A força da cultura popular e a valorização da identidade Cultural no vivenciar o território com as crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Jeane
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Haddad, Lenira, Folque, M. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/32292
Resumo: O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado que buscou compreender as dimensões teóricas e práticas que compõem a relação criança, a cidade e o patrimônio no âmbito da educação infantil e abrangeu duas cidades históricas: Évora, PT e Penedo, Alagoas. Foca na pesquisa colaborativa realizada em Penedo, envolvendo o acompanhamento das crianças de duas escolas municipais em suas saídas às ruas, a partir de um plano realizado em conjunto com a professora e a pesquisadora. Quatro episódios que dimensionam a força da cultura local são descritos, considerados esteio para a participação, significação e/ou ressignificação do patrimônio cultural pelas crianças. A distância que separa os saberes e fazeres da cultura local da cultura escolar constitui-se um silenciamento a ser enfrentado.
id RCAP_7a669c63df788957e09eb8550e22d897
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/32292
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A força da cultura popular e a valorização da identidade Cultural no vivenciar o território com as criançasEducação InfantilcidadeinfânciapatrimônioO artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado que buscou compreender as dimensões teóricas e práticas que compõem a relação criança, a cidade e o patrimônio no âmbito da educação infantil e abrangeu duas cidades históricas: Évora, PT e Penedo, Alagoas. Foca na pesquisa colaborativa realizada em Penedo, envolvendo o acompanhamento das crianças de duas escolas municipais em suas saídas às ruas, a partir de um plano realizado em conjunto com a professora e a pesquisadora. Quatro episódios que dimensionam a força da cultura local são descritos, considerados esteio para a participação, significação e/ou ressignificação do patrimônio cultural pelas crianças. A distância que separa os saberes e fazeres da cultura local da cultura escolar constitui-se um silenciamento a ser enfrentado.EDUFAL2022-07-05T16:13:45Z2022-07-052022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/32292http://hdl.handle.net/10174/32292porAmaral, J., Haddad, L. & Folque, M. A. (2022). A força da cultura popular e a valorização da identidade Cultural no vivenciar o território com as crianças. In Fernanda Lins (coord.) Nós Cadernos do I Congresso Internacional Estudos da Paisagem – Anais Patrimõnios em silêncio (1401-1412). EDUFAL.978-65-5624-094-7.https://www.ciep2021.com.br/jeane@uefs.brlenirahaddad@gmail.commafm@uevora.ptAmaral, JeaneHaddad, LeniraFolque, M. A.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:32:38Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32292Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:15.231827Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A força da cultura popular e a valorização da identidade Cultural no vivenciar o território com as crianças
title A força da cultura popular e a valorização da identidade Cultural no vivenciar o território com as crianças
spellingShingle A força da cultura popular e a valorização da identidade Cultural no vivenciar o território com as crianças
Amaral, Jeane
Educação Infantil
cidade
infância
patrimônio
title_short A força da cultura popular e a valorização da identidade Cultural no vivenciar o território com as crianças
title_full A força da cultura popular e a valorização da identidade Cultural no vivenciar o território com as crianças
title_fullStr A força da cultura popular e a valorização da identidade Cultural no vivenciar o território com as crianças
title_full_unstemmed A força da cultura popular e a valorização da identidade Cultural no vivenciar o território com as crianças
title_sort A força da cultura popular e a valorização da identidade Cultural no vivenciar o território com as crianças
author Amaral, Jeane
author_facet Amaral, Jeane
Haddad, Lenira
Folque, M. A.
author_role author
author2 Haddad, Lenira
Folque, M. A.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Jeane
Haddad, Lenira
Folque, M. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
cidade
infância
patrimônio
topic Educação Infantil
cidade
infância
patrimônio
description O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado que buscou compreender as dimensões teóricas e práticas que compõem a relação criança, a cidade e o patrimônio no âmbito da educação infantil e abrangeu duas cidades históricas: Évora, PT e Penedo, Alagoas. Foca na pesquisa colaborativa realizada em Penedo, envolvendo o acompanhamento das crianças de duas escolas municipais em suas saídas às ruas, a partir de um plano realizado em conjunto com a professora e a pesquisadora. Quatro episódios que dimensionam a força da cultura local são descritos, considerados esteio para a participação, significação e/ou ressignificação do patrimônio cultural pelas crianças. A distância que separa os saberes e fazeres da cultura local da cultura escolar constitui-se um silenciamento a ser enfrentado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-05T16:13:45Z
2022-07-05
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/32292
http://hdl.handle.net/10174/32292
url http://hdl.handle.net/10174/32292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Amaral, J., Haddad, L. & Folque, M. A. (2022). A força da cultura popular e a valorização da identidade Cultural no vivenciar o território com as crianças. In Fernanda Lins (coord.) Nós Cadernos do I Congresso Internacional Estudos da Paisagem – Anais Patrimõnios em silêncio (1401-1412). EDUFAL.
978-65-5624-094-7.
https://www.ciep2021.com.br/
jeane@uefs.br
lenirahaddad@gmail.com
mafm@uevora.pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFAL
publisher.none.fl_str_mv EDUFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136694072508416