Avaliação e Quantificação do Transporte Longilitoral no Arco Caparica-Espichel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/56314 |
Resumo: | O sentido e a predominância do transporte longilitoral ao longo do arco Caparica-Espichel, apesar dos diversos estudos já realizados, são ainda controversos na comunidade científica. Como tal, na presente dissertação pretende-se analisar em detalhe a variabilidade espacial e temporal da agitação marítima e do transporte sedimentar longilitoral, quer médios quer nos períodos de inverno e de verão, com a finalidade de dar um novo contributo ao problema em estudo. Para tal, é utilizado um conjunto de dados de agitação marítima, provenientes de simulações do modelo WW3 (WaveWatch III), obtidos por Dodet et al. (2010) [1], num intervalo de tempo de 65 anos, compreendidos entre 1948 e 2012. Com o modelo numérico SWAN propagou-se a agitação do largo até à costa para todo o arco Caparica-Espichel e avaliaram-se as condições de agitação à profundidade aproximada de 5.0 m, ao longo desse conjunto de anos e nos diferentes períodos sazonais. Com base nestas séries de dados, calcularam-se os respetivos fluxos sedimentares longitudinais através das expressões empíricas de CERC e Kamphuis. Os resultados obtidos sugerem uma predominância de transporte dirigido de Norte para Sul no trecho central do arco litoral Caparica-Espichel (aproximadamente entre a Praia da Rainha e a Lagoa de Albufeira), contrariando a maioria dos resultados dos estudos anteriores. Nos trechos a norte e a sul daquele o transporte longilitoral dominante é dirigido para Norte. Verifica-se ainda uma flutuação espacial dos valores médios anuais do fluxo sedimentar em torno do valor nulo, sugerindo uma grande sensibilidade dos resultados obtidos às condições locais (de agitação e de orientação da linha de costa). |
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