré comme le premier programme dans le domaine des sciences sociales et humaines qui correspond à cette façon de faire de la science.El Big Science se vulgarizó, en 1961, en los Estados Unidos de América. Se trata de investigaciones científicas a gran escala, con grandes presupuestos, innumerables equipos, grandes instrumentos y aboratorios, que producen grandes cantidades de datos, aunque a menudo de poca relevancia. A través de una revisión bibliográfica y un análisis documental, se analiza el Programme for International Student Assessment (PISA), destacando las características que presentan similitudes con el concepto de ‘big science’. Los resultados encontrados muestran que el PISA se puede considerar el primer programa en el área de las ciencias sociales y las humanidades que se enmarca en esta forma de hacer ciencia.Edições Universitárias Lusófonas2023-01-31T11:13:51Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13542por1645-7250Araújo, Ana LourdesRosa, Vítorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-07T01:30:34Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13542Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:42.800874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A OCDE e a governação : como o PISA se está a transformar num programa de ‘big science’
title A OCDE e a governação : como o PISA se está a transformar num programa de ‘big science’
spellingShingle A OCDE e a governação : como o PISA se está a transformar num programa de ‘big science’
Araújo, Ana Lourdes
EDUCAÇÃO
OCDE
PISA (PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS)
GOVERNAÇÃO
EDUCATION
PISA (PROGRAMME FOR INTERNATIONAL STUDENT ASSESSMENT)
OECD
BIG SCIENCE
GOVERNANCE
PISA
title_short A OCDE e a governação : como o PISA se está a transformar num programa de ‘big science’
title_full A OCDE e a governação : como o PISA se está a transformar num programa de ‘big science’
title_fullStr A OCDE e a governação : como o PISA se está a transformar num programa de ‘big science’
title_full_unstemmed A OCDE e a governação : como o PISA se está a transformar num programa de ‘big science’
title_sort A OCDE e a governação : como o PISA se está a transformar num programa de ‘big science’
author Araújo, Ana Lourdes
author_facet Araújo, Ana Lourdes
Rosa, Vítor
author_role author
author2 Rosa, Vítor
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Ana Lourdes
Rosa, Vítor
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
OCDE
PISA (PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS)
GOVERNAÇÃO
EDUCATION
PISA (PROGRAMME FOR INTERNATIONAL STUDENT ASSESSMENT)
OECD
BIG SCIENCE
GOVERNANCE
PISA
topic EDUCAÇÃO
OCDE
PISA (PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS)
GOVERNAÇÃO
EDUCATION
PISA (PROGRAMME FOR INTERNATIONAL STUDENT ASSESSMENT)
OECD
BIG SCIENCE
GOVERNANCE
PISA
description Vulgarizado em 1961 nos Estados Unidos da América (EUA), o conceito de ‘big science’ refere-se à investigação científica em grande escala, com orçamentos importantes, equipas numerosas, instrumentos e laboratórios de grandes dimensões, com produção de uma enorme quantidade de dados. Por meio de revisão bibliográfica e análise documental, analisa-se o Programme for International Student Assessment (PISA), destacando características que apresentam similaridades com o conceito de ‘big science’. Os resultados encontrados apontam que o PISA pode ser considerado o primeiro programa no campo das ciências sociais e humanas que se insere nesta forma de fazer ciência.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01T00:00:00Z
2022
2023-01-31T11:13:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13542
url http://hdl.handle.net/10437/13542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-7250
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131224461017088