Moda e ativismo: Um estudo exploratório do envolvimento dos jovens criadores e designers de moda, em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/13925 |
Resumo: | Atualmente, alguns designers e marcas de moda adotam práticas mais conscientes em relação ao meio ambiente e aos direitos humanos. Esta tendência, tem sido impulsionada não apenas pelas demandas dos consumidores, mas também pelas preocupações globais, devido a crise climática e social. Neste contexto, muitos jovens criadores e designers estão envolvidos em iniciativas ativistas e de mudança social em diversas áreas, incluindo a moda. Procuram novas abordagens para a criação e produção de moda, que sejam mais sustentáveis, éticas e inclusivas ao expressar as suas perspetivas e ideias sobre questões sociais e políticas importantes, adotando uma postura mais consciente no âmbito da moda. O presente estudo tem como objetivo analisar, a partir do discurso, o envolvimento dos jovens criadores e designers de moda com questões ativistas e avaliar seu impacto na moda nacional. A investigação pretende fazer um enquadramento teórico sobre o contexto da moda e do ativismo, depois uma pesquisa exploratória, utilizando a abordagem metodológica qualitativa, através de entrevistas aos designers de moda participantes dos concursos de moda: Bloom e Sangue Novo. Neste contexto, foi construído um modelo de análise detalhado para entender o posicionamento e envolvimento dos participantes com questões de ativismo. Ao longo da pesquisa, investigou-se fatores relevantes, como o processo de socialização e a relação com a moda, bem como o processo criativo e sua relação com as diferentes dimensões da sustentabilidade para perceber as perceções e as expectativas dos designers. |
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Moda e ativismo: Um estudo exploratório do envolvimento dos jovens criadores e designers de moda, em PortugalAtivismoDesignersModaPortugalPosicionamentosSustentabilidadeDomínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Design de ModaAtualmente, alguns designers e marcas de moda adotam práticas mais conscientes em relação ao meio ambiente e aos direitos humanos. Esta tendência, tem sido impulsionada não apenas pelas demandas dos consumidores, mas também pelas preocupações globais, devido a crise climática e social. Neste contexto, muitos jovens criadores e designers estão envolvidos em iniciativas ativistas e de mudança social em diversas áreas, incluindo a moda. Procuram novas abordagens para a criação e produção de moda, que sejam mais sustentáveis, éticas e inclusivas ao expressar as suas perspetivas e ideias sobre questões sociais e políticas importantes, adotando uma postura mais consciente no âmbito da moda. O presente estudo tem como objetivo analisar, a partir do discurso, o envolvimento dos jovens criadores e designers de moda com questões ativistas e avaliar seu impacto na moda nacional. A investigação pretende fazer um enquadramento teórico sobre o contexto da moda e do ativismo, depois uma pesquisa exploratória, utilizando a abordagem metodológica qualitativa, através de entrevistas aos designers de moda participantes dos concursos de moda: Bloom e Sangue Novo. Neste contexto, foi construído um modelo de análise detalhado para entender o posicionamento e envolvimento dos participantes com questões de ativismo. Ao longo da pesquisa, investigou-se fatores relevantes, como o processo de socialização e a relação com a moda, bem como o processo criativo e sua relação com as diferentes dimensões da sustentabilidade para perceber as perceções e as expectativas dos designers.Currently, some designers and fashion brands adopt more conscious practices in relation to the environment and human rights. This trend has been driven not only by consumer demands, but also by global concerns due to the climate and social crisis. In this context, many young creators and designers are involved in activist and social change initiatives in various areas, including fashion. They seek new approaches to the creation and production of fashion that are more sustainable, ethical and inclusive when expressing their perspectives and ideas on important social and political issues, adopting a more conscious stance in the field of fashion. The present study aims to analyze, based on discourse, the involvement of young fashion creators and designers with activist issues and evaluate their impact on national fashion. The investigation aims to provide a theoretical framework on the context of fashion and activism, then presents exploratory research, using a qualitative methodological approach, through interviews with fashion designers participating in the fashion competitions: Bloom and Sangue Novo. In this context, a detailed analysis model was built to understand the positioning and involvement of participants with activism issues. Throughout the research, relevant factors were investigated, such as the socialization process and the relationship with fashion, as well as the creative process and its relationship with the different dimensions of sustainability to understand the perceptions and expectations of designers.Pinheiro, Cláudia Isabel de SousaReis, Bruno Miguel Carriço dosuBibliorumRisson, Sabrine Isabel2024-01-11T09:58:11Z2023-11-092023-10-092023-11-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13925TID:203454464porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T03:47:57Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13925Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:02.434380Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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