Concepções sobre desenvolvimento infantil na perspectiva de educadoras em creches públicas e particulares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Ellis Regina Ferreira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ramos, Deborah Dornellas, Salomão, Nádia Maria Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.7738
Resumo: Neste estudo, objetivou-se investigar as concepções de educadoras de creches públicas e particulares sobre desenvolvimento infantil. Desse modo, aplicou-se uma entrevista semiestruturada a 24 educadoras. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo categorial temática. De modo geral, verificou-se que, em relação às concepções sobre desenvolvimento infantil, predominou, nos dois grupos de educadoras, a subcategoria Desenvolvimento por estágios. Essas educadoras destacaram o Ambiente sociofamiliar desestruturado e o Despreparo do educador como sendo os principais aspectos desfavoráveis à promoção do desenvolvimento infantil e caracterizaram o desenvolvimento das crianças, quando inseridas narotina da creche, como sendo positivo. Almeja-se, com este estudo, oferecer subsídios para o planejamento de intervenções com vistas a promover o desenvolvimento infantil.
id RCAP_7a67b99923d56355fb6610bc6942f392
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/7738
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concepções sobre desenvolvimento infantil na perspectiva de educadoras em creches públicas e particularesConcepciones sobre el desarrollo infantil en la perspectiva de educadoras en guarderías públicas y privadasConcepções sobre desenvolvimento infantil na perspectiva de educadoras em creches públicas e particularesArtigosNeste estudo, objetivou-se investigar as concepções de educadoras de creches públicas e particulares sobre desenvolvimento infantil. Desse modo, aplicou-se uma entrevista semiestruturada a 24 educadoras. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo categorial temática. De modo geral, verificou-se que, em relação às concepções sobre desenvolvimento infantil, predominou, nos dois grupos de educadoras, a subcategoria Desenvolvimento por estágios. Essas educadoras destacaram o Ambiente sociofamiliar desestruturado e o Despreparo do educador como sendo os principais aspectos desfavoráveis à promoção do desenvolvimento infantil e caracterizaram o desenvolvimento das crianças, quando inseridas narotina da creche, como sendo positivo. Almeja-se, com este estudo, oferecer subsídios para o planejamento de intervenções com vistas a promover o desenvolvimento infantil.This study aimed to investigate the teachers’ conceptions of child developmentin public and private daycare centers. Therefore, semi structured interviews were applied to 24 teachers. Data were analyzed with the thematic content analysis technique. Generally, it was found that, in what concerns ideas about child development, the subcategory Development by stages predominated in both groups of educators. The teachers high lighted the Unstructured sociofamilial environment and the Unpreparedness of the educators as the main negative points to the promotion of child development and characterized the development of children, when inserted into the routine of the nursery, as positive. With this study we aimed to provide information for planning interventions in order to promote child development.En este estudio, se buscó investigar las concepciones de educadoras de guarderías públicas y privadas sobre desarrollo infantil. De ese modo, se aplicó una entrevista semiestructurada a 24 educadoras. Los datos fueron analizados a partir de la técnica de análisis de contenido categorial temático.De modo general, se verificó que, en relación a las concepciones sobre el desarrollo infantil, predominó, en los dos grupos de educadoras, la subclasificación Desarrollo por etapas. Esas educadoras destacaron el Ambiente socio-familiar desestructurado y el Despreparo del educador como siendo los principales aspectos desfavorables a la promoción del desarrollo infantil y caracterizan el desarrollo de los niños, cuando inseridos en la rutina de la guardería, como siendo positivo. Nuestro objetivo es, con este estudio, ofrecer subsidios para el planeamiento de intervenciones con vistas a promover el desarrollo infantil.Instituto de Educação - Universidade do Minho2015-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.7738por2183-04520871-9187dos Santos, Ellis Regina FerreiraRamos, Deborah DornellasSalomão, Nádia Maria Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:14Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/7738Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:44.590671Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepções sobre desenvolvimento infantil na perspectiva de educadoras em creches públicas e particulares
Concepciones sobre el desarrollo infantil en la perspectiva de educadoras en guarderías públicas y privadas
Concepções sobre desenvolvimento infantil na perspectiva de educadoras em creches públicas e particulares
title Concepções sobre desenvolvimento infantil na perspectiva de educadoras em creches públicas e particulares
spellingShingle Concepções sobre desenvolvimento infantil na perspectiva de educadoras em creches públicas e particulares
dos Santos, Ellis Regina Ferreira
Artigos
title_short Concepções sobre desenvolvimento infantil na perspectiva de educadoras em creches públicas e particulares
title_full Concepções sobre desenvolvimento infantil na perspectiva de educadoras em creches públicas e particulares
title_fullStr Concepções sobre desenvolvimento infantil na perspectiva de educadoras em creches públicas e particulares
title_full_unstemmed Concepções sobre desenvolvimento infantil na perspectiva de educadoras em creches públicas e particulares
title_sort Concepções sobre desenvolvimento infantil na perspectiva de educadoras em creches públicas e particulares
author dos Santos, Ellis Regina Ferreira
author_facet dos Santos, Ellis Regina Ferreira
Ramos, Deborah Dornellas
Salomão, Nádia Maria Ribeiro
author_role author
author2 Ramos, Deborah Dornellas
Salomão, Nádia Maria Ribeiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Ellis Regina Ferreira
Ramos, Deborah Dornellas
Salomão, Nádia Maria Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Neste estudo, objetivou-se investigar as concepções de educadoras de creches públicas e particulares sobre desenvolvimento infantil. Desse modo, aplicou-se uma entrevista semiestruturada a 24 educadoras. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo categorial temática. De modo geral, verificou-se que, em relação às concepções sobre desenvolvimento infantil, predominou, nos dois grupos de educadoras, a subcategoria Desenvolvimento por estágios. Essas educadoras destacaram o Ambiente sociofamiliar desestruturado e o Despreparo do educador como sendo os principais aspectos desfavoráveis à promoção do desenvolvimento infantil e caracterizaram o desenvolvimento das crianças, quando inseridas narotina da creche, como sendo positivo. Almeja-se, com este estudo, oferecer subsídios para o planejamento de intervenções com vistas a promover o desenvolvimento infantil.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.7738
url https://doi.org/10.21814/rpe.7738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130222750072832