Patrimônio cultural e pertencimento: contribuição para pensar o currículo na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa AMARAL, Jeane
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: HADDAD, Lenira, Assunção FOLQUE, Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12321
Resumo: The article presents part of a research that sought to understand the theoretical and practical dimensions that make up the relationship between child, city and heritage in the context of early childhood education and covered two historic cities. The analysis stems from the collaborative research carried out in Penedo, AL, involving the monitoring of children from two municipal pre-schools on their way out onto the streets, mobilized for several reasons. Five episodes that measure the strength of local culture are considered the mainstay for the participation, meaning and / or resignification of cultural heritage by children, breaking the distance that separates knowledge and practices from local culture from school culture.
id UFMT-3_f69d2422b13bfedb6dbd83ec260efafc
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/12321
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Patrimônio cultural e pertencimento: contribuição para pensar o currículo na educação infantilEducação InfantilCidadeInfânciaPatrimônio culturalThe article presents part of a research that sought to understand the theoretical and practical dimensions that make up the relationship between child, city and heritage in the context of early childhood education and covered two historic cities. The analysis stems from the collaborative research carried out in Penedo, AL, involving the monitoring of children from two municipal pre-schools on their way out onto the streets, mobilized for several reasons. Five episodes that measure the strength of local culture are considered the mainstay for the participation, meaning and / or resignification of cultural heritage by children, breaking the distance that separates knowledge and practices from local culture from school culture.O artigo apresenta parte de uma pesquisa que buscou compreender as dimensões teóricas e práticas que compõem a relação criança, cidade e patrimônio no âmbito da educação infantil e abrangeu duas cidades históricas. A análise decorre da pesquisa de cunho etnográfico realizada em Penedo, AL, envolvendo o acompanhamento das crianças de duas escolas municipais em suas saídas às ruas da cidade, mobilizadas por diversos motivos. Cinco episódios que dimensionam a força da cultura local são considerados esteio para a participação, significação e/ou ressignificação do patrimônio cultural pelas crianças rompendo com a distância que separa os saberes e fazeres da cultura local da cultura escolar.Universidade Federal de Mato Grosso2021-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1232110.29286/rep.v30ijan/dez.12321Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-212238-20970104-596210.29286/rep.v30ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12321/9743https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12321/10884https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12321/10885https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12321/10886https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12321/10888https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12321/10887Copyright (c) 2021 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta AMARAL, Jeane HADDAD, Lenira Assunção FOLQUE, Maria 2022-03-24T19:09:13Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/12321Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2022-03-24T19:09:13Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Patrimônio cultural e pertencimento: contribuição para pensar o currículo na educação infantil
title Patrimônio cultural e pertencimento: contribuição para pensar o currículo na educação infantil
spellingShingle Patrimônio cultural e pertencimento: contribuição para pensar o currículo na educação infantil
Costa AMARAL, Jeane
Educação Infantil
Cidade
Infância
Patrimônio cultural
title_short Patrimônio cultural e pertencimento: contribuição para pensar o currículo na educação infantil
title_full Patrimônio cultural e pertencimento: contribuição para pensar o currículo na educação infantil
title_fullStr Patrimônio cultural e pertencimento: contribuição para pensar o currículo na educação infantil
title_full_unstemmed Patrimônio cultural e pertencimento: contribuição para pensar o currículo na educação infantil
title_sort Patrimônio cultural e pertencimento: contribuição para pensar o currículo na educação infantil
author Costa AMARAL, Jeane
author_facet Costa AMARAL, Jeane
HADDAD, Lenira
Assunção FOLQUE, Maria
author_role author
author2 HADDAD, Lenira
Assunção FOLQUE, Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa AMARAL, Jeane
HADDAD, Lenira
Assunção FOLQUE, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Cidade
Infância
Patrimônio cultural
topic Educação Infantil
Cidade
Infância
Patrimônio cultural
description The article presents part of a research that sought to understand the theoretical and practical dimensions that make up the relationship between child, city and heritage in the context of early childhood education and covered two historic cities. The analysis stems from the collaborative research carried out in Penedo, AL, involving the monitoring of children from two municipal pre-schools on their way out onto the streets, mobilized for several reasons. Five episodes that measure the strength of local culture are considered the mainstay for the participation, meaning and / or resignification of cultural heritage by children, breaking the distance that separates knowledge and practices from local culture from school culture.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12321
10.29286/rep.v30ijan/dez.12321
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12321
identifier_str_mv 10.29286/rep.v30ijan/dez.12321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12321/9743
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12321/10884
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12321/10885
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12321/10886
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12321/10888
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12321/10887
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-21
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v30ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711217479057408