A metodologia de trabalgho desenvolvido pelo professor generalista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1407 |
Resumo: | O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e tem como grande objetivo evidenciar experiências vividas ao longo dos estágios realizados nas valências de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, dando especial enfoque ao papel do docente generalista. A elaboração do presente documento escrito tem como finalidade descrever as diversas etapas essências ao desenvolvimento da prática profissional, nomeadamente, o observar, o planificar, o agir e o avaliar. Uma pedagogia que se evidenciou em ambos os estágios foi a Metodologia de Trabalho de Projeto que é promotora de uma participação constante por parte das crianças a todos os níveis. Desta forma verifica-se que a articulação entre a teoria e a prática promoveu um maior desempenho ao longo das experiencias vividas nos dois contextos. Valorizamos ainda uma prática reflexiva e em coletivo que nos ajudou a identificar eventuais falhas e ultrapassar dificuldades.ABSTRACT This report appears on the stage for a masters degree in Preschool Education and teaching of the first cycle of basic education, and its great goal highlights experiences over the stages held in the valences of pre-school education and the first cycle of basic education, giving special focus to the function of the generalist teacher. The preparation of the present document written with the purpose to describe the various steps in the development of professional practice essences, in particular observe, plan, Act and evaluate. A pedagogy that is evidenced in both stages was the methodology of project Work that is a constant participation promoting children at all levels of development. Thus it turns out that the articulation between theory and the practice promoted an increased performance along the experiences lived in the two contexts. We value a reflective practice and in collective that helped us identify any flaws and overcoming adversity. |
id |
RCAP_7a93d8cc629fb813f73cc1b25e60d08f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1407 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A metodologia de trabalgho desenvolvido pelo professor generalistaEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e tem como grande objetivo evidenciar experiências vividas ao longo dos estágios realizados nas valências de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, dando especial enfoque ao papel do docente generalista. A elaboração do presente documento escrito tem como finalidade descrever as diversas etapas essências ao desenvolvimento da prática profissional, nomeadamente, o observar, o planificar, o agir e o avaliar. Uma pedagogia que se evidenciou em ambos os estágios foi a Metodologia de Trabalho de Projeto que é promotora de uma participação constante por parte das crianças a todos os níveis. Desta forma verifica-se que a articulação entre a teoria e a prática promoveu um maior desempenho ao longo das experiencias vividas nos dois contextos. Valorizamos ainda uma prática reflexiva e em coletivo que nos ajudou a identificar eventuais falhas e ultrapassar dificuldades.ABSTRACT This report appears on the stage for a masters degree in Preschool Education and teaching of the first cycle of basic education, and its great goal highlights experiences over the stages held in the valences of pre-school education and the first cycle of basic education, giving special focus to the function of the generalist teacher. The preparation of the present document written with the purpose to describe the various steps in the development of professional practice essences, in particular observe, plan, Act and evaluate. A pedagogy that is evidenced in both stages was the methodology of project Work that is a constant participation promoting children at all levels of development. Thus it turns out that the articulation between theory and the practice promoted an increased performance along the experiences lived in the two contexts. We value a reflective practice and in collective that helped us identify any flaws and overcoming adversity.2014-05-19T10:50:51Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1407TID:201460033porSoares, Maria Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:47Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:50.870971Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A metodologia de trabalgho desenvolvido pelo professor generalista |
title |
A metodologia de trabalgho desenvolvido pelo professor generalista |
spellingShingle |
A metodologia de trabalgho desenvolvido pelo professor generalista Soares, Maria João Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_short |
A metodologia de trabalgho desenvolvido pelo professor generalista |
title_full |
A metodologia de trabalgho desenvolvido pelo professor generalista |
title_fullStr |
A metodologia de trabalgho desenvolvido pelo professor generalista |
title_full_unstemmed |
A metodologia de trabalgho desenvolvido pelo professor generalista |
title_sort |
A metodologia de trabalgho desenvolvido pelo professor generalista |
author |
Soares, Maria João |
author_facet |
Soares, Maria João |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Maria João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico |
topic |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico |
description |
O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e tem como grande objetivo evidenciar experiências vividas ao longo dos estágios realizados nas valências de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, dando especial enfoque ao papel do docente generalista. A elaboração do presente documento escrito tem como finalidade descrever as diversas etapas essências ao desenvolvimento da prática profissional, nomeadamente, o observar, o planificar, o agir e o avaliar. Uma pedagogia que se evidenciou em ambos os estágios foi a Metodologia de Trabalho de Projeto que é promotora de uma participação constante por parte das crianças a todos os níveis. Desta forma verifica-se que a articulação entre a teoria e a prática promoveu um maior desempenho ao longo das experiencias vividas nos dois contextos. Valorizamos ainda uma prática reflexiva e em coletivo que nos ajudou a identificar eventuais falhas e ultrapassar dificuldades.ABSTRACT This report appears on the stage for a masters degree in Preschool Education and teaching of the first cycle of basic education, and its great goal highlights experiences over the stages held in the valences of pre-school education and the first cycle of basic education, giving special focus to the function of the generalist teacher. The preparation of the present document written with the purpose to describe the various steps in the development of professional practice essences, in particular observe, plan, Act and evaluate. A pedagogy that is evidenced in both stages was the methodology of project Work that is a constant participation promoting children at all levels of development. Thus it turns out that the articulation between theory and the practice promoted an increased performance along the experiences lived in the two contexts. We value a reflective practice and in collective that helped us identify any flaws and overcoming adversity. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-19T10:50:51Z 2014-01-01T00:00:00Z 2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1407 TID:201460033 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1407 |
identifier_str_mv |
TID:201460033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131622028607488 |