Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rolo, Diana Patrícia da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/17988
Resumo: O presente relatório insere-se na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada [PES], integrada no 2.º ano do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo de ensino básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. O principal objetivo, vertido no presente relatório, foi refletir sobre a ação desenvolvida ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES) que se realizou em contexto de creche, num grupo heterogéneo constituído por 18 crianças de 2 ano de idade, em contexto de jardim de infância, num grupo vertical com 25 crianças de 3, 4, 5 e 6 anos de idade e, em contexto de 1.º ciclo de ensino básico [1.º CEB], numa turma de 3.º ano de escolaridade, com 16 crianças de 8 e 9 anos de idade. A nossa prática educativa baseou-se essencialmente no desenvolvimento integral da criança e tentamos sempre promover uma pedagogia que valorizasse a criança e a sua ação, tornando-a ativa no seu processo de ensino-aprendizagem. Tentamos sempre seguir uma pedagogia integradora, em que articulamos os saberes das diferentes áreas de conteúdo e disciplinares. O jogo, foi parte integrante da nossa ação pedagógica em que conseguimos relacioná-lo com a problemática que investigamos e responder à nossa questão-problema: Que contributos sobressaem a partir da implementação de estratégias de ensino-aprendizagem, fundamentadas no jogo e no jogar para o desenvolvimento de competências sociais e comunicacionais nas crianças no âmbito da educação pré-escolar e do 1.º ciclo de ensino básico? Posto isto, a investigação presente neste relatório tem como objeto de estudo o Desenvolvimento de competências sociais e comunicacionais a partir do jogo e do jogar, sendo que os objetivos definidos para dar resposta à questão-problema foram: (i) Proporcionar atividades que envolvam o jogo como estratégia de ensino-aprendizagem; (ii) Compreender se as crianças constroem aprendizagens e desenvolvem competências sociais e comunicacionais através do jogo e do jogar; e (iii) Avaliar as crianças em momento de jogo. A nossa pesquisa centra-se numa abordagem qualitativa, com recurso a alguns dados quantitativos, e utilizamos como principais técnicas e instrumentos de recolha de dados a observação participante e naturalista, os registos fotográficos e registos áudios, notas de campo e grelhas de observação. Considerando os resultados obtidos, entre outros aspetos, pensamos poder concluir que o jogo é uma excelente estratégia de ensino-aprendizagem, que permite o desenvolvimento de competências sociais e comunicacionais das crianças e auxilia-as no processo de aprendizagem.
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spelling Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-Escolar1.º ciclo de ensino básicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório insere-se na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada [PES], integrada no 2.º ano do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo de ensino básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. O principal objetivo, vertido no presente relatório, foi refletir sobre a ação desenvolvida ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES) que se realizou em contexto de creche, num grupo heterogéneo constituído por 18 crianças de 2 ano de idade, em contexto de jardim de infância, num grupo vertical com 25 crianças de 3, 4, 5 e 6 anos de idade e, em contexto de 1.º ciclo de ensino básico [1.º CEB], numa turma de 3.º ano de escolaridade, com 16 crianças de 8 e 9 anos de idade. A nossa prática educativa baseou-se essencialmente no desenvolvimento integral da criança e tentamos sempre promover uma pedagogia que valorizasse a criança e a sua ação, tornando-a ativa no seu processo de ensino-aprendizagem. Tentamos sempre seguir uma pedagogia integradora, em que articulamos os saberes das diferentes áreas de conteúdo e disciplinares. O jogo, foi parte integrante da nossa ação pedagógica em que conseguimos relacioná-lo com a problemática que investigamos e responder à nossa questão-problema: Que contributos sobressaem a partir da implementação de estratégias de ensino-aprendizagem, fundamentadas no jogo e no jogar para o desenvolvimento de competências sociais e comunicacionais nas crianças no âmbito da educação pré-escolar e do 1.º ciclo de ensino básico? Posto isto, a investigação presente neste relatório tem como objeto de estudo o Desenvolvimento de competências sociais e comunicacionais a partir do jogo e do jogar, sendo que os objetivos definidos para dar resposta à questão-problema foram: (i) Proporcionar atividades que envolvam o jogo como estratégia de ensino-aprendizagem; (ii) Compreender se as crianças constroem aprendizagens e desenvolvem competências sociais e comunicacionais através do jogo e do jogar; e (iii) Avaliar as crianças em momento de jogo. A nossa pesquisa centra-se numa abordagem qualitativa, com recurso a alguns dados quantitativos, e utilizamos como principais técnicas e instrumentos de recolha de dados a observação participante e naturalista, os registos fotográficos e registos áudios, notas de campo e grelhas de observação. Considerando os resultados obtidos, entre outros aspetos, pensamos poder concluir que o jogo é uma excelente estratégia de ensino-aprendizagem, que permite o desenvolvimento de competências sociais e comunicacionais das crianças e auxilia-as no processo de aprendizagem.This report is included in the Supervised Teaching Practice [PES] course, integrated in the 2nd year of the syllabus of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st cycle of ensino básico, School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança.The main objective of this report was to reflect on the action developed during the Supervised Teaching Practice (PES), which was carried out in a day-care setting, in a heterogeneous group consisting of 18 2-year-old children in a garden context of children, in a vertical group with 25 children of 3, 4, 5 and 6 years of age and, in the context of the 1st cycle of basic education [1 CEB], in a group of 3rd year of schooling, with 16 children 8 and 9 years old. Our educational practice was based essentially on the integral development of the child and we always try to promote a pedagogy that values the child and his action, making it active in its teaching-learning process. The game was an integral part of our pedagogical action in which we were able to relate it to the problematic we investigated and to answer our problem question: What implications stand out from the implementation of teaching-learning strategies based on the game and playing for the development of social and communication skills in children in the context of pre-school education and the 1st cycle of basic education? That said, the research presented in this report has the objective of studying the development of social and communication skills from the game and play, and the objectives defined to answer the problem question were: (i) Provide activities involving the game as a teaching-learning strategy; (ii) Understand whether children build learning and develop social and communication skills through play and play; and (iii) Evaluate children at play time. Our research focuses on a qualitative approach using some quantitative data and uses as main techniques and instruments of data collection participant and naturalistic observation, photographic records and audios, field notes and observation grids. Considering the results obtained, among other things, we think we can conclude that the game is an excellent teaching-learning strategy, which allows the development of social and communication skills of children and helps them in the learning process.Mesquita, ElzaBiblioteca Digital do IPBRolo, Diana Patrícia da Silva2018-09-27T11:14:36Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/17988TID:201973480porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:41:14Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/17988Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:58.172918Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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