A força da cultura popular e a valorização da identidade Cultural no vivenciar o território com as crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/32292 |
Resumo: | O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado que buscou compreender as dimensões teóricas e práticas que compõem a relação criança, a cidade e o patrimônio no âmbito da educação infantil e abrangeu duas cidades históricas: Évora, PT e Penedo, Alagoas. Foca na pesquisa colaborativa realizada em Penedo, envolvendo o acompanhamento das crianças de duas escolas municipais em suas saídas às ruas, a partir de um plano realizado em conjunto com a professora e a pesquisadora. Quatro episódios que dimensionam a força da cultura local são descritos, considerados esteio para a participação, significação e/ou ressignificação do patrimônio cultural pelas crianças. A distância que separa os saberes e fazeres da cultura local da cultura escolar constitui-se um silenciamento a ser enfrentado. |
id |
RCAP_7a669c63df788957e09eb8550e22d897 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/32292 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A força da cultura popular e a valorização da identidade Cultural no vivenciar o território com as criançasEducação InfantilcidadeinfânciapatrimônioO artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado que buscou compreender as dimensões teóricas e práticas que compõem a relação criança, a cidade e o patrimônio no âmbito da educação infantil e abrangeu duas cidades históricas: Évora, PT e Penedo, Alagoas. Foca na pesquisa colaborativa realizada em Penedo, envolvendo o acompanhamento das crianças de duas escolas municipais em suas saídas às ruas, a partir de um plano realizado em conjunto com a professora e a pesquisadora. Quatro episódios que dimensionam a força da cultura local são descritos, considerados esteio para a participação, significação e/ou ressignificação do patrimônio cultural pelas crianças. A distância que separa os saberes e fazeres da cultura local da cultura escolar constitui-se um silenciamento a ser enfrentado.EDUFAL2022-07-05T16:13:45Z2022-07-052022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/32292http://hdl.handle.net/10174/32292porAmaral, J., Haddad, L. & Folque, M. A. (2022). A força da cultura popular e a valorização da identidade Cultural no vivenciar o território com as crianças. In Fernanda Lins (coord.) Nós Cadernos do I Congresso Internacional Estudos da Paisagem – Anais Patrimõnios em silêncio (1401-1412). EDUFAL.978-65-5624-094-7.https://www.ciep2021.com.br/jeane@uefs.brlenirahaddad@gmail.commafm@uevora.ptAmaral, JeaneHaddad, LeniraFolque, M. A.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:32:38Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32292Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:15.231827Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A força da cultura popular e a valorização da identidade Cultural no vivenciar o território com as crianças |
title |
A força da cultura popular e a valorização da identidade Cultural no vivenciar o território com as crianças |
spellingShingle |
A força da cultura popular e a valorização da identidade Cultural no vivenciar o território com as crianças Amaral, Jeane Educação Infantil cidade infância patrimônio |
title_short |
A força da cultura popular e a valorização da identidade Cultural no vivenciar o território com as crianças |
title_full |
A força da cultura popular e a valorização da identidade Cultural no vivenciar o território com as crianças |
title_fullStr |
A força da cultura popular e a valorização da identidade Cultural no vivenciar o território com as crianças |
title_full_unstemmed |
A força da cultura popular e a valorização da identidade Cultural no vivenciar o território com as crianças |
title_sort |
A força da cultura popular e a valorização da identidade Cultural no vivenciar o território com as crianças |
author |
Amaral, Jeane |
author_facet |
Amaral, Jeane Haddad, Lenira Folque, M. A. |
author_role |
author |
author2 |
Haddad, Lenira Folque, M. A. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Jeane Haddad, Lenira Folque, M. A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil cidade infância patrimônio |
topic |
Educação Infantil cidade infância patrimônio |
description |
O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado que buscou compreender as dimensões teóricas e práticas que compõem a relação criança, a cidade e o patrimônio no âmbito da educação infantil e abrangeu duas cidades históricas: Évora, PT e Penedo, Alagoas. Foca na pesquisa colaborativa realizada em Penedo, envolvendo o acompanhamento das crianças de duas escolas municipais em suas saídas às ruas, a partir de um plano realizado em conjunto com a professora e a pesquisadora. Quatro episódios que dimensionam a força da cultura local são descritos, considerados esteio para a participação, significação e/ou ressignificação do patrimônio cultural pelas crianças. A distância que separa os saberes e fazeres da cultura local da cultura escolar constitui-se um silenciamento a ser enfrentado. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-05T16:13:45Z 2022-07-05 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/32292 http://hdl.handle.net/10174/32292 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/32292 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Amaral, J., Haddad, L. & Folque, M. A. (2022). A força da cultura popular e a valorização da identidade Cultural no vivenciar o território com as crianças. In Fernanda Lins (coord.) Nós Cadernos do I Congresso Internacional Estudos da Paisagem – Anais Patrimõnios em silêncio (1401-1412). EDUFAL. 978-65-5624-094-7. https://www.ciep2021.com.br/ jeane@uefs.br lenirahaddad@gmail.com mafm@uevora.pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFAL |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136694072508416 |