A metodologia de trabalgho desenvolvido pelo professor generalista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Maria João
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1407
Resumo: O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e tem como grande objetivo evidenciar experiências vividas ao longo dos estágios realizados nas valências de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, dando especial enfoque ao papel do docente generalista. A elaboração do presente documento escrito tem como finalidade descrever as diversas etapas essências ao desenvolvimento da prática profissional, nomeadamente, o observar, o planificar, o agir e o avaliar. Uma pedagogia que se evidenciou em ambos os estágios foi a Metodologia de Trabalho de Projeto que é promotora de uma participação constante por parte das crianças a todos os níveis. Desta forma verifica-se que a articulação entre a teoria e a prática promoveu um maior desempenho ao longo das experiencias vividas nos dois contextos. Valorizamos ainda uma prática reflexiva e em coletivo que nos ajudou a identificar eventuais falhas e ultrapassar dificuldades.ABSTRACT This report appears on the stage for a masters degree in Preschool Education and teaching of the first cycle of basic education, and its great goal highlights experiences over the stages held in the valences of pre-school education and the first cycle of basic education, giving special focus to the function of the generalist teacher. The preparation of the present document written with the purpose to describe the various steps in the development of professional practice essences, in particular observe, plan, Act and evaluate. A pedagogy that is evidenced in both stages was the methodology of project Work that is a constant participation promoting children at all levels of development. Thus it turns out that the articulation between theory and the practice promoted an increased performance along the experiences lived in the two contexts. We value a reflective practice and in collective that helped us identify any flaws and overcoming adversity.
id RCAP_7a93d8cc629fb813f73cc1b25e60d08f
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1407
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A metodologia de trabalgho desenvolvido pelo professor generalistaEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e tem como grande objetivo evidenciar experiências vividas ao longo dos estágios realizados nas valências de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, dando especial enfoque ao papel do docente generalista. A elaboração do presente documento escrito tem como finalidade descrever as diversas etapas essências ao desenvolvimento da prática profissional, nomeadamente, o observar, o planificar, o agir e o avaliar. Uma pedagogia que se evidenciou em ambos os estágios foi a Metodologia de Trabalho de Projeto que é promotora de uma participação constante por parte das crianças a todos os níveis. Desta forma verifica-se que a articulação entre a teoria e a prática promoveu um maior desempenho ao longo das experiencias vividas nos dois contextos. Valorizamos ainda uma prática reflexiva e em coletivo que nos ajudou a identificar eventuais falhas e ultrapassar dificuldades.ABSTRACT This report appears on the stage for a masters degree in Preschool Education and teaching of the first cycle of basic education, and its great goal highlights experiences over the stages held in the valences of pre-school education and the first cycle of basic education, giving special focus to the function of the generalist teacher. The preparation of the present document written with the purpose to describe the various steps in the development of professional practice essences, in particular observe, plan, Act and evaluate. A pedagogy that is evidenced in both stages was the methodology of project Work that is a constant participation promoting children at all levels of development. Thus it turns out that the articulation between theory and the practice promoted an increased performance along the experiences lived in the two contexts. We value a reflective practice and in collective that helped us identify any flaws and overcoming adversity.2014-05-19T10:50:51Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1407TID:201460033porSoares, Maria Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:47Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:50.870971Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A metodologia de trabalgho desenvolvido pelo professor generalista
title A metodologia de trabalgho desenvolvido pelo professor generalista
spellingShingle A metodologia de trabalgho desenvolvido pelo professor generalista
Soares, Maria João
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
title_short A metodologia de trabalgho desenvolvido pelo professor generalista
title_full A metodologia de trabalgho desenvolvido pelo professor generalista
title_fullStr A metodologia de trabalgho desenvolvido pelo professor generalista
title_full_unstemmed A metodologia de trabalgho desenvolvido pelo professor generalista
title_sort A metodologia de trabalgho desenvolvido pelo professor generalista
author Soares, Maria João
author_facet Soares, Maria João
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Maria João
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
description O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e tem como grande objetivo evidenciar experiências vividas ao longo dos estágios realizados nas valências de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, dando especial enfoque ao papel do docente generalista. A elaboração do presente documento escrito tem como finalidade descrever as diversas etapas essências ao desenvolvimento da prática profissional, nomeadamente, o observar, o planificar, o agir e o avaliar. Uma pedagogia que se evidenciou em ambos os estágios foi a Metodologia de Trabalho de Projeto que é promotora de uma participação constante por parte das crianças a todos os níveis. Desta forma verifica-se que a articulação entre a teoria e a prática promoveu um maior desempenho ao longo das experiencias vividas nos dois contextos. Valorizamos ainda uma prática reflexiva e em coletivo que nos ajudou a identificar eventuais falhas e ultrapassar dificuldades.ABSTRACT This report appears on the stage for a masters degree in Preschool Education and teaching of the first cycle of basic education, and its great goal highlights experiences over the stages held in the valences of pre-school education and the first cycle of basic education, giving special focus to the function of the generalist teacher. The preparation of the present document written with the purpose to describe the various steps in the development of professional practice essences, in particular observe, plan, Act and evaluate. A pedagogy that is evidenced in both stages was the methodology of project Work that is a constant participation promoting children at all levels of development. Thus it turns out that the articulation between theory and the practice promoted an increased performance along the experiences lived in the two contexts. We value a reflective practice and in collective that helped us identify any flaws and overcoming adversity.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-19T10:50:51Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1407
TID:201460033
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1407
identifier_str_mv TID:201460033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131622028607488