A compreensão oral nas aulas de línguas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/24086 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário |
id |
RCAP_7a7971b0f93db0d33b4aebafb211757a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24086 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A compreensão oral nas aulas de línguas806.0:372.88372.88:806.0Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e SecundárioÉ cada vez mais pertinente considerar a compreensão oral como um processo de receção ativa, dotada de um papel importante à luz de uma abordagem comunicativa. Algumas das dimensões que foram exploradas no meu projeto e que explano neste relatório são as seguintes: saber como é utilizada a compreensão oral nas aulas de línguas, mais especificamente nas aulas de Espanhol, e perceber quais as estratégias utilizadas em aula para desenvolver a habilidade de compreender mensagens transmitidas oralmente. Na primeira parte deste relatório, é feita uma fundamentação teórica e contextual, iniciando-se com a abordagem do conceito de compreensão oral, a relação que se estabelece entre esta destreza e o método comunicativo. De seguida, são explanadas algumas das estratégias de compreensão oral, assim como os seus objetivos, atividades e respetiva avaliação. Posteriormente, é caraterizado o contexto em que se desenvolveu o projeto, isto é, descrevem-se a escola e a turma e aborda-se o tema da compreensão oral à luz dos documentos oficiais. Para finalizar este capítulo é apresentado em traços gerais o plano de intervenção que orientou a minha atuação no estágio. No segundo capítulo, descrevo a minha intervenção pedagógica, mencionando atividades de compreensão oral promovidas, a avaliação das mesmas e do desempenho dos alunos. Por último, são referidos os resultados do questionário final de avaliação apresentado aos discentes. Este relatório termina com as considerações finais, secção na qual se discutem as limitações do projeto à luz dos seus objetivos como a organização curricular do mestrado e as imposições ao nível dos conteúdos programáticos pensados para as minhas aulas. Para terminar, são ainda levantadas algumas questões relativas ao tema da compreensão oral e à sua abordagem nas aulas de línguas.It is increasingly important to consider oral comprehension like a process of active reception endowed with a significant role, in light of the communicative approach. Some of the dimensions that were explored in my project and that I explain in this report are the following: knowing how oral comprehension is used in language classes, more specifically in the Spanish classes, and understanding which strategies are used in class in order to develop the ability to understand messages orally transmitted. In the first part of this report a theoretical and contextual reasoning is made, starting with the approach of the notion of oral comprehension and the relationship established between this method and communicative skills. Below are explained some of the strategies of oral comprehension, as well as its objectives, activities and respective evaluation. Subsequently, it is characterized the context in which this project was developed, this is, describing the school and classroom and addressing the topic of oral comprehension taking into consideration official documents. To finish this chapter it is presented in general terms the Intervention Plan that oriented my performance in the internship. In the second chapter, I describe my pedagogical intervention, mentioning oral comprehension activities that were promoted, and the evaluation of those same students' performance. Lastly, the results of the final evaluation questionnaire are presented to students. This report ends with the finals remarks, a section in which we discuss the limitations of the project considering the objectives, like the organization of the master’s degree course curriculum and the constraints of the syllabus, thought in classes. To finish, some issues regarding the Oral Comprehension and its approach in language classes are raised.Dono López, PedroDionísio, Maria de Lourdes da TrindadeUniversidade do MinhoMartins, Sandra Cristina Loureiro20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24086porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:45:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24086Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:43:08.027473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A compreensão oral nas aulas de línguas |
title |
A compreensão oral nas aulas de línguas |
spellingShingle |
A compreensão oral nas aulas de línguas Martins, Sandra Cristina Loureiro 806.0:372.88 372.88:806.0 |
title_short |
A compreensão oral nas aulas de línguas |
title_full |
A compreensão oral nas aulas de línguas |
title_fullStr |
A compreensão oral nas aulas de línguas |
title_full_unstemmed |
A compreensão oral nas aulas de línguas |
title_sort |
A compreensão oral nas aulas de línguas |
author |
Martins, Sandra Cristina Loureiro |
author_facet |
Martins, Sandra Cristina Loureiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dono López, Pedro Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Sandra Cristina Loureiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
806.0:372.88 372.88:806.0 |
topic |
806.0:372.88 372.88:806.0 |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/24086 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/24086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132987553480704 |